Estrutura Organizacional

Por Thiago Cardassi Publicado em: 02/02/2023 15:02 | Última atualização: 03/02/2023 10:02

A Universidade Federal de Rondonópolis está estruturada em três esferas: os órgãos superiores de normatização, planejamento e deliberação; a gestão administrativa composta pela Reitoria, Pró-Reitorias e Secretarias; e as unidades acadêmicas, formadas pelos Institutos e Faculdades e seus respectivos cursos. A estrutura organizacional da Universidade Federal de Rondonópolis foi instituída por meio da Resolução CONSUNI/UFR nº 49,  de 23 de fevereiro de 2022.

 

Segue abaixo o organograma geral da instituição, conforme designado pela Resolução 49. Clique na imagem para ampliar a leitura. Em seguida consta uma descrição sumária das principais divisões administrativas da instituição. Para conhecer a estrutura acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação, acesse a opção Ensino no menu deste sítio eletrônico.

ÓRGÃOS SUPERIORES


Conselho Superior Universitário (CONSUNI)

O Conselho Superior Universitário (CONSUNI) é o órgão máximo de função normativa e deliberativa, de planejamento e de julgamento de recursos de natureza acadêmica, administrativa, econômico-financeira e patrimonial. Reúne-se durante o ano acadêmico, ordinariamente, uma vez ao mês e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo presidente ou por requerimento da maioria absoluta de seus membros. Saiba mais sobre as atividades, composição e resoluções aprovadas na página do Conselho Superior Universitário.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) é o órgão de supervisão, com atribuições deliberativas, normativas e consultivas sobre atividades didáticas, científicas, culturais e artísticas, promotoras de interação com a sociedade. Esse Conselho é estruturado em instâncias, que se reúnem durante o ano acadêmico, ordinariamente, uma vez ao mês e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo presidente ou por requerimento da maioria absoluta de seus membros. Saiba mais sobre as atividades, composição e resoluções aprovadas na página do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

GESTÃO ADMINISTRATIVA


Reitoria da UFR

A Reitoria é o órgão executivo máximo da administração superior da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem a finalidade de executar a política universitária definida pelos órgãos deliberativos da instituição. Compete à Reitoria planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as atividades da Universidade. A Reitoria é dirigida pelo(a) Reitor(a) e, nas faltas e impedimentos deste, pelo(a) Vice-Reitor(a). Também cabe à Reitoria, a designação das pró-reitorias, auditoria, assessores, assistentes, chefes de gabinete e auxiliares da reitoria e dos órgãos complementares.

Pró-reitorias e Órgãos Suplementares

As Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares são definidos pelo(a) reitor(a) de acordo com as necessidades da instituição. A estrutura, a organização e o funcionamento das pró-reitorias e dos órgãos suplementares serão estabelecidos no Regimento Geral da Universidade, observando-se a participação dos três segmentos que compõem a comunidade universitária.

 

UNIDADES ACADÊMICAS

A estrutura acadêmica da Universidade Federal de Rondonópolis é constituída por institutos e faculdades, constituindo-se em órgãos acadêmicos com atribuições de planejar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Os institutos e faculdades terão congregações de caráter consultivo e deliberativo responsáveis por analisar os recursos acadêmicos e administrativos dos cursos de graduação e de pós-graduação que os integra, sendo sua estrutura e funcionamento definidos no Regimento Geral da Universidade, observadas as premissas descritas neste Estatuto e na legislação vigente.

 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (ICHS):

Criado em 1992 com os departamentos de Ciências Contábeis, Educação, História e Letras, o ICHS, ainda vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, cresceu e chegou a congregar dez cursos de graduação e dois mestrados, além de importantes projetos e programas de extensão permanentes. Estão vinculados ao ICHS o programa de extensão do Centro de Línguas (CELIG), oferecido pelo departamento de Letras, a Brinquedoteca, mantida pela departamento de Educação e o Centro de Práticas Psicológicas (CEPRAPSI), onde funciona a clínica escola do curso de Psicologia. Em 2019, alguns cursos desvincularam-se e, atualmente, o instituto abarca os seguintes cursos:

Graduações

1. Biblioteconomia
2. Geografia
3. História
4. Letras – língua portuguesa
5. Letras – língua inglesa
6. Pedagogia
7. Psicologia

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado em Educação
2. Mestrado em Geografia

 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS (ICEN):

O ICEN hoje é composto pelos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas (integral diurno), Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno), Licenciatura em Matemática (vespertino e noturno) e Bacharelado em Sistemas de Informação (noturno). Também compõe o ICEN o curso de Pós-Graduação Profissional em Matemática (PROFMAT – Mestrado em Rede).

Graduações

1. Bacharelado em Ciências Biológicas
2. Licenciatura em Ciências Biológicas
2. Matemática
3. Sistemas de Informação

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E POLÍTICAS (FACAP):

A Resolução CD N. 17, de 23 de agosto de 2019  dispõe sobre a criação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas – FACAP no Campus Universitário de Rondonópolis,  que se originou do desmembramento do Instituto de Ciências Humanas Sociais, reorganizando a estrutura acadêmica e administrativa da Universidade Federal de Mato Grosso, aprovada pela Resolução CD n.° 01, de 09 de março de 2018, na seguinte forma: Diretoria, Diretoria Adjunta, Secretaria Geral, Coordenação de Ensino de Graduação em Administração, Coordenação de Ensino de Graduação em Ciências Econômicas, Coordenação de Ensino de Graduação em Ciências Contábeis.

Graduações

1. Administração
2. Ciências Contábeis
3. Ciências Econômicas

 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS (ICAT)

O Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas é uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), instituição pública, que hoje integra um grupo seleto das Universidades Federais e é reconhecida por diferentes rankings pela qualidade. Contribuindo significativamente para consecução dessa excelência, o Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas foi implantado em 12 de dezembro de 2008, através da Resolução CD nº 47 da Universidade Federal de Mato Grosso, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharia. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação dos cursos de Pós Graduação Strictu-Senso e Lato Sensu ao longo destes anos.

Através de seus 3 cursos de graduação (Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica e Zootecnia), formam alunos altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica. Durante a Graduação, o aluno tem a possibilidade de se envolver com o mundo da pesquisa, através de projetos integrados, atividades extra curriculares ou no contato com 3 Programas de Pós-Graduação (Engenharia Agrícola, Gestão e Tecnologia Ambiental e Zootecnia). Esses programas, com níveis de mestrado, objetivam a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados e possibilitam uma valiosa interface com a graduação.

Sua infraestrutura é composta por laboratórios, salas de aula, centros de informática e centros de apoio que totalizam toda a assistência voltada para o aluno e sua formação.

Graduações

1. Engenharia Agrícola e Ambiental
2. Engenharia Mecânica
3. Zootecnia

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado em Engenharia Agrícola
2. Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental
3. Mestrado em Zootecnia

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FCS)

Graduações

1. Enfermagem
2. Medicina

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PPGBIOS)