Universidade Federal de Rondonópolis amplia oferta com novos cursos e projetos estratégicos para 2025

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 01/07/2024 16:07 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) anunciou uma significativa expansão em sua grade de cursos para o ano de 2024, visando atender demandas emergentes e promover a inclusão educacional. Entre as novidades, destacam-se os cursos de Agronomia, Agrocomputação, Engenharia de Software, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação Especial Inclusiva.

Além desses cursos, a UFR celebrou recentemente a aprovação do curso de Direito, que obteve conceito de excelência junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e já teve sua aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O início das atividades do curso está pendente apenas da portaria do Ministério da Educação (MEC), com todos os trâmites administrativos de responsabilidade da instituição devidamente concluídos.

A Reitoria da UFR esteve em Brasília, onde se reuniu com o Secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, para acompanhar de perto a liberação da portaria do curso de Direito e discutir estratégias para a duplicação do curso de Medicina, prevista para 2025. Este último projeto inclui também a criação dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, áreas de formação ainda não disponíveis na rede pública do estado de Mato Grosso.

Essas iniciativas reforçam o compromisso da UFR com o desenvolvimento regional e nacional, buscando oferecer uma formação acadêmica de qualidade e alinhada às necessidades da sociedade contemporânea. A expectativa é que esses novos cursos e projetos contribuam significativamente para a expansão do conhecimento científico e tecnológico, bem como para a promoção da inclusão e diversidade educacional no país.