UFR promove ações de atenção à saúde coletiva para garantir retorno presencial seguro

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) tem trabalhado em diversas frentes de forma a contribuir para a promoção da saúde e ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/02/2022 19:02 | Última atualização: 23/02/2022 08:02

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) tem trabalhado em diversas frentes de forma a contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores e colaboradores da instituição e em estratégias de prevenção ao Covid-19.

Desde o início da campanha de vacinação, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) tem recomendado aos servidores e colaboradores da instituição que tomem os imunizantes contra o Coronavírus aprovados pela agência nacional de vigilância sanitária. Dos 520 colaboradores da Universidade Federal de Rondonópolis (entre servidores, terceirizados e professores substitutos), 99,04% receberam as duas doses da vacina. Concomitantemente, a PROGEP atuou diretamente nas etapas de vacinação do município, tendo aplicado mais de 30 mil doses entre os profissionais da área da educação e população geral de Rondonópolis.

Nesta segunda e terça-feira (21 e 22), a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) realizou uma capacitação junto aos trabalhadores terceirizados com o objetivo de conscientizá-los a respeito da importância de seu trabalho e do cumprimento dos protocolos de biossegurança estabelecidos para mitigação dos riscos de contaminação da comunidade acadêmica em todas as fases da pandemia, especialmente agora com a retomada das aulas presenciais. Os trabalhadores foram divididos em grupos e receberam orientações quanto as medidas individuais e coletivas a serem adotadas para garantir a segurança deles próprios e da comunidade acadêmica.

A Pró-Reitoria tem trabalhado em parceria com outras unidades administrativas, disponibilizando dispensadores com álcool 70% em diversos pontos (salas de aulas e corredores) e pias nas entradas dos prédios. Além disso, tem desenvolvido e aplicado materiais de comunicação visual, como a colocação de faixas, cartazes e marcações, com o intuito de informar a comunidade acadêmica a respeito das medidas básicas de saúde e protocolos sanitários como orientações aos servidores e colaboradores quanto aos cuidados para minimizar os riscos de contaminação e as condutas a serem adotadas em caso de suspeita ou confirmação de diagnóstico, conforme documento disponível abaixo.

A PROGEP está atenta ao acolhimento das demandas administrativas, e trabalhado no desenvolvimento profissional e da carreira, nos cuidados com a saúde e qualidade de vida e, principalmente, no retorno seguro às atividades presenciais, reforçando que os principais cuidados no combate ao Covid-19 são individuais, tais como: vacinação, higiene frequente das mãos, uso de máscaras, e distanciamento entre as pessoas.

Orientações em caso de suspeita de Covid

Confira abaixo fotos da capacitação realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro com os colaboradores terceirizados da instituição: