Divulgação Científica

UFR participa de organização de seminário nacional de alfabetização AlfaRede

Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/05/2024 16:05 |
Pesquisadoras e docentes de todo Brasil participaram do II Seminário AlfaRede

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), representada pela professora Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, marcou presença no II Seminário AlfaRede, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento reuniu pesquisadores, professores da educação básica, graduandos de licenciatura e pós-graduandos para debater as demandas e realidades das escolas públicas relacionadas ao ensino à aprendizagem diante dos desafios pós-pandemia.

A professora Sílvia, vinculada ao curso de pedagogia e mestrado em educação da UFR, integrou a comissão organizadora do evento e participou da mesa Os cenários regionais da alfabetização durante e depois da pandemia semelhanças e diferenças. A fala foi seguida de debate entre os apresentadores da mesa.

Silvia explica que o AlfaRede é um coletivo de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil, congregando 19 estados. O grupo promoveu pesquisas sobre alfabetização no durante a pandemia e agora estuda os desafios no contexto pós-pandêmico. Junto de pesquisadores de todo o Brasil, a professora organizou e publicou a coletânea de textos Retratos da alfabetização no pós-pandemia: Resultados de uma pesquisa em rede. Esta já é a segunda publicação de textos realizada pelo AlfaRede. O livro está disponível gratuitamente para download neste endereço eletrônico.

Na obra, autores de 26 universidades e 89 pesquisadoras e docentes da educação básica realizam estudos quanti-qualitativos que possibilitaram construir uma visão aprofundada dos desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais pelas alfabetizadoras das cinco regiões do país.

Professora Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues organizou e participou de mesa de debates