Reitora da UFR participa de reunião da Andifes em Brasília

Por Thiago Cardassi Publicado em: 23/02/2023 17:02 | Última atualização: 23/02/2023 18:02

A reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza, representou a UFR durante a 157ª Reunião Extraordinária do Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro ocorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro em Brasília e contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho.

Na ocasião, foi anunciado o reajuste de bolsas do CNPq e da CAPES promovidos pelo Governo Federal. Com a mudança, as bolsas de pós-graduação receberão um aumento de 40%, passando de R$ 1.500 para R$ 2.100 nos programas de mestrado, e de R$ 2.200 para R$ 3.100 no doutorado. As bolsas de iniciação científica foram reajustadas de R$ 400 para R$ 700, com o objetivo de estimular jovens estudantes a se dedicar à pesquisa e à produção de ciência. A Bolsa permanência, voltado a estudantes quilombolas, indígenas, e alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior também receberá um acréscimo. O reajuste foi celebrado por entidades representativas da comunidade científica e por bolsistas das mais diversas modalidades.

A reitora da UFR, professora Analy Polizel, anunciou que a universidade já está providenciando a resolução que viabilizará o aumento das bolsas ofertadas pela instituição. A reitora também celebrou o fato da Universidade Federal de Rondonópolis ser apontada durante o encontro como referência de respeito e valorização às mulheres em razão de sua política de progressão, promoção e aceleração da promoção dos docentes. “Nossa resolução foi muito elogiada na Andifes. Foi considerada inovadora por incluir a licença de gestantes, adotantes e paternidade no período de efetivo exercício docente para progressão funcional. Diversos dirigentes solicitaram o documento para utilizá-lo como modelo para suas instituições”, explicou a reitora.

Além do reajustes nas bolsas, a Secretária de Educação Superior (Sesu), Denise Pires de Carvalho, anunciou que o Governo Federal irá alterar o valor orçamentário das universidade ainda em março e que novas políticas de ações afirmativas estão sendo elaboradas para promover a inclusão de mulheres e pessoas negras na ciência e tecnologia.

Airon Aparecido Silva de Melo, reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE); Roselma Lucchese, reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT); Denise Pires de Carvalho, Secretária de Educação Superior (Sesu); Analy Castilho Polizel de Souza, reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); Airton Sieben, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT); Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).