UFR aprova Regimento Geral e finaliza processo de implantação

Por Thiago Cardassi Publicado em: 01/09/2023 19:09 | Última atualização: 01/09/2023 19:09

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) aprovou o Regimento Geral da instituição após um amplo período de debates e contribuições. A decisão foi tomada de forma conjunta pelo Conselho Superior Universitário, órgão máximo de deliberação, nesta sexta-feira, 1 de setembro. O documento regulamenta a organização de toda a universidade, marcando o último passo no processo de implantação institucional.

A aprovação do texto representa o fim do processo de implantação da universidade e a transição da reitoria pró-tempore para a próxima gestão, que será eleita pela comunidade acadêmica. O Regimento Geral abrange a organização de todos os setores e estabelece as bases da administração interna, definindo as responsabilidades e papéis de cada unidade, a distribuição dos fluxos de trabalho e as decisões estratégicas para o futuro da universidade. O documento também elenca os princípios para a criação e gestão de cursos de graduação e pós-graduação, abordando a oferta e regulamentando os critérios para a implementação dos novos cursos.

A Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, celebrou a aprovação do documento e explica que este foi um passo fundamental para garantir o futuro da instituição. A Reitora lembra que, neste período, a universidade enfrentou diversos obstáculos como a crise sanitária e política, mas que essas barreiras foram superadas para, enfim, garantir a finalização desta etapa e o início de uma nova:

“Hoje é um dia histórico para a Universidade Federal de Rondonópolis. A aprovação deste regimento é o último passo na implantação definitiva de nossa instituição. Hoje, definimos os instrumentos que irão reger a universidade. Ao todo foram elaboradas mais de 150 resoluções e documentos que darão suporte ao ensino, pesquisa, extensão e inovação e às áreas administrativas. Isso significa autonomia real, novas perspectivas, crescimento institucional, implantação de novos cursos, eleições democráticas, entre tantas coisas. Agora a UFR está definitivamente consolidada a nível instrumental e processual”, comemorou a Reitora.

Por se tratar de uma diretriz tão importante para a instituição, o processo de construção do regimento foi realizado ao longo de 5 meses e debatido em várias instâncias. Em maio deste ano, uma comissão formada por membros do conselho foi instaurada para fazer os primeiros levantamentos e compilação de normativas. Essa comissão apresentou uma minuta inicial em um fórum para debate e contribuições da comunidade acadêmica que teve um período para enviar sugestões que foram coletadas e apreciadas pela comissão. Após as discussões necessárias, o Conselho Superior Universitário realizou uma reunião pública e transmitida pela internet para apresentar suas considerações e entrar em consenso a respeito do texto final que foi aprovado após três sessões, divididas em dois dias de debates.

O Regimento Geral da Universidade Federal de Rondonópolis foi publicado na tarde desta sexta no Boletim Eletrônico de Serviços e está disponível para consulta por meio deste endereço eletrônico.