Fontes de informação de acesso aberto

A Biblioteca Universitária disponibiliza para a comunidade universitária uma seleção de links de bases de dados de acesso público e outros links de interesse científico. Para ( ... )
Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 02/06/2020 16:06 | Última atualização: 02/06/2020 16:06

A Biblioteca Universitária disponibiliza para a comunidade universitária uma seleção de links de bases de dados de acesso público e outros links de interesse científico. Para acessar as bases, clique nos títulos abaixo:

Portal de Periódicos Capes

Biblioteca virtual contendo mais de 45 mil títulos de periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Os Repositórios Institucionais das Universidades podem ser acessados através do campo “Buscar Base”.

SciELO

Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de revistas científicas brasileiras.

SciELO Livros

Indexa e publica livros em acesso aberto e comerciais, indicados pelas editoras participantes.

Domínio público

Biblioteca digital contendo obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX. Completam o acervo digital mapas, iconografias, obras de referência, folhetos e periódicos.

Portal de livros abertos da USP

Reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.

Porto Livre

Portal de livros abertos da Fiocruz que reúne títulos de interesse científico e social editados por diferentes instituições.

Biblioteca da Quarentena

Uma iniciativa da EdUERJ que disponibiliza gratuitamente livros em formato digital. São itens do catálogo regular da editora que foram tornados gratuitos por meio de acordo com os autores, que gentilmente abriram mão de seus direitos autorais durante o período da quarentena.

Informações adicionais:

Diversas editoras universitárias disponibilizam e-books de acesso aberto, como por exemplo a Editora da UFMT. Acesse AQUI

Para saber quais livros são disponibilizados gratuitamente o usuário pode visitar o site da respectiva editora através do catálogo da ABEU: Acesse AQUI

Continua disponível até 30/06/2020 o acesso gratuito à Biblioteca Virtual da Cengage Learning, contendo mais de 1.100 obras, nacionais e importadas, em diversas áreas do conhecimento. Para acessar a base, docentes e discentes precisam solicitar a chave de acesso no seu Instituto ou na Biblioteca da UFR através do e-mail bibliotecaroo@ufmt.br.