A Coordenação do curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no uso das suas atribuições legais, conforme PORTARIA DIREÇÃO – ICHS/UFR Nº 83, DE 10 DE ABRIL DE 2024, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo para ingresso no curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, destinado a Professores(as) de Escolas Públicas do estado de Mato Grosso, no ano de 2024. 

O Parfor Equidade é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), que visa formar professores(as) em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância;

O curso de Educação Especial Inclusiva é uma segunda graduação, possui o grau de Licenciatura, e visa formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com a educação e as linguagens, de modo integrado, dentro de uma concepção de trabalho docente que não dissocie o saber e o fazer, habilidades indispensáveis para uma ação pedagógica crítica e dialógica;

Poderão pleitear as vagas ofertadas neste edital os(as) candidatos(as) que, na data do lançamento deste edital, possuam graduação em quaisquer cursos de graduação em licenciatura, independente da sua habilitação e que sejam docentes da rede de Educação Básica pública de Mato Grosso.

Edital (Link documento Completo)

Anexo I – Cronograma

Anexo II Procedimentos e Documentação para Pretos(as), Pardos(as), Indígenas e Quilombolas

Anexo III Procedimentos e Documentação para Pessoas com Deficiência (PCD) / Pessoas Surdas

Anexo IV Procedimentos e Documentação para Populações do Campo

Anexo V Modelo de Recurso

Edital Complementar – Anexo VI – Procedimentos e Documentação para concorrer às vagas destinadas a pessoas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

Divulgação preliminar das inscrições deferidas/indeferidas – Resultado preliminar das inscrições