Gestores

Por Thiago Cardassi Publicado em: 01/02/2023 11:02 | Última atualização: 27/07/2023 16:07
Conheça os servidores ocupantes dos principais cargos de direção da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Segue abaixo uma lista das autoridades administrativas e acadêmicas que dirigem as unidades da instituição. Para conhecer todo o corpo de trabalho de servidores da universidade, clique aqui.

 

REITORA:
Analy Castilho Polizel de Souza

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, doenças, melhoramento, genótipos e resistência. É professora Associada do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFMT) e membro permanente dos programas de pós-graduações em Engenharia Agrícola (UFMT-Rondonópolis) e gestão Tecnologia Ambiental. Atuou como coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, e como Pró-reitora do Campus Rondonópolis.

Agenda Pública
Currículo Lattes
reitoria@ufr.edu.br
(66) 3410-4084

 

VICE-REITORA:
Antonia Marilia Medeiros Nardes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1997) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Rondonópolis e Professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Geografia da UFR (PPGEO/UFR). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação ambiental, resíduos sólidos, conscientização e ecoturismo. Líder do Grupo de Pesquisa Planejamento, Ambiente e Educação Ambiental (PLANEA).

Agenda Pública
Currículo Lattes
vicereitoria@ufr.edu.br
(66) 3410-4167

 

PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:
Ronei Coelho de Lima

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB (2015). Atualmente é professor efetivo da graduação em Geografia e do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena produção agropecuária, produção agrícola, modernização da agricultura e a produção do espaço, formação de rede urbana e logística de transportes.

Agenda Pública
Currículo Lattes
proeg@ufr.edu.br
(66) 3410-4166

 

 

PRÓ-REITORA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA:
Edna Maria Bonfim da Silva

Possui Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela ESALQ/USP (2006). Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ/USP (2005), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela UFRPE (2002) e Graduação em Zootecnia pela UFRPE (2000). É professora Associada da área de Solos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFR) e membro permanente dos programas de pós-graduações em Engenharia Agrícola (UFR) e Agricultura Tropical (UFMT-Cuiabá). Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, atuando nos seguintes temas: relação solo-água-planta, fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas, aproveitamento de resíduos agroindustriais na agricultura, interação entre nutrientes nitrogênio-potássio e nitrogênio-enxofre no solo e na planta.

Agenda Pública
Currículo Lattes
propgp@ufr.edu.br
(66) 3410-4126

 

PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS
Claudinéia de Araújo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), doutorado em Ciências (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Especialista em Predisposição Hereditária ao Câncer pelo Hospital Albert Einstein e Especialista em Processos Educacionais em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Docente Associada do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. Tem experiência na área de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, com ênfase em Genética Humana; Marcadores Moleculares e Oncogenética.

Agenda Pública
Currículo Lattes
proexa@ufr.edu.br
(66) 3410-4060

 

 

PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS
Aristides José da Silva Júnior

Professor Associado da Universidade Federal de Rondonópolis. Pró-Reitor de Gestão de Pessoas. Desenvolve pesquisas na área de atenção primária e gestão em saúde. Coordenador local do Mestrado Interinstitucional em Clínica Médica UFMT/UNICAMP. Atua na docência do Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós Graduação, Mestrado Profissional em Saúde da Família. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011-2014). Possui mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). É especialista em Processo do Cuidar em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (2001) e em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (1999). 

Agenda Pública
Currículo Lattes
proegep@ufr.edu.br
(66) 3410-4173

 

PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO:
Josemar Ribeiro de Oliveira

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho- UNINOVE -PPGA, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003).Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990),possui Graduação em Direito pela UNIC – Universidade de Cuiabá ( 2013), possui formação complementar em pedagogia do Ensino Superior -Esquema I ( 1991) é especialista em Teoria e Historia Econômica pela UFMT (1998),é especialista em Auditoria e Controladoria UNIC (2001), Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, . Tem experiência na área de Gestão e Controladoria, com ênfase em Auditória de Gestão e Ambiental, atuando na linhas de pesquisas: Gestão Ambiental, Controladoria, Auditoria de Gestão e Ambiental, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Empreendedorismo.

Agenda Pública
Currículo Lattes
proplad@ufr.edu.br
(66) 3410-4081

 

PRÓ-REITOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
Jorge Gustavo Fachim Farias

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021). Especialista em Gestão de Redes e Segurança da Informação pelo IBG – Instituto Business Group (2015) e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação pela Anhanguera Educacional (2014). É graduado em Sistemas de Informação pela UNIC Rondonópolis (2011). Tem atuado como profissional de TI com foco em redes de computadores e segurança da informação desde 2003. Foi gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação por 10 anos na iniciativa privada. Iniciou sua carreira pública na Universidade Federal de Mato Grosso em 2015 como Técnico em Educação. Atualmente é Pró-Reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Rondonópolis.

Agenda Pública
Currículo Lattes
protic@ufr.edu.br
(66) 3410-4101

 

PRÓ-REITOR DE INFRAESTRUTURA:
Marcio Venzon

Doutor em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso, Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Mato Grosso, com Especialização em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras e graduação em Tecnologia em Eletromecânica Modalidade Manutenção Industrial. Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Rondonópolis. Possui quatorze anos de experiência industrial nas áreas Mecânica, Elétrica, Automação, Manutenção Industrial e gestão de pessoas. 

Agenda Pública
Currículo Lattes
proinfra@ufr.edu.br
(66) 3410-4005

 

 

SECRETÁRIO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO:
Normandes Matos da Silva

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutor em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade de São Paulo (2008). Sou docente do ensino superior desde 1996, tendo atuado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Univag Centro Universitário (MT) e na Universidade Federal do Pará. Além disso, trabalhei como analista de meio ambiente na Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (2006-2008). Atualmente sou Professor Associado na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental. Minhas áreas de pesquisa são as seguintes: Geotecnologias, Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA/DRONES) e recuperação de áreas degradadas.

Agenda Pública
Currículo Lattes
inovacao@ufr.edu.br
(66) 3410-4194

 

SECRETÁRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Jofran Luiz de Oliveira

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG com período sanduiche na Iowa State University – ISU-EUA. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Doutor em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Iowa State University ISU-EUA. Atualmente é Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, Professor Adjunto do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFR. Tem experiência nas áreas de Construções Rurais e Ambiência em Instalações Rurais, Comportamento e Bem-Estar Animal, Aproveitamento de Energia de Biomassa, Materiais Alternativos para Construções.

Agenda Pública
Currículo Lattes
internacional@ufr.edu.br
(66) 3410-4096

 

SECRETÁRIO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS:
Clayton Eduardo Lente da Silva

Doutor em Matemática pelo IBILCE/UNESP (São José do Rio Preto) com períodos sanduíche no Institut de Mathématiques de Bourgogne da Université de Bourgogne (Dijon, França) e no IMECC/UNICAMP (Campinas). Mestre em Ciências (Matemática) pelo IME/USP (São Paulo). Bacharel em Matemática pelo IBILCE/UNESP (São José do Rio Preto). Professor Adjunto IV do ICEN/UFR (Rondonópolis). Coordenador Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) em Mato Grosso. Área de interesse: Sistemas Dinâmicos, particularmente Teoria Geométrica das Perturbações Singulares.

Agenda Pública
Currículo Lattes
sac@ufr.edu.br
(66) 3410-4000

 

DIRETORA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (ICHS):
Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011) e doutorado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atualmente é dedicação exclusiva da Universidade Federal de Rondonópolis, pesquisadora – INTERFACES: História, Museologia e Ciências Afins, pesquisadora – Núcleo de Pesquisa em História e pesquisadora – Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos, pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Ensino de História-LEPHIS. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidades e violências, discutindo temas como modernização do campo, precarização do mundo do trabalho, violência contra os povos indígenas ocupação/exclusão recentes no território de Mato Grosso.

Agenda Pública
Currículo Lattes
ichs@ufr.edu.br
(66) 3410-4002

DIRETOR DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS (ICEN):
Roger Resmini

Possui graduação em Ciência da Computação (UNIR – Rondonópolis/MT, 2009), mestrado e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2011 e 2016, respectivamente). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Análise de Imagens e Ciência de Dados. Na extensão universitária atua com Ciência e Visualização de Dados, Desenvolvimento de Software, Empreendedorismo, Robótica Educacional e Cidades Inteligentes. Além disso é membro do Colaborama, um laboratório e coworking aberto de inovação tecnológica da região sul de Mato Grosso.

Agenda Pública
Currículo Lattes
icen@ufr.edu.br
(66) 3410-4008

DIRETOR DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E POLÍTICAS (FACAP):
Renato Nataniel Wasques

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2018), Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2012) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Apucarana – UNESPAR/FECEA (2010). No ensino, tem ministrado aulas em diferentes disciplinas, a saber: Formação Econômica do Brasil, Economia Brasileira, Contabilidade Social, Economia Internacional, Macroeconomia, Fundamentos de Economia e Desenvolvimento Econômico. Na pesquisa, integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Econômico e Regional da UFR (NEPDER/UFR). Na extensão, coordena o projeto Economia nas Escolas, promovendo o ensino de noções básicas de economia nas escolas públicas do município de Rondonópolis. EFoi coordenador do Curso de Ciências Econômicas por dois mandatos consecutivos, gestões 2019-2021 e 2021-2023.

Agenda Pública
Currículo Lattes
facap@ufr.edu.br
(66) 3410-4010

DIRETORA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS (ICAT)
Niedja Marizze Cezar Alves

Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola também pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Foi Professora Substituta do Instituto Federal da Paraíba, Campus Picuí. Área de trabalho ? Agroecologia. Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Rondonópolis. Área de trabalho – Pós-colheita de produtos agrícolas

Agenda Pública
Currículo Lattes
icat@ufr.edu.br
(66) 3410-4098

 

DIRETOR DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FCS)
Bruno Moreira Carneiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e doutorado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Fez doutorado “sandwich” na University of Leeds, Reino Unido (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Virologia, Biologia molecular, Genética e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vírus da hepatite C (HCV), vírus respiratórios (FLU/SARS/hMPV/RSV) e arbovírus (YFV/DENV/ZIKV)

Agenda Pública
Currículo Lattes
direcao.fcs@ufr.edu.br
(66) 3410-4190