Prêmios e Honrarias

Professor da UFR ganha Prêmio Fundação Bunge 2024

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 30/09/2024 10:09 | Última atualização: 30/09/2024 10:09

No dia 26 de setembro o professor Dr. Hiago Henrique Rocha Zanetoni participou da solenidade de entrega do Prêmio Fundação Bunge 2024 em São Paulo. O professor foi laureadona categoria Juventude, com foco no tema “Rastreabilidade na produção de alimentos: segurança alimentar, capacitação e redução de assimetrias regionais.” Também esteve presente na cerimônia a coordenadora do curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental Monique Oliveira Vilela.

O Prêmio Fundação Bunge é um dos mais importantes reconhecimentos de mérito científico do País, e este ano foia 68ª edição, homenageou profissionais com trabalhos relacionados aos temas Rastreabilidade na produção de alimentos: segurança alimentar, capacitação e redução de assimetrias regionais e Desenvolvimento e uso de tecnologias e conectividade acessíveis para a sustentabilidade no campo, na área de Ciências Agrárias e Aplicadas.

O professor Hiago se destaca por adaptar a tecnologia blockchain, tradicionalmente usada no mercado financeiro, para o setor agropecuário, especialmente na produção de carne, leite, queijo e derivados.

A vontade de integrar tecnologias emergentes ao agronegócio é eminente e necessária, com isso, compreender o funcionamento de tais tecnologias é inevitável para conseguir enxergar um potencial de aplicação para além daquilo que a tecnologia foi concebida. Desde 2020, como estudante de doutorado o pesquisador dedicou-se a entender e utilizar da tecnologia blockchain na rastreabilidade de cadeias de produção agroalimentares, e desta forma, a possibilidade de retornar respostas aos consumidores e aos produtores.

O potencial da tecnologia blockchain para a rastreabilidade das cadeias de produção agroalimentares, incluindo a carne bovina, tem sido demonstrado em estudos científicos atuais. O blockchain é um sistema de banco de dados digital formado por uma cadeia de blocos. Nesse sistema, cada bloco de dados é armazenado e transferido de forma criptografada. Ao contrário dos sistemas de banco de dados convencionais, no blockchain não existe um controlador do sistema, nele todos os membros da rede possuem a mesma autoridade. Isso torna o sistema mais seguro pois é praticamente impossível de ser violado.

Dessa maneira, o blockchain assegura confiança aos consumidores que adquirem o produto rastreado por essa tecnologia, pois, ele garante o conhecimento de detalhes da cadeia produtiva de maneira facilitada, desde a origem do produto até a sua aquisição. Além disso, o blockchain confere valor agregado ao produto, retornando assim, benefícios também ao produtor. Com isso, esse campo de pesquisa busca aplicar a tecnologia blockchain na rastreabilidade de produtos de origem animal, inicialmente implementado na cadeia produtiva de bovino de corte, mas com potencial de expansão para outras cadeias produtivas agroalimentares. Como produto foi desenvolvido e registrado, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), um software que gerencia e disponibiliza as informações em tempo real aos interessados, e produções técnica científicas que credibilizam e apresentam a utilização do blockchain em favor da rastreabilidade de produtos advindos de cadeias de produção agroalimentares.