O Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva foi concebido em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019) e em atendimento ao Edital CAPES Nº 23/2023 (PARFOR EQUIDADE).
São objetivos do PARFOR EQUIDADE:
I – Oferecer a oportunidade de acesso à formação específica de nível superior, conforme área de atuação, aos professores indígenas, quilombolas e do campo, ou que atuam na educação de surdos e na educação especial inclusiva nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância;
II – Formar docentes e pedagogos para a atuação na educação escolar indígena, na educação do campo, na educação escolar quilombola, na educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos, em consonância com as Diretrizes Curriculares específicas de cada grupo;
III – Fomentar a implementação de projetos pedagógicos para a formação de professores que contemplem as especificidades do público-alvo deste edital, com formas diferenciadas de organização dos conhecimentos, tempos e espaços; e
IV – Estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as comunidades e as escolas como espaços privilegiados de formação e de pesquisa.
Regime Acadêmico: Crédito/semestral
Número de vagas: 30
Número de Entradas: uma entrada anual
Turno de Funcionamento: matutino e noturno
Carga horária total: 1.264 horas
Prazo de Integralização Curricular: mínimo de 4 e máximo de 6 semestres
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Henrique Coutelo de Moraes
Resolução de Criação do Curso na UFR: