Divulgação Científica

Estudantes da UFR apresentam pesquisas em encontro de observação de aves

Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/05/2024 13:05 | Última atualização: 22/05/2024 13:05
A estudante Millena Silva apresenta sua palestra durante o AVISTAR 2024

Estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram do 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AVISTAR). O evento ocorreu nos dias 17,18 e 19 de maio em São Paulo e é considerado o mais importante encontro de observação de natureza da América Latina. Durante o evento, as acadêmicas apresentaram trabalhos frutos de suas pesquisas no curso.

A estudante Millena Catarina Schreiber Silva realizou uma palestra com dados provenientes do seu trabalho de conclusão de curso, que teve como objetivo verificar o atual conhecimento a respeito das espécies de aves de encontradas em Rondonópolis, descrevendo sua composição e a riqueza. De acordo com os resultado do trabalho, foram identificadas 386 espécies de aves, o que representa certa de 19,6% da fauna de aves do Brasil.

O trabalho da estudante foi produzo em co-autoria com a professora, Keila Nunes Purificação, docente do curso de Ciência Biológicas da UFR e membra da diretoria da Rede de Mulheres na Ornitologia e na Observação de Aves. A rede é uma iniciativa de pesquisadoras e professoras brasileiras que visa fortalecer a representatividade feminina na ciência e no estudos de aves. Keila participou como co-autora da apresentação do coletivo durante o AVISTAR.

As estudantes Thaiani Victoria Alves dos Santos e Emily Siqueira Dias também apresentaram resumos de suas pesquisas no formato de poster. Thaiani abordou a composição, riqueza e abundância da avifauna do campus da UFR. Já Emily demonstrou as rotas de migração do pássaro sovi-do-norte no Brasil. As três estudantes foram contempladas com o Auxílio Evento oferecidos pela Universidade Federal de Rondonópolis com incentivo aos pesquisadores da instituição para participar de eventos científicos.

A professora Keila Purificação, que orientou os trabalhos apresentados, considera a participação das alunas como uma etapa muito importante para o crescimento profissional. “Além da oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre as aves, as estudantes conheceram muitas pessoas da área da Ornitologia e ainda levaram o nome da UFR para um evento que teve a participação de cerca de 12 mil pessoas”, afirmou a professora.

Da esquerda para a direita, as estudantes Thaiani, Millena e Emily.