Mapa Estratégico

A construção do Mapa Estratégico da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR originou-se do modelo de Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido pelos professores Robert S. Kaplan e David P. Norton, da Harvard Business School. O BSC é uma metodologia de gestão fundamentada em quatro princípios gerenciais:

• Traduzir os referenciais estratégicos em termos operacionais;
  • Alinhar a organização à estratégia;
  • Transformar a estratégia numa preocupação de todos;
  • Converter a estratégia em um processo contínuo e mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.

Conforme o Guia Técnico de Gestão Estratégica (2020), o mapa estratégico é um diagrama que representa, de forma visual, as relações de causa e efeito entre os objetivos, servindo para testar hipóteses e comunicar a estratégia para servidores e partes interessadas da organização.

Traduz também a missão, a visão e a estratégia da organização em um conjunto de metas que orientam o comportamento e o desempenho da organização. O objetivo do Mapa Estratégico é identificar e comunicar de forma clara e transparente, a todos os níveis de gestão e pessoal, o foco e a estratégia de ação escolhidos. Além disso, o Mapa Estratégico contribui para alcançar os resultados desejados, bem como apoia a alocação de esforços a fim de evitar a fragmentação de ações e recursos.

A partir do BSC que consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, o Mapa Estratégico da UFR foi elaborado e alicerçado nos pilares de ensino, pesquisa, extensão, e inovação e nas perspectivas da sociedade; processos internos; aprendizado e crescimento; e orçamento.

O Mapa Estratégico desenvolvido foi aprovado pelo Comitê de Governança da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR na reunião realizada no dia 29 de maio de 2024, conforme processo SEI nº 23853.003160/2024-51.

Link de acesso ao Mapa Estratégico