O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é uma das iniciativas d a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem como propósito fomentar a iniciação à docência, promovendo o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e a melhoria de qualidade da Educação Básica pública brasileira. O PIBID é regulamentado pela Portaria CAPES nº 83, de 27 de abril de 2022, a qual deverá ser observada por todos os participantes do programa e da qual não poderão alegar desconhecimento.

 

O PIBID, em conjunto com os demais programas que compõem a Política Nacional, entende que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve garantir aos seus egressos habilidades e competências necessárias à realização de um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica.

A Universidade Federal de Rondonópolis concorreu ao Edital CAPES 23/2022 com o projeto institucional aqui apresentado, contendo cinco subprojetos das seguintes áreas: Biologia (Licenciatura), Matemática, História, Letras – Língua Portuguesa e Pedagogia.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFR é composto de cinco subprojetos e seus respectivos núcleos das áreas de Biologia, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. A UFR, a partir do Edital CAPES 23/2022, conta com 120 bolsas para os discentes, 5 bolsas para os coordenadores de área e 15 bolsas para os supervisores da Educação Básica.

São objetivos do PIBID de acordo com a Portaria CAPES nº 83, de 27 de abril de 2022:
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – contribuir para a valorização do magistério;
III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

São concedidas as seguintes modalidades de bolsa:
I – Iniciação à docência, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais);
II – Coordenador institucional, no valor de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais);
III – Coordenador de área, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais); e
IV – Professor supervisor, no valor de R$ 1.100,00 (mil e cem reais).