Universidade Federal de Rondonópolis

PROEG | UFR

Diretoria de Ensino de Graduação

A Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG) é responsável pela gestão das ações estratégicas da graduação nos cursos presenciais, acompanhando a implementação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), o cumprimento das atividades relativas aos programas de ensino de graduação e incentivando ações que promovam a melhoria dos índices dos cursos.

No cumprimento de seu papel institucional, são gerenciados programas de bolsas de ensino para os discentes de graduação. Esses programas se dividem em duas categorias: os mantidos com recursos da própria instituição e os gerenciados pela Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG), os quais são financiados por editais externos.

Conheça os programas acompanhados atualmente pela CEG/PROEG:

  • Programa Monitoria – Atividade acadêmica desenvolvida pelo(a) estudante e orientada pelo(a) professor(a) capaz de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos de uma disciplina necessária à formação do futuro profissional. As atividades são desenvolvidas nas modalidades voluntária e remunerada com bolsas destinadas a estudantes selecionados(as) por meio de edital. As normas para a execução do Programa de Monitoria estão previstas na Resolução Consepe nº 51, de 03 de maio de 2016 da UFMT.
  • Programa Tutoria – A tutoria abrange a superação e equiparação de estudos dos conteúdos da Educação Básica, o acompanhamento pedagógico contínuo aos estudantes com deficiência e o assessoramento para acesso e uso de tecnologias e equipamentos que exigem conhecimentos técnicos especializados. As bolsas são destinadas a tutores selecionados por meio de edital mediante recursos orçamentários previstos anualmente pela instituição. As normas que regulamentam o Programa de Tutoria da UFR são as mesmas dispostas na Resolução Consepe nº 36, de 24 de maio de 2010, da UFMT.
  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) – Programas que compõem a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, financiados e vinculados à CAPES. Promovem a maior interação entre os graduandos dos cursos de licenciatura e o ambiente escolar na rede pública de ensino com bolsas para os(as) estudantes e docentes da UFR e para os professores da Educação Básica consoante edital externo da CAPES e edital interno da IES. Regulamentados na Portaria GAB nº 259, de 17 de dezembro de 2019.
  • Programa de Educação Tutorial (PET) – Programa do governo federal que mantém grupos de educação tutorial em cursos de graduação de universidades de todo o Brasil, “grupos PET”, os quais são orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PET propicia aos(às) estudantes participantes, sob a orientação de um(a) professor(a) tutor(a), a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O(A) estudante e o(a) professor(a) tutor(a) recebem apoio financeiro na forma de bolsas. O PET foi instituído pela Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e regulamentado pelas Portarias nº 385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007, tendo sido atualizado pela Portaria n° 343/2013.
  • Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) – Programa criado pela Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010, que se configura como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho. É dirigido aos(às) estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.