O Programa de Apoio Pedagógico ao Estudante Ingressante – PAPEI

O Programa de Apoio Pedagógico ao Estudante Ingressante – PAPEI, se constitui em uma iniciativa da UFR de oferta de suporte adicional aos estudantes que enfrentam dificuldades acadêmicas em disciplinas básicas, tais como: matemática, língua portuguesa, informática e biologia, por meio de tutoria, reforço e atividades complementares. Ele é um Programa realizado na modalidade híbrida, que tem sido desenvolvido com vistas à redução da reprovação e evasão, e a promoção de igualdade de oportunidades entre os estudantes, propiciando que todos tenham mesmas possibilidades de sucesso acadêmico, independentemente de suas condições prévias.

O PAPEI tem por objetivo criar estratégias de apoio pedagógico aos estudantes que ingressam na universidade e apresentam necessidades de aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento, em especial naquelas que apresentam altos índices de retenção e evasão.

O PAPEI também objetiva:

I- Desenvolver estratégias de apoio pedagógico em áreas comuns e em temas transversais aos cursos de graduação, por meio de módulos, palestras e oficinas, a partir do planejamento definido pela equipe do PAPEI;

II- Instrumentalizar estudantes para o desenvolvimento da autonomia no estudo, orientando-os nos processos de planejamento e organização de suas trajetórias acadêmicas;

III- Acompanhar, em conjunto com outros setores institucionais (núcleos docentes estruturantes, coordenações dos cursos de graduação, colegiados de curso), os indicadores de retenção e evasão nos diversos cursos de graduação para planejamento constante das ações do programa e criação de estratégias que contribuam para a permanência estudantil;

IV- Promover a contínua avaliação do programa junto à comunidade acadêmica;

V- Contribuir com o estágio de docência dos estudantes dos programas de pós graduação por meio do desempenho das atividades de tutoria;