Depoimentos de egressos
Admeire Sundström
A paixão pelos livros me levou a cursar biblioteconomia de 2007 a 2010. Durante o curso percebi que a biblioteconomia era algo que ia para além dos livros, pois abrange diferentes formas de lidar com a informação em diversos setores da sociedade. Dentre todas as possibilidades que o curso me ofereceu, escolhi a pesquisa, na qual me especializei por meio do mestrado e doutorado em Ciência da Informação, na Unesp. Hoje sou professora adjunta na Linnaeus University na Suécia, no curso de biblioteconomia, atuando diretamente nas disciplinas de Organização do Conhecimento.
Ivan David Ferreira da Silva
Ser ex-aluno da Universidade Federal de Rondonópolis, onde fiz o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e também o mestrado em Engenharia Agrícola, foi uma jornada incrível e transformadora. As amizades que construí, os professores inspiradores que encontrei e os desafios que superei me moldaram tanto profissional quanto pessoalmente. Essa experiência me proporcionou as ferramentas e a confiança para alcançar muitos dos meus objetivos. Cada conquista que celebro hoje tem raízes no que vivi e aprendi nessa universidade. Sou grato por cada momento e por tudo que essa instituição me proporcionou.
Eric Costa Campos
Minha jornada profissional teve início em 2011, quando entrei no curso de Zootecnia, impulsionado pela afinidade com a área de produção animal. Logo no primeiro ano, descobri minha paixão pela pesquisa científica, o que me levou a ser voluntário e, posteriormente, bolsista de iniciação científica até a conclusão do curso em 2016. Durante esse período, recebi um apoio inestimável dos meus professores e do grupo de pesquisa, o que foi fundamental para o meu crescimento profissional. Motivado pela minha paixão pela pesquisa, decidi prosseguir com meus estudos e ingressei no mestrado e, em seguida, no doutorado em Zootecnia na Universidade Estadual de Maringá. Esta instituição, renomada na área, proporcionou-me uma formação acadêmica de excelência e a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos e habilidades. Após a conclusão do doutorado, comecei minha carreira na Copacol, uma das maiores cooperativas do Brasil, destacando-se no segmento de produção de aves e peixes. Atualmente, atuo como Geneticista Sênior no ‘Programa de Melhoramento Genético de Tilápia’, onde sou responsável por desenvolver uma genética de alta qualidade para os cooperados, contribuindo diretamente para o avanço e a competitividade da produção.
Newton Florinda
No ano de 2010, fui agraciado com a oportunidade de ingressar na UFMT, campus Rondonópolis, hoje UFR. Nessa instituição fiz amizades eternas. Aqui não me formei apenas para evoluir como profissional, mas também como homem e cidadão. Atuando na minha área de formação a quase dez anos, com passagens por empresas gigantes do agronegócio e pecuária como Beckhauser, DSM Tortuga e Inpasa Agroindustrial, entendo quão crucial em minha vida foi essa instituição. Meu sucesso como técnico, gestor de pessoas, e negociador, se deve a esse rico universo de alunos e corpo docente.
Ana Letícia Bonfanti
Em Junho de 2006, ingressei no Curso de Graduação em Psicologia na UFMT, Campus de Rondonópolis. O curso em Psicologia foi sem dúvida, um divisor de águas em minha formação profissional, mas também, na minha formação enquanto cidadã. A qualidade do curso de graduação contribuiu definitivamente para que no último ano de graduação, para que eu fosse aprovada no Concurso do Estado de Mato Grosso. Atuo como psicóloga em um órgão estadual desde 2011. Em 2017, retornei ao campus, como aluna do Mestrado em Educação. As aulas e leituras proporcionadas pelo Mestrado transformaram minha atuação profissional em uma psicologia ainda mais comprometida com os direitos humanos e o enfrentamento as violências de gênero e contra grupos vulneráveis.
Théo Gonçalves
Para mim o solo da UFR, antiga UFMT, é sagrado, é um solo abençoado e que muda vidas. A minha é um caso. Considero demais esse espaço pois foi muito importante para a minha formação, uma formação de excelência, tanto na questão acadêmica como na questão pessoal. Convivi com pessoas maravilhosas aí por em torno os seis anos que eu fiz minha graduação e o meu mestrado, e hoje sou um outro ser humano. Tive a oportunidade de estudar e trabalhar com professores de excelência, que mudaram minha vida e mudaram minha forma de enxergar o mundo e aprender a ser um docente. Então, hoje eu tenho uma paixão pela educação. Todo esse ensinamento está sendo muito útil para eu trabalhar em prol da educação pública de qualidade.Sou filho da UFR, filho da UFMT, sou profundamente agradecido pela formação de excelência que eu tive e hoje, como diretor regional de educação, consigo contribuir para transformar a educação pública de qualidade, fazer a educação. Porque é só assim que a gente transforma o futuro, investindo em pessoas. E o único caminho é a educação. Graças a essa oportunidade de eu ter passado pela universidade pública, consigo direcionar recursos, instrumentos metodológicos, pessoas, para fazer a educação cada vez melhor.