Plano Diretor de TIC
O que é?
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TIC, com o objetivo de atender às necessidades finalísticas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.
É o instrumento de alinhamento entre as estratégias e os planos de TIC e as estratégias organizacionais.
Como fazemos?
O PDTI deve ser elaborado pela unidade competente dos órgãos e das entidades e aprovados pelo respectivo Comitê de Governança Digital e publicado em seu portal institucional, visando dar maior transparência às informações e decisões tomadas, à exceção das informações classificadas como não públicas, nos termos da legislação aplicável.
Processo
![Ilustração do processo](https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategias-e-governanca-digital/sisp/guia-do-gestor/pdtic/@@govbr.institucional.banner/a2d7e499-55dd-43e8-87b3-1bacb03e6e34/@@images/e376f716-d3f3-4ee8-84cb-33c9deaaf1c5.png)
O que o PDTIC deve ter?
Inventário de necessidades priorizado;
Plano de Metas e Ações
Plano de Gestão de Pessoas;
Plano Orçamentário
Plano de Gestão de Riscos;
Processo de acompanhamento formalizado
Ter vigência mínima de dois anos com revisão anual;
Alinhamento à Estratégia de Governo Digital