Universidade Federal de Rondonópolis

PPGEdu | UFR

..

Grupos de Pesquisa

Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE)

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6512015047672532

O Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar – foi criado em 2001 com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa e de formação de acervos histórico na área da alfabetização, leitura e escrita. Desenvolve pesquisas que contribuam para a compreensão dos fenômenos da alfabetização e letramento e do ensino da língua materna, nas perspectivas histórica, sociológica, antropológica, linguística e semiótica. Enfatiza as representações, concepções, práticas e saberes, bem como as concepções e práticas de leitura e escrita. Orienta estudos que subsidiem políticas públicas de alfabetização, leitura e escrita, bem como pesquisas documentais no campo da alfabetização e história dos livros didáticos. Os estudos concentram-se, portanto, nas perspectivas histórica e contemporânea. Além das pesquisas, desenvolve trabalho de constituição de acervo histórico no campo da história da leitura e dos livros escolares.

Líderes do grupo:

– Cancionila Janzkovski Cardoso

– Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Pesquisadores vinculados ao PPGEdu:

– Cancionila Janzkovski Cardoso

– Marlon Dantas Trevisan

– Sandra Regina Franciscatto Bertoldo

– Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Contato: alfale.grupodepesquisa@gmail.com

 

Aprendizagem Dialógica

Têm como objetivos, estudar os processos de aprendizagem dialógica e ação comunicativa que ocorrem em projetos culturais e educativos nas Comunidades de aprendizagem, visando à superação da exclusão social e cultural; e investigar os processos de ensino e de aprendizagem, planejamento, desenvolvimento, relações e mediações pedagógicas, conteúdos, aprendizagens, currículos, avaliação. Participam do grupo estudantes de graduação e mestrandos.

Corpo Docente

– Eglen Sílvia Pipi Rodrigues

– Lindalva Maria Novaes Garske

Contato: eglen.rodrigues@ufr.edu.br

 

Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC)

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1980972543228521

Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), do Instituto de Ciências Humanas da UFMT, Câmpus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC) tem origem nas atividades do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos Educativos, já extinto. Seu principal objetivo é agregar pesquisadores das áreas da Educação, Psicologia e afins, que tenham como focos de pesquisa a infância, a juventude e seus engendramentos com as produções e práticas culturais, sociais e educativas no mundo contemporâneo. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm como eixo de articulação a construção de um olhar crítico sobre a produção de conhecimentos, a partir de diversas perspectivas teórico-metodológicas, como: estudos da infância e da juventude; Estudos Culturais; estudos de gênero e raça; estudos pós-feministas; teoria crítica.

Líderes do grupo:

– Raquel Gonçalves Salgado

– Carmem Lúcia Sussel Mariano

Pesquisadores vinculados ao PPGEdu:

– Aguinaldo Rodrigues Gomes

– Carmem Lúcia Sussel Mariano

– Elni Elisa Willms

– Flávio Vilas-Bôas Trovão

– Leonardo Lemos de Souza

– Marlon Dantas Trevisan

– Mário Sérgio Vasconcelos

– Nivaldo Alexandre de Freitas

– Priscila de Oliveira Xavier Scudder

– Raquel Gonçalves Salgado

Contato: raquel.salgado@ufr.edu.br

 

InvestigAção – Formação de profissionais da Educação: projetos, políticas e programas

 dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8437459862651985

O grupo pesquisa políticas públicas educacionais, programas e projetos de formação de professores em diferentes espaços, modalidades e níveis educacionais e suas contribuições para a ressignificação das práticas com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. O grupo investiga, ainda, a constituição da identidade e profissionalidade docente, gestão do ensino e da aprendizagem, com ênfase nas narrativas de formação.

Líderes do grupo:

– Simone Albuquerque da Rocha

– Rosana Maria Martins

Pesquisadores vinculados ao PPGEdu:

– Simone Albuquerque da Rocha

– Rosana Maria Martins

Contato: simone.albuquerque@ufr.edu.br

 

Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas (FORTEP)

 dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0612794324396558

Este grupo de estudos e pesquisas se fundamenta na articulação dos campos da educação e da psicologia a 

partir da necessidade de refletir acerca das concepções de formação humana presentes nas ideias científicas que têm respaldado as políticas públicas no campo da educação. Com base nessa premissa, o grupo organiza-se com os objetivos específicos de compreender as concepções de formação humana que perpassam as teorias científicas; apreender o uso dessas ideias pelas políticas públicas educacionais e a sua influência na formação humana; e, identificar os processos e práticas de formação presentes nas instituições escolares e na sociedade. Em torno de tais objetivos o grupo busca reunir interesses de ensino, pesquisa e extensão que propiciem produções acadêmicas e intervenções sociais voltadas à questão da formação e de seus impasses, dentro e fora da instituição escolar.

Líderes do grupo:

– Nivaldo Alexandre de Freitas

– Merilin Baldan

Pesquisadores vinculados ao PPGEdu:

– Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza

– Merilin Baldan

– Nivaldo Alexandre de Freitas

Contato:   gpfortep@gmail.com

 

Políticas Públicas Educacionais

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3576877638385132

A partir da abordagem de diferentes marxismos e do pós-marxismo, o grupo dedica-se ao estudo das políticas públicas educacionais com ênfase nas relações entre escola e democracia. Os temas de pesquisa envolvem a gestão das instituições e dos sistemas educativos, as políticas de currículo para a educação básica e para o ensino superior e a organização do trabalho pedagógico nos diferentes níveis de escolarização. Tem como objetivo subsidiar a formação do pesquisador da educação e/ou professor frente às atuais demandas político-educacionais.

Líderes do grupo:

– Lindalva Maria Novaes Garske

– Ademar de Lima Carvalho

Pesquisadores vinculados ao PPGEdu:

– Ademar de Lima Carvalho

– Eglen Sílvia Pipi Rodrigues

– Érika Virgílio Rodrigues da Cunha

– Lindalva Maria Novaes Garske

Contato: lindalvanovaes@gmail.com

 

Políticas de Currículo e Alteridade

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7093986133974601

Alocado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal Rondonópolis (UFR), o grupo dedica-se à pesquisa em currículo a partir da perspectiva discursiva. Neste prisma, as investigações buscam teorizar sobre as lógicas que edificam o campo e a(s) política(s) de currículo/educativas, problematizando sedimentações na base de suas racionalidades e justificativas, bem como seus efeitos em se tratando da docência, da formação pretendida e do que significa, contextualmente, educar. São referências recorrentes nos estudos o pensamento pós-fundacional, a teorização política de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e a perspectiva da desconstrução de Jacques Derrida. Currículo como prática cultural, discurso, alteridade, subjetivação, antagonismo, deslocamento, différance, tradução, contexto, hegemonia, a política e o político, cultura, assim como equivalência e diferença constituem alguns dos principais operadores teóricos que apoiam as pesquisas.

Líder do grupo:

– Érika Virgílio Rodrigues da Cunha

Pesquisadores vinculados ao PPGEdu:

– Érika Virgílio Rodrigues da Cunha

– Hugo Heleno Camilo Costa

– Lindalva Maria Novaes Garske

Contato: erika.cunha@ufr.edu.br