Universidade Federal de Rondonópolis

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Corpo Docente

 

Prof. Dr. Ademar de Lima Carvalho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente, é professor Titular I no Departamento de Educação e programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Rondonópolis (ex-campus da Universidade Federal de Mato Grosso). Tem experiência na área de Filosofia da educação, Pedagogia: teoria da educação e prática pedagógica, Educação Pública, com foco de atuação na Docência e pesquisa nos seguintes temas: Fundamentos da educação/Organização do Trabalho Pedagógico na Escola: coordenação, Projeto político pedagógico e gestão democrática/Natureza da Prática Docente/Construção do Conhecimento Pedagógico/Formação permanente de professor centrada na escola/Pedagogia e prática pedagógica na sala de aula.

E-mail: ademar.lima@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6926944750460343

 


Prof. Dr. Aguinaldo Rodrigues Gomes

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é voluntário do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DO PATRIMÔNIO CULTURAL, docente do corpo permanente – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS, docente do corpo permanente – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO RONDONÓPOLIS, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas: História e Ditadura, Educação e Comunismo, Gênero e Sexualidade, Estudos Culturais.

E-mail: aguinaldorod@gmail.com

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3408519048864585

 

 Prof. Dr. Antonio Henrique Coutelo de Moraes

Pós-doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Mato Grosso, supervisionado pela Profa. Dra. Solange Maria de Barros; Doutorado e Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco; Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGEdu, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso. Professor do curso de Letras – Língua Inglesa da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência nas áreas de Educação e de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, tecnologia educacional, aquisição/ensino de línguas, surdez.

E-mail: antonio.moraes@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8010588396875226

 

Profa. Dra. Carmem Lúcia Sussel Mariano

Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP (2010), formada em Psicologia pela UNESP/Assis (1993), Mestre em Psicologia e Sociedade também pela UNESP/Assis (2000). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFMT, atuando na área de estudos sobre a infância e juventude na cultura contemporânea. Orienta sete alunos de Mestrado no PPGEdu/UFMT. É professora e orientadora no Curso de Especialização: Sociedade, Política e Cidadania na Contemporaneidade (História/UFMT) e atuou como docente e orientadora na especialização Gênero e Diversidade na Escola (UFMT/SECADI). É co-líder do grupo de pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (UFMT). Coordena o projeto de pesquisa “Infância e juventude: direitos, cidadania e democracia”. Se dedica à produção de conhecimento (pesquisa, publicações e orientações) que analise as inconsistências da sociedade brasileira na consideração da cidadania de todas as crianças e adolescentes, seja na produção discursiva, nas políticas públicas ou nas práticas pedagógicas. É professora no curso de graduação em Psicologia da UFMT onde é Coordenadora de Estágios e ministra as disciplinas de Psicologia Social; Gênero, Diversidade, Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos; Estágio Específico Supervisionado (ênfase em Psicologia e Educação). Atua nas temáticas: Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança; Estatuto da Criança e do Adolescente; Psicologia da Educação; Práticas pedagógicas respeitadoras da cidadania de crianças; relações adultocêntricas; violências contra crianças e adolescentes; mídia e infância; relações étnico-raciais e afroperspectividade; ideologia.

E-mail: carmem@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6604877443132931

 


Profa. Dra. Cancionila Janzkovski Cardoso

Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Rondonópolis e Professora Titular (Aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Rondonópolis (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, história da alfabetização, leitura, cartilhas e livros escolares e memórias de professoras. Publicou os livros “Da oralidade à escrita: o processo de produção do texto narrativo no contexto escolar” (INEP/COMPED e EdUFMT, 2000); “A socioconstrução do texto narrativo no contexto escolar: uma perspectiva longitudinal” (Mercado de Letras, 2003); “O que as crianças sabem sobre a escrita?” (EdUFMT e Central de Textos, 2009); “Cartilha Ada e Edu: produção, difusão e circulação (1977-1985)” (EdUFMT, 2011), além de capítulos de livros e artigos em periódicos. Coordenou o Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis (2010-2014) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Mato Grosso – 2013-2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar.

E-mail: cancionila@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0310526239909234

 

 

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Prof. Dr. Eduardo Espíndola Braud Martins

Sou Professor Adjunto do Curso de Letras – Língua Inglesa da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Graduado em Letras – hab. em Português/Inglês (UFMS – 2010), Especialista em Tradução (Universidade Gama Filho – 2012), Mestre em Estudos de Linguagens (UFMS – 2014) e Doutor em Linguística Aplicada (UFRJ – 2020). Meus interesses de estudo atuais giram em torno de imbricamentos entre linguagem e materialidade, pós-humanismo, agenciamentos ciborgue, performance, estudos queer, afetos e novos materialismos. Meu foco principal é explorar a natureza performativa da própria (dita) “natureza humana” e como essa produção é realizada em acoplamentos com os mais variados dispositivos.

E-mail: eduardo.espindola@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7994341895812743

 


Profa. Dra. Eglen Silvia Pipi Rodrigues

É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na linha de pesquisa em Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. Coordena o Grupo de Estudos em Aprendizagem Dialógica (GEAD) e também é membro dos grupos de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas e Corpo, Educação e Cultura (COEDUC, UFMT). É pós-doutora em Educação (UFSCar/SP) e possui graduação em Pedaogogia, mestrado em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), com estágio realizado na Espanha (Barcelona/ESPN), no CREA (União Europeia) – Community of research on excelence for all, onde desenvolveu estudos sobre as bases teórico-metodológicas de Aprendizagem Dialógica e participou de projetos de investigação do Programa Marco de la Comisión Europea relacionados aos estudos desenvolvidos neste mesmo centro de pesquisa. Atualmente é coordenadora/tutora do Programa de Educação Tutorial PET Educação Interdisciplinar, na Universidade Federal de Rondonópolis, cuja proposta de trabalho Comunidades de Aprendizagem. Desenvolve atuações de ensino, pesquisa e extensão, vinculadas às questões sobre relações étnico-raciais, interculturalidade e diversidade, atuando nos seguintes temas: ação dialógica, ação comunicativa, didática, práticas pedagógicas, atuações educativas de êxito (grupos interativos, tertúlias dialógicas, biblioteca tutorada, inclusão digital), metodologia de investigação comunicativa, currículo comunicativo crítico.

E-mail: eglen.rodrigues@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3996413567500385

 

 

Profa. Dra. Elni Elisa Willms

Disponível para pesquisas sobre o brincar, saberes e práticas de educação ancestral. Autobiografia, arte e educação e literatura. Graduação em Pedagogia (1984), mestrado em Educação (2000) e Especialização em Educação a Distância (2001), pela UFMT. Doutorado em Educação (27/09/2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Professora Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso, no Instituto de Educação, Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação, curso de Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis. Vinculada aos grupos de Pesquisa GEIFEC – Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura e LAB-ARTE, ambos da Faculdade de Educação da USP; ao GEIJC – Grupo de Estudos Infância, Juventude e Cultura Contemporânea, da Universidade Federal de Rondonópolis e ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA, da UFMT.

E-mail: elni@ufr.edu.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2998670515021403

 

 

Profa. Dra. Emiliana Fernandes Bonalumi

Possui graduação em Letras Habilitação Tradutor (Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), graduação em Letras Português e Inglês (Licenciatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), pós-graduação em Estudos da Tradução pela University of Manchester Institute of Science and Technology, Inglaterra (2003), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), doutorado-sanduíche em Estudos Linguísticos com Bolsa PDEE-CAPES pela Università degli Studi di Bari, Itália (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, em regime de trabalho de 40 horas Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área de Educação, Letras, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de educação linguística, ensino de língua estrangeira, procedimentos técnicos de tradução, culturas de línguas inglesas, estudos de tradução baseados em corpus, linguística de corpus, tradução, tradução literária e literatura brasileira traduzida.

E-mail: emiliana.bonalumi@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8218473647590266

 

 

Profa. Dra. Érika Virgílio Rodrigues da Cunha

Doutora em Educação e Pós-Doutora (Bolsa PDJ do CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PROPEd da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua em redes de pesquisa, formada em Letras e Mestre em Educação (UFMT), Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Coordenou PPGEdu/UFMT, Campus Rondonópolis (08/2017 a 07/2019). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Currículo/ABdC (2019-2020 e 2021-2022). Coordenou o GT 12 – Currículo Centro-Oeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) (2021-2022) e integra Comitê Científico Nacional da ANPEd pelo GT de Currículo. Lidera o Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Alteridade (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7093986133974601) na UFR, investigando políticas de currículo regionais e nacionais autodenominadas democráticaspor meio de noções como hegemonia, contingência, antagonismo e deslocamento, associadas ao pensamento de Ernesto Laclau (Teoria do Discurso), e tradução e différance, propostas por Jacques Derrida (desconstrução). Orienta 06 alunos de Mestrado.

E-mail: erika.cunha@ufr.edu.br 

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1583175347126296

 

Prof. Dr. Ezer Wellington Gomes Lima

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2020). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT, 2014). Professor adjunto na Universidade Federal de Rondonópolis, (UFR/ICHS). Proficiente para o uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS (Prolibras/MEC 2009). Pesquisador do grupo, Alfabetização e Letramento (ALFALE/UFR). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (Proped/UERJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, visando aos seguintes objetos: Educação Especial e Linguagem; Alfabetização e diferenças; Educação bilíngue para surdos; Cultura e Identidade surda; Educação de surdos.

E-mail: ezer.lima@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8210219247745921

 

Prof. Dr. George Moraes De Luiz

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2008). Cursou disciplinas e desenvolveu atividades práticas no Mestrado Integrado em Psicologia e no Instituto da Infância, na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Mestre e Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Estágio Doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT), na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2014). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construcionismo Social, Práticas Discursivas, Gênero e Masculinidades.

E-mail: george@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2770985185736677

 

Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). É coordenador do Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades (NECSUS), pesquisador do Grupo ‘Políticas de Currículo e Cultura’ (PROPED/UERJ) e do ‘Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense ? NIESBF’ (UERJ). Atualmente é Coordenador do GT12 – Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED (2021 – 2023), membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS). Investiga políticas de currículo com foco no debate sobre conhecimento, subjetividade e cultura. Possui publicações qualificadas no Brasil e no exterior. Atua como docente nas áreas de Pedagogia e Licenciaturas, especificamente nos seguintes campos: Currículo, Educação em Geografia, Didática e Estágio Supervisionado. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de formação continuada com professores em redes municipais e estaduais. Seus trabalhos articulam os temas: Políticas de Currículo, Conhecimento, Ensino de Geografia, Desconstrução, Teoria do Discurso, Integração Curricular, Interdisciplinaridade. Atualmente orienta 4 mestrandas. Suas pesquisas contam com financiamento do CNPq.

E-mail:  hugoguimel@yahoo.com.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0377631022122389

 

 

Profa. Dra. Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli

Possui graduação em Letras – Licenciatura Português-Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2018) em Letras e Lingüística pela mesma universidade. Em 2010 ingressou como docente na Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus de Rondonópolis e, após a emancipação deste câmpus, atua na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) como professora de língua inglesa e estágio. Participou da organização, em parceria com a professora da UFG Rosane Rocha Pessoa, do livro “Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira”. Sua tese aborda o estágio na formação de professores de inglês, discutindo-o em uma perspectiva decolonial. É integrante da Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas e coordena o Grupo de Estudos de Professoras/es de Línguas do Estado de Mato Grosso (GEPLIMT). Sua linha de pesquisa concentra-se em Educação, Linguística Aplicada e Decolonialidade, atuando principalmente nas áreas de Ensino de Línguas e Formação de Professores. 

E-mail: julma.borelli@ufr.edu.br 

Link do Lattes: https://lattes.cnpq.br/9397964605699907

 

Profa. Dra. Kenia Adriana de Aquino

Doutora em Educação pela UNESP, Mestre em Educação pela UFMT e licenciada em Letras e Pedagogia. Professora de Pedagogia e da linha de pesquisa “Linguagem, Educação e Cultura” do PPGEdu da UFR. Atua nos grupos de pesquisa Alfale (UFR), Proleli (UNESP) e Nelle (UFLA). Há mais de 20 anos é professora no Ensino Superior, tendo atuado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II, e no Ensino Médio. É Coordenadora de Área do PIBID Pedagogia. Investiga sobre estratégias de leitura; literatura infantil; livro para crianças; paratextos; leitura com bebês, crianças, jovens e adultos; contação de histórias; alfabetização e letramento; arte-educação.

E-mail: kenia.aquino@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1594122802574617

 

Profa. Dra. Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Vencedora do Prêmio CAPES de Tese – Edição 2017 – Área Ensino. Membra da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), do Conselho Deliberativo da Diretoria Regional 1 (SBEnBio/R1) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). É professora da área de Biologia na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis (MT), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – SECITEC/MT, desde 2005. Pesquisadora colaboradora dos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação no Ensino de Química (GIEQ/UFSC) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (GEPEC/IFMT). Professora credenciada do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDu) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve pesquisas no campo dos estudos CTS/CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente). Coordena projeto de pesquisa sobre abordagens de questões sociocientíficas articuladas à Educação Profissional, sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), período 2018-2021.

E-mail: aoyama.leila@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3657542832112382

 

 

Profa. Dra. Lindalva Maria Novaes Garske

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), Mestre em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora de Ensino do curso de Graduação em Pedagogia/ICHS/CUR/UFMT (2007-2008) e Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS/CUR/UFMT (2009-2012). Secretária Municipal de Educação/Rondonópolis/Mato Grosso (1998-2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, gestão escolar, movimentos sociais e educação e educação do campo. Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu do Campus Universitário de Rondonópolis/UFMT (2014), membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – GPEA e Lider do grupo de pesquisa Políticas públicas educacionais.

E-mail: lindalva@ufr.edu.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1703129875647473

 


Profa. Dra. Merilin Baldan

Graduada em Pedagogia (UFSCar, 2008), Mestre em Educação Escolar (FCLAr/UNESP, 2011) e Doutora em Educação (UFSCar, 2015) com período de estágio de doutorado sanduíche na Universidade Católica de Leuven (KU Leuven, 2013), sob a orientação da Professora Alessandra Arce e co-orientação do Professor Marc Depaepe. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Mato Grosso / Universidade Federal de Rondonópolis. Membro dos grupos de Pesquisa Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas – FORTEP (UFMT/CUR; UFR) e Grupo de Pesquisa em História da Educação e Educação Infantil (UFSCar). Pesquisas na área de Fundamentos da Educação, Ensino de História e Geografia e Políticas Públicas Educacionais.

E-mail: merilin.baldan@ufr.edu.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1459099126062848

 


Prof. Dr. Nivaldo Alexandre de Freitas

Graduado em Psicologia (2002) e Filosofia (2009) pela Universidade de São Paulo; Mestre (2006) e Doutor (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR – MT), no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atuou como Coordenador de Ensino de Graduação do Curso de Psicologia da UFR entre 2018 e 2020. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFR (2021-2023) e Coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPREd-CO), gestão 2021-2023. Sua área de pesquisa é Psicanálise, Educação e Teoria Crítica e seus temas de pesquisa são: Psicanálise e literatura no estudo do indivíduo; ideia de formação do indivíduo em teorias psicológicas e educacionais; informática e educação inclusiva.

E-mail: nivaldo@ufr.edu.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7697583593525598

 


Profa. Dra. Priscila de Oliveira Xavier Scudder

Mulher Negra, Militante Contrarracista, Associada à Associação Brasileira de Pesquisadoras (e) Negras (os)/ABPN; Filiada ao Movimento Negro Unificado/MNU; Membro da Associação Araxá/Rondonópolis/MT. Gerente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas “Estamira Gomes de Sousa”/NEABI/UFR. PORTARIA PROGEP/UFR No 277, DE 10 DE AGOSTO DE 2022. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis/UFR. Docente no Departamento de História da Universidade Federal de Rondonópolis/UFR. Membro da Comissão de Heteroidentificação PORTARIA PROEG/UFR Nº 5, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2022 Realizou Estágio de Pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina PPGICAL/UNILA. tema do artigo: “Máquinas de Morar: Ruas, Brs, Casas de Cafetinagem. Racismo e Violência Contra Travestis e Transexuais Profissionais do Sexo em Rondonópolis-MT”. Doutora em Educação/ PPGE/UFMT. Tema da Tese: “A Arte de Viver em Cubículos: Um ensaio Auto/Otobiográfico com Nietzsche e Prisioneiros Sobre a Prisão”. Mestre em História – PPGHIS/UFMT. Tema da Dissertação: “Pomeri – Espaço de Reclusão – Máquina de Guerra: O Cotidiano de uma Instituição de Fechamento para Adolescentes em Conflito com a Lei” . Graduada em História – Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tema de Monografia: “O Papel do Mito no MST”. Autora do Livro: “Pomeri: Espaço de Reclusão Máquina de Guerra”, de diversos capítulos de livros e artigos. Experiência na área de História, Educação, Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Poder, Prisões, Adolescentes em Conflito com a Lei, Juventude Negra, Racismo, Genocídio, Saberes Ancestrais.

E-mail: apriscilaxavier@gmail.com

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0398916634930816

 


Profa. Dra. Raquel  Pereira Gonçalves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2019). Realizou, também, doutorado sanduíche no Institute of Education, London University. Professora Titular da Universidade Federal de Rondonópolis. Líder do grupo de pesquisa “Infância, Juventude e Cultura Contemporânea” (GEIJC). Os principais temas de pesquisa são: infâncias; relações de gênero; sexualidades; memórias de infância; educação infantil.

E-mail: raquel.salgado@ufr.edu.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1165554868380123

 

Profa. Dra. Regina Aparecida da Silva

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2006), doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais – PPGERN da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2011) e pós-doutorado em Educação pela UFMT (2013). É professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis. Pesquisa e orienta na área de educação ambiental, educação popular, ensino de ciências naturais, identidades, culturas e diferenças. Participa do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) e do Grupo de Pesquisa em Educa(ções) e Re-existências (Kuâra). É coordenadora do GT 22 – Educação Ambiental – da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), regional Centro-Oeste.

E-mail:regina@ufr.edu.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9329485783404187


Profa. Dra. Rosana Maria Martins

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e doutorado em Formación del Docente Universitario pela Universidade de Extremadura (2006), convalidado pela Universidade do Minho (2013) e UNICAMP (2015) e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Professora da Universidade Federal de Rondonópolis no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa InvestigAção. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: professor iniciante, narrativas (auto)biográficas, identidade docente, memoriais de formação e comunidade de aprendizagem online.

E-mail: rosana.martins@ufr.edu.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0099631864718875

 

Profa. Dra. Sandra Regina Franciscatto Bertoldo

Professora Categoria Adjunto III na Universidade Federal de Rondonópolis, no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/UFMT/CUR. Licenciada em Letras – Português, Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI (Frederico Westphalen/RS), com especialização em Língua Espanhola, Literatura Hispanoamericana e Espanhola pela UNOESC (Xanxerê/SC) e em Gestão de Pessoas (FACSUL/CESUR/Rondonópolis). Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo – USP. É membro do grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) no PPGEdu/UFMT/CUR. Atua nas áreas de Letras e Educação, com ênfase nas discussões que envolvem aquisição e apropriação da língua materna, alfabetização e ensino-Aprendizagem de línguas estrangeiras. Possui experiência em formação de professores das áreas acima descritas.

E-mail: sandra.franciscatto@ufr.edu.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9412354367060943

 

 

Profa. Dra. Shirlene Rhor de Souza

É docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), atuando na área de Língua Portuguesa e Literatura. Integra o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação PPGLetras (Sinop) e ProfLetras (Cáceres); mais recentemente, integra, como membro externo, o corpo docente do PPGEdu-UFR. Coordena dois Projetos de Pesquisa sobre Literatura Infantil: Literatura, Criança e Ancestralidade: Vozes Indígenas e Africanas e Cultura Popular e Literatura Infantil: Diálogos, Territórios e Fronteiras. Também coordena Projetos de Extensão: ArtSet-Roo – CineLiteratura, Amigos Ledores e Hora das Letras. É membro do Grupo de Pesquisa Poder, Fronteira, Estratificação e Memória (GPPFEM). Estuda com particular interesse as relações entre a Literatura Infantojuvenil, em contextos educativos, com ênfase em narrativas oriundas da cultura popular e das tradições afro-indígenas.

E-mail: shirlene.rohr@unemat.br

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Profa. Dra. Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Possui graduação em Letras e em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou seus estudos de pós-doutoramento na UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente (2018), sob orientação da professora Renata Junqueira de Souza. Atualmente é professora Associado IV da Universidade Federal de Rondonópolis e trabalha nos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação pelo PPGEdu/ICHS/UFR, sob sua Coordenação no biênio 2019-2021. Sílvia Pilegi Rodrigues tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas e estratégias de leitura, literatura infantil e alfabetização. Ela é vice-líder do grupo de pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar (UFMT) e participa do grupo de Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (UNESP).

E-mail: silvia.pilegi@ufr.edu.br

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Profa. Dra. Simone Albuquerque da Rocha

Possui graduação em Pedagogia. Tem Mestrado e Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (1996-2001) e Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, abordando a identidade e profissionalidade docente em narrativas de formação memoriais, diários de formação e casos de ensino. Investiga também, políticas públicas educacionais, projetos e programas de formação de professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção/CNPq, e foi coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI (OBEDUC) no PPGEdu/UFMT 2013/2017. Participa da pesquisa em rede cadastrada no CNPq com a coordenação de Marli André (in memorian), que investiga Processos de Indução a Professores Iniciantes nas escolas públicas de educação básica em diferentes estados brasileiros, respondendo pelos dados em MT. Trabalhou como consultora da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC de MT para a revisão e atualização da política de formação continuada de professores para o estado de Mato Grosso e da Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis/MT. Lidera/coordena programa de formação continuada do PPGEdu/FormEduc/UFR com as redes públicas de ensino em Rondonópolis/MT há 5 anos, o qual dá continuidade à proposta do OBEDUC para a formação continuada de professores iniciantes e experientes, atualmente em fase de ampliação para o estado de MT. Foi eleita, pela segunda vez para a gestão do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Campus de Rondonópolis, assumindo a vice coordenação. Atualmente, é coordenadora do GT8/Anped Centro Oeste.

E-mail: simone.albuquerque@ufr.edu.br

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Profa. Dra. Tatiane Silva Santos

Professora adjunta da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde atua no curso de licenciatura em Letras. É doutora em Educação e mestre em Literatura Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo, onde também cursou bacharelado e licenciatura no curso de Letras/Português e Espanhol. Coordena o projeto de pesquisa “O diário como instrumento de ação: literatura e resistência” e o projeto de extensão “Espanhol comunidade”. Atua principalmente nos seguintes temas: literaturas afro latino-americanas, literaturas dos povos originários, ensino de literatura, escrita memorialística e literatura infantojuvenil. É membro do Grupo de Pesquisa Poder, Fronteira, Estratificação e Memória (GPPFEM).

E-mail: tatiane.santos@unemat.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8811939941854691.

 

Profa. Dra. Viviane Drumond

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com Graduação em Pedagogia, também pela UFMT. Professora Associada na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educ(ações) e Re-existências (Kûara) na UFR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural (GEPEDISC) – Culturas Infantis, na UNICAMP. Tem experiência na área da Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando com as seguintes temáticas: infâncias, culturas infantis, relações de gênero, políticas públicas, pedagogias da infância, formação de professores.

E-mail: viviane.drumond@ufr.edu.br

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