dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6512015047672532
O Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar – foi criado em 2001com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa e de formação de acervos histórico na área da alfabetização, leitura e escrita. Desenvolve pesquisas que contribuam para a compreensão dos fenômenos da alfabetização e letramento e do ensino da língua materna, nas perspectivas histórica, sociológica, antropológica, linguística e semiótica. Enfatiza as representações, concepções, práticas e saberes, bem como as concepções e práticas de leitura e escrita. Orienta estudos que subsidiem políticas públicas de alfabetização, leitura e escrita, bem como pesquisas documentais no campo da alfabetização e história dos livros didáticos. Os estudos concentram-se, portanto, nas perspectivas histórica e contemporânea. Além das pesquisas, desenvolve trabalho de constituição de acervo histórico no campo da história da leitura e dos livros escolares.
Líderes do grupo:
- Cancionila Janzkovski Cardoso
- Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
Pesquisadores vinculados:
- Cancionila Janzkovski Cardoso
- Kenia Adriana de Aquino
- Marlon Dantas Trevisan
- Sandra Regina Franciscatto Bertoldo
- Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
Contato: alfale.grupodepesquisa@gmail.com
Aprendizagem Dialógica
Têm como objetivos, estudar os processos de aprendizagem dialógica e ação comunicativa que ocorrem em projetos culturais e educativos nas Comunidades de aprendizagem, visando à superação da exclusão social e cultural; e investigar os processos de ensino e de aprendizagem, planejamento, desenvolvimento, relações e mediações pedagógicas, conteúdos, aprendizagens, currículos, avaliação. Participam do grupo estudantes de graduação e mestrandos.
Líderes do grupo:
- Eglen Sílvia Pipi Rodrigues
- Lindalva Maria Novaes Garske
Contato: eglen.rodrigues@ufr.edu.br
Grupo de estudos e pesquisa em práticas de educação e linguagem – GEPPEL
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4806260596541958
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Linguagem – GEPPEL – congrega estudantes de iniciação científica, pesquisadores/as da graduação e pós-graduação e de instituições públicas e privadas e profissionais de diferentes contextos educacionais, com intuito de debater questões que englobam práticas de educação e linguagem e suas relações inter/transdisciplinares. Tem como alguns dos objetivos promover um espaço de interlocução de discentes e docentes da graduação e da pós-graduação, e de docentes de diferentes contextos educacionais; realizar pesquisas e eventos científicos, de caráter inter/transdisciplinar, que contemplem estudos envolvendo práticas de educação e linguagem; investigar práticas de educação e linguagem com base em diferentes marcadores sociais (pobreza, violência, relações de gênero, práticas identitárias raciais e étnicas etc); pesquisar questões referentes à formação docente, à tradução e ao ensino de línguas; dentre outros.
Líder do Grupo:
- Emiliana Fernandes Bonalumi
Pesquisadores vinculados:
- Antonio Henrique Coutelo de Moraes
- Eduardo Espindola Braud Martins
- Emiliana Fernandes Bonalumi
- Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli
Contato: emiliana.bonalumi@ufr.edu.br
Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Inclusão e Ensino – GEPLIE
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Inclusão e Ensino (GEPLIE) congrega estudantes de iniciação científica, pesquisadores/as da pós-graduação e de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil organizada, com o propósito de debater questões relacionadas a linguagem e inclusão em todo o seu sentido e em suas diversas manifestações, em diálogo com diversas outras áreas da Linguística e das Ciências Sociais e Humanas. O Grupo tem como característica, portanto, o desenvolvimento de pesquisas inter, trans ou multidisciplinares características dos estudos de linguagem.
Líder:
Antonio Henrique Coutelo de Moraes
Pesquisadores:
Antonio Henrique Coutelo de Moraes
Ézer Wellington Gomes Lima
Contato: antonio.moraes@ufr.edu.br
Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC)
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1980972543228521
Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC) tem origem nas atividades do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos Educativos, já extinto. Seu principal objetivo é agregar pesquisadores das áreas da Educação, Psicologia e afins, que tenham como focos de pesquisa a infância, a juventude e seus engendramentos com as produções e práticas culturais, sociais e educativas no mundo contemporâneo. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm como eixo de articulação a construção de um olhar crítico sobre a produção de conhecimentos, a partir de diversas perspectivas teórico-metodológicas como: estudos da infância e da juventude; estudos culturais; estudos de gênero e raça; estudos pós-feministas; estudos interseccionais e decoloniais; teoria crítica.
Líderes do grupo:
- Raquel Pereira Gonçalves
- Carmem Lúcia Sussel Mariano
Pesquisadores vinculados:
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
- Carmem Lúcia Sussel Mariano
- Elni Elisa Willms
- Nivaldo Alexandre de Freitas
- Priscila de Oliveira Xavier Scudder
- Raquel Pereira Gonçalves
Contato: raquel.salgado@ufr.edu.br
InvestigAção – Formação de profissionais da Educação: projetos, políticas e programas
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8437459862651985
O grupo pesquisa políticas públicas educacionais, programas e projetos de formação de professores em diferentes espaços, modalidades e níveis educacionais e suas contribuições para a ressignificação das práticas com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. O grupo investiga, ainda, a constituição da identidade e profissionalidade docente, gestão do ensino e da aprendizagem, com ênfase nas narrativas de formação.
Líderes do grupo:
- Simone Albuquerque da Rocha
- Rosana Maria Martins
Pesquisadores vinculados:
- Isa Mara Colombo Sacarlati Domingues
- Maria Teresa Sarmento Jacinto Pereira
- Rosana Maria Martins
- Rosenilde Paniago
- Simone Albuquerque da Rocha
Contato: simone.albuquerque@ufr.edu.br
Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas (FORTEP)
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0612794324396558
Este grupo de estudos e pesquisas se fundamenta na articulação dos campos da educação e da psicologia a partir da necessidade de refletir acerca das concepções de formação humana presentes nas ideias científicas que têm respaldado as políticas públicas no campo da educação. Com base nessa premissa, o grupo organiza-se com os objetivos específicos de compreender as concepções de formação humana que perpassam as teorias científicas; apreender o uso dessas ideias pelas políticas públicas educacionais e a sua influência na formação humana; e, identificar os processos e práticas de formação presentes nas instituições escolares e na sociedade. Em torno de tais objetivos o grupo busca reunir interesses de ensino, pesquisa e extensão que propiciem produções acadêmicas e intervenções sociais voltadas à questão da formação e de seus impasses, dentro e fora da instituição escolar.
Líderes do grupo:
- Nivaldo Alexandre de Freitas
- Merilin Baldan
Pesquisadores vinculados:
- Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza
- Merilin Baldan
- Nivaldo Alexandre de Freitas
Contato: gpfortep@gmail.com
Políticas Públicas Educacionais
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3576877638385132
A partir da abordagem de diferentes marxismos e do pós-marxismo, o grupo dedica-se ao estudo das políticas públicas educacionais com ênfase nas relações entre escola e democracia. Os temas de pesquisa envolvem a gestão das instituições e dos sistemas educativos, as políticas de currículo para a educação básica e para o ensino superior e a organização do trabalho pedagógico nos diferentes níveis de escolarização. Tem como objetivo subsidiar a formação do pesquisador da educação e/ou professor frente às atuais demandas político-educacionais.
Líderes do grupo:
- Lindalva Maria Novaes Garske
- Ademar de Lima Carvalho
Pesquisadores vinculados:
- Ademar de Lima Carvalho
- Eglen Sílvia Pipi Rodrigues
- Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
- Lindalva Maria Novaes Garske
Contato: lindalvanovaes@gmail.com
Políticas de Currículo e Alteridade
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7093986133974601
Alocado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal Rondonópolis (UFR), o grupo dedica-se à pesquisa em currículo a partir da perspectiva discursiva. Neste prisma, as investigações buscam teorizar sobre as lógicas que edificam o campo e a(s) política(s) de currículo/educativas, problematizando sedimentações na base de suas racionalidades e justificativas, bem como seus efeitos em se tratando da docência, da formação pretendida e do que significa, contextualmente, educar. São referências recorrentes nos estudos o pensamento pós-fundacional, a teorização política de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e a perspectiva da desconstrução de Jacques Derrida. Currículo como prática cultural, discurso, alteridade, subjetivação, antagonismo, deslocamento, différance, tradução, contexto, hegemonia, a política e o político, cultura, assim como equivalência e diferença constituem alguns dos principais operadores teóricos que apoiam as pesquisas.
Líder do grupo:
- Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
Pesquisadores vinculados:
- Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
- Hugo Heleno Camilo Costa
- Lindalva Maria Novaes Garske
Contato: erika.cunha@ufr.edu.br