Universidade Federal de Rondonópolis

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Grupos de Pesquisa

 

 

Alfabetização e Letramento 

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6512015047672532

O Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar – foi criado em 2001com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa e de formação de acervos histórico na área da alfabetização, leitura e escrita. Desenvolve pesquisas que contribuam para a compreensão dos fenômenos da alfabetização e letramento e do ensino da língua materna, nas perspectivas histórica, sociológica, antropológica, linguística e semiótica. Enfatiza as representações, concepções, práticas e saberes, bem como as concepções e práticas de leitura e escrita. Orienta estudos que subsidiem políticas públicas de alfabetização, leitura e escrita, bem como pesquisas documentais no campo da alfabetização e história dos livros didáticos. Os estudos concentram-se, portanto, nas perspectivas histórica e contemporânea. Além das pesquisas, desenvolve trabalho de constituição de acervo histórico no campo da história da leitura e dos livros escolares.

Líderes do grupo:

  • Cancionila Janzkovski Cardoso
  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Pesquisadores vinculados:

  • Cancionila Janzkovski Cardoso
  • Kenia Adriana de Aquino
  • Marlon Dantas Trevisan
  • Sandra Regina Franciscatto Bertoldo
  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Contato: alfale.grupodepesquisa@gmail.com

 

 

Aprendizagem Dialógica

Têm como objetivos, estudar os processos de aprendizagem dialógica e ação comunicativa que ocorrem em projetos culturais e educativos nas Comunidades de aprendizagem, visando à superação da exclusão social e cultural; e investigar os processos de ensino e de aprendizagem, planejamento, desenvolvimento, relações e mediações pedagógicas, conteúdos, aprendizagens, currículos, avaliação. Participam do grupo estudantes de graduação e mestrandos.

Líderes do grupo:

  • Eglen Sílvia Pipi Rodrigues
  • Lindalva Maria Novaes Garske

Contato: eglen.rodrigues@ufr.edu.br

 

 

Grupo de estudos e pesquisa em práticas de educação e linguagem – GEPPEL

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4806260596541958

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Linguagem – GEPPEL – congrega estudantes de iniciação científica, pesquisadores/as da graduação e pós-graduação e de instituições públicas e privadas e profissionais de diferentes contextos educacionais, com intuito de debater questões que englobam práticas de educação e linguagem e suas relações inter/transdisciplinares. Tem como alguns dos objetivos promover um espaço de interlocução de discentes e docentes da graduação e da pós-graduação, e de docentes de diferentes contextos educacionais; realizar pesquisas e eventos científicos, de caráter inter/transdisciplinar, que contemplem estudos envolvendo práticas de educação e linguagem; investigar práticas de educação e linguagem com base em diferentes marcadores sociais (pobreza, violência, relações de gênero, práticas identitárias raciais e étnicas etc); pesquisar questões referentes à formação docente, à tradução e ao ensino de línguas; dentre outros.

Líder do Grupo:

  • Emiliana Fernandes Bonalumi

Pesquisadores vinculados:

  • Antonio Henrique Coutelo de Moraes
  • Eduardo Espindola Braud Martins
  • Emiliana Fernandes Bonalumi
  • Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli

Contato: emiliana.bonalumi@ufr.edu.br

 

 

Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Inclusão e Ensino – GEPLIE

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Inclusão e Ensino (GEPLIE) congrega estudantes de iniciação científica, pesquisadores/as da pós-graduação e de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil organizada, com o propósito de debater questões relacionadas a linguagem e inclusão em todo o seu sentido e em suas diversas manifestações, em diálogo com diversas outras áreas da Linguística e das Ciências Sociais e Humanas. O Grupo tem como característica, portanto, o desenvolvimento de pesquisas inter, trans ou multidisciplinares características dos estudos de linguagem.

Líder:
Antonio Henrique Coutelo de Moraes

Pesquisadores:
Antonio Henrique Coutelo de Moraes
Ézer Wellington Gomes Lima

Contato: antonio.moraes@ufr.edu.br

Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC)

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1980972543228521

Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC) tem origem nas atividades do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Processos Educativos, já extinto. Seu principal objetivo é agregar pesquisadores das áreas da Educação, Psicologia e afins, que tenham como focos de pesquisa a infância, a juventude e seus engendramentos com as produções e práticas culturais, sociais e educativas no mundo contemporâneo. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm como eixo de articulação a construção de um olhar crítico sobre a produção de conhecimentos, a partir de diversas perspectivas teórico-metodológicas como: estudos da infância e da juventude; estudos culturais; estudos de gênero e raça; estudos pós-feministas; estudos interseccionais e decoloniais; teoria crítica.

Líderes do grupo:

  • Raquel Pereira Gonçalves
  • Carmem Lúcia Sussel Mariano

Pesquisadores vinculados:

  • Aguinaldo Rodrigues Gomes
  • Carmem Lúcia Sussel Mariano
  • Elni Elisa Willms
  • Nivaldo Alexandre de Freitas
  • Priscila de Oliveira Xavier Scudder
  • Raquel Pereira Gonçalves 

Contato: raquel.salgado@ufr.edu.br

 

 

InvestigAção – Formação de profissionais da Educação: projetos, políticas e programas

 dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8437459862651985

O grupo pesquisa políticas públicas educacionais, programas e projetos de formação de professores em diferentes espaços, modalidades e níveis educacionais e suas contribuições para a ressignificação das práticas com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. O grupo investiga, ainda, a constituição da identidade e profissionalidade docente, gestão do ensino e da aprendizagem, com ênfase nas narrativas de formação.

Líderes do grupo:

  • Simone Albuquerque da Rocha
  • Rosana Maria Martins

Pesquisadores vinculados:

  • Isa Mara Colombo Sacarlati Domingues
  • Maria Teresa Sarmento Jacinto Pereira
  • Rosana Maria Martins
  • Rosenilde Paniago
  • Simone Albuquerque da Rocha

Contato: simone.albuquerque@ufr.edu.br

 

 

Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas (FORTEP)

 dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0612794324396558

Este grupo de estudos e pesquisas se fundamenta na articulação dos campos da educação e da psicologia a partir da necessidade de refletir acerca das concepções de formação humana presentes nas ideias científicas que têm respaldado as políticas públicas no campo da educação. Com base nessa premissa, o grupo organiza-se com os objetivos específicos de compreender as concepções de formação humana que perpassam as teorias científicas; apreender o uso dessas ideias pelas políticas públicas educacionais e a sua influência na formação humana; e, identificar os processos e práticas de formação presentes nas instituições escolares e na sociedade. Em torno de tais objetivos o grupo busca reunir interesses de ensino, pesquisa e extensão que propiciem produções acadêmicas e intervenções sociais voltadas à questão da formação e de seus impasses, dentro e fora da instituição escolar.

Líderes do grupo:

  • Nivaldo Alexandre de Freitas
  • Merilin Baldan

Pesquisadores vinculados:

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza
  • Merilin Baldan
  • Nivaldo Alexandre de Freitas

Contato:   gpfortep@gmail.com

 

 

Políticas Públicas Educacionais

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3576877638385132

A partir da abordagem de diferentes marxismos e do pós-marxismo, o grupo dedica-se ao estudo das políticas públicas educacionais com ênfase nas relações entre escola e democracia. Os temas de pesquisa envolvem a gestão das instituições e dos sistemas educativos, as políticas de currículo para a educação básica e para o ensino superior e a organização do trabalho pedagógico nos diferentes níveis de escolarização. Tem como objetivo subsidiar a formação do pesquisador da educação e/ou professor frente às atuais demandas político-educacionais.

Líderes do grupo:

  • Lindalva Maria Novaes Garske
  • Ademar de Lima Carvalho

Pesquisadores vinculados:

  • Ademar de Lima Carvalho
  • Eglen Sílvia Pipi Rodrigues
  • Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
  • Lindalva Maria Novaes Garske

Contato: lindalvanovaes@gmail.com

 

 

Políticas de Currículo e Alteridade

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7093986133974601

Alocado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal Rondonópolis (UFR), o grupo dedica-se à pesquisa em currículo a partir da perspectiva discursiva. Neste prisma, as investigações buscam teorizar sobre as lógicas que edificam o campo e a(s) política(s) de currículo/educativas, problematizando sedimentações na base de suas racionalidades e justificativas, bem como seus efeitos em se tratando da docência, da formação pretendida e do que significa, contextualmente, educar. São referências recorrentes nos estudos o pensamento pós-fundacional, a teorização política de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e a perspectiva da desconstrução de Jacques Derrida. Currículo como prática cultural, discurso, alteridade, subjetivação, antagonismo, deslocamento, différance, tradução, contexto, hegemonia, a política e o político, cultura, assim como equivalência e diferença constituem alguns dos principais operadores teóricos que apoiam as pesquisas.

Líder do grupo:

  • Érika Virgílio Rodrigues da Cunha

Pesquisadores vinculados:

  • Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
  • Hugo Heleno Camilo Costa
  • Lindalva Maria Novaes Garske

Contato: erika.cunha@ufr.edu.br