Universidade Federal de Rondonópolis

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Matriz Curricular

A matriz curricular do Curso de Mestrado em Educação do PPGEdu estrutura-se em três categorias, a saber:

1. Núcleo comum;

 2.Núcleo específico das linhas;

 3. Atividades complementares.


Além da integralização das disciplinas do Núcleo Comum e do Núcleo Específico e das Atividades Complementares, para a obtenção do título de mestre, o mestrando deverá ser aprovado no exame de qualificação e na defesa de dissertação, conforme determina o Regimento Interno do Programa.

1 NÚCLEO COMUM – Constituído somente de disciplinas obrigatórias a serem frequentadas por todos os alunos do curso. Cada disciplina tem 60 horas e 04 créditos, totalizando, o Núcleo Comum, 360 horas e 24 créditos, a saber:

  • Teorias da Educação Moderna e Contemporânea;
  • Metodologia da Pesquisa;
  • Seminários de Pesquisa I;
  • Seminários de Pesquisa II;
  • Atividades programadas de pesquisa e orientação I;
  • Atividades programadas de pesquisa e orientação II.

2 NÚCLEO ESPECÍFICO DAS LINHAS – O Núcleo Específico de cada linha de pesquisa é composto por uma disciplina obrigatória e específica da linha, de 60 horas e 04 créditos, escolhida pela linha a cada ano a partir do rol das disciplinas constantes no ementário do Programa.

2.1 LINHA DE PESQUISA I: Linguagem, Educação e Cultura

  • Teorias e abordagens em linguagem e educação
  • Linguagem, ensino e aprendizagem da língua materna
  • Políticas públicas e práticas pedagógicas no ensino da língua
  • Linguagem, cultura e educação

2.2 LINHA DE PESQUISA II: Política, Formação e Práticas Educativas

  • Políticas educacionais
  • Temas da formação de professores e da docência
  • Educação, escola e formação
  • Educação, cultura e alteridade
  • O pensamento educativo crítico e a formação de educadores/as
  • Teorias e políticas de currículo

2.3 LINHA DE PESQUISA III: Educação, Cultura e Diferenças

  • Temas e abordagens em educação, culturas e diferenças
  • Educação, cultura e poder
  • Infâncias e juventudes na cultura contemporânea

3 ATIVIDADES COMPLEMENTARES

a) Vivências Acadêmicas;

b) Estágio Docência (obrigatório para aluno bolsista, conforme Resolução CONSEPE Nº 05, de 28 de janeiro de 2008).

Entende-se por Vivências Acadêmicas atividades de publicações e de participação em congressos e seminários, cujos temas relacionam-se diretamente à linha de pesquisa e ao projeto do discente. Inclui também a participação em grupos de pesquisa e sessões de defesa de dissertação de Mestrado em temas correlatos.

Estrutura Curricular – Distribuição por Semestre 

Disciplinas do Programa – Ementário

Estrutura Curricular anterior (2016)

Matriz Curricular anterior (2016)