Atividades Complementares do Curso (ACCs)

(do Projeto Pedagógico do Curso). As Atividades Complementares do Curso (ACC) são atividades que complementam a ampla formação do aluno, valorizando atividades de participação e organização de eventos, publicação de artigos, apresentação de trabalhos, aplicação de cursos, entre outras atividades. Para a comprovação da carga horária das ACC, recomenda-se que o aluno guarde todos os certificados adquiridos durante o período de graduação para montar um processo único para contagem dos pontos no final do curso (por volta do sétimo semestre).

Conforme as Diretrizes Curriculares dos cursos de computação e informática,

As atividades complementares são componentes curriculares que têm como objetivo principal enriquecer expandir o perfil do egresso com atividades que privilegiem aspectos diversos da sua formação, incluindo atividades desenvolvidas fora do ambiente acadêmico. Tais atividades constituem instrumental importante para o desenvolvimento pleno do aluno, servindo de estímulo a uma formação prática independente e interdisciplinar, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho (PARECER CNE/CES no 136/2012, p. 16).

No presente Projeto Pedagógico de Curso os tipos de atividades complementares são estabelecidos para que cada estudante defina a maneira mais adequada para integralizar sua carga horária.

Com carga horária de 256 horas, as atividades complementares serão integralizadas ao longo dos anos letivos do Curso.

Contabilizando as ACCs

Para facilitar a contabilização das ACCs, os discentes podem utilizar uma tabela disponibilizada online neste link. Para utilizá-la, basta fazer uma cópia ou baixar o arquivo, e iniciar o preenchimento. Em caso de dúvidas, o discente pode entrar em contato com a Coordenação de Curso, ou com o Prof. Cleyton Slaviero, que poderá os auxiliar com o preenchimento.

É importante observar que cada conjunto de itens tem limites máximos de aproveitamento de pontuação. Por exemplo, só é possível aproveitar, no máximo 8 minicursos (equivalente a 80 pontos). Verifique na tabela acima os limites de pontuação e se você já não o ultrapassou.

Para que você possa manter o registro dessas contagens, sugerimos que você crie uma pasta no Google Drive, que contenha uma cópia da planilha-base para contagens neste link,  e também todos os comprovantes que tiver. Quando quiser verificar sua contagem, envie mensagem para a coordenação ou professor responsável (atualmente, o prof. Cleyton), compartilhando a pasta.

Consegui a pontuação mínima, o que devo fazer ?

O próximo passo é abrir um processo no SEI (https://sei.ufr.edu.br), solicitando a contabilização das Atividades Complementares (tipo de Processo: ATIVIDADES COMPLEMENTARES). Você deve anexar a planilha , em formato .xlsx, juntamente com todos os comprovantes de cada atividade contada). O colegiado do Curso analisará e, estando de acordo, aprovará suas atividades e encaminhará ao Registro Escolar para constar em seu histórico escolar.

Dicas

– Acompanhe a divulgação de atividades do curso e da Universidade; Elas podem contar como ACC.

– Verifique sua pontuação a cada semestre, preenchendo a tabela. Em caso de dúvida, procure o curso.

– Evite o encaminhamento de vários processos para contagem de ACCs; antes, procure a Coordenação do Curso ou um professor responsável para conferência. Assim, você pode ter uma resposta rápida sobre sua situação.

– Além da participação em cursos/palestras/minicursos, diversas outras atividades podem ser contabilizadas, como participação em representações estudantis, publicação de artigos científicos, e em grupos de pesquisa e extensão.

– Softwares com registro no INPI também podem ser aproveitados, bem como vínculos empregatícios não aproveitados em Estágio também. Adicionalmente, aplicativos publicados em loja de aplicativos e com a aprovação de um orientador podem contar 50% da pontuação do item “Software com registro”.