PROTIC: Plano de desenvolvimento e o atendimento às Unidades são implantados na UFR

Por Rodolfo Berber Publicado em: 12/06/2024 07:06 | Última atualização: 12/06/2024 08:06

A Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) tem atendido constantemente as demandas das unidades acadêmicas, bem como tem buscado divulgar suas atividades e estratégias diante do cenário atual da UFR, que demanda o desenvolvimento de soluções para as rotinas acadêmicas de maneira otimizada e inteligente, visando a boa aplicação dos recursos disponíveis em nossa universidade.

 Neste sentido, a PROTIC solicitou recentemente que as unidades sinalizassem suas demandas, a fim de poder criar uma melhor organização e expectativa de entrega da requisição, bem como poder gerar uma melhor dimensão de prioridades e volume de trabalho.

A gestão da PROTIC aproveita para sinalizar que novas captações de demandas deverão ser colocadas no processo correspondente (23853.005683/2024-31) e serão atendidas em momentos oportunos, considerando sempre os recursos financeiros e humanos disponíveis, bem como o nível de priorização e complexidade da solicitação.

Dando publicidade ao resultado da captação, apresentamos as demandas que as unidades acadêmicas apresentaram, relacionando os respectivos  processos SEI e seu “status” de atendimento.

Relação de Demandas de Desenvolvimento Solicitadas pelas Unidades Acadêmicas:

OrdemUnidade DemandanteProcessoDescrição ResumidaStatus
1DPG/PROPGP23853.003315/2024-59 23853.003289/2024-69 23853.005965/2024-39Regularizar o histórico consolidado de alunos da Pós-GraduaçãoED
23853.011820/2023-96Adequação do campo “Data” no Histórico EscolarED
23853.004764/2024-14Acesso ao Suap de discente após emissão de diplomaED
2GGPEX/PROEX23853.005135/2024-10Manutenção do módulo de Extensão no sistema SUAP (inserção de bolsistas, registro de atividades, conclusão e certificação)EA
3DBEU/REITORIA23853.005838/2024-30Implementação do software DSpace, para possibilitar a criação do Repositório Digital da UFRSO
4CPPD23853.003438/2024-90Adequações no Módulo SUAP de Progressão Funcional DocenteSO
5DSQV/PROGEP23853.005862/2024-79Soluções de sistemas para agendamento de demandas dos servidores como usuários do Programa de Qualidade de Vida no TrabalhoSO
6CPPD23853.003573/2024-35Adequação do módulo de progressão funcional para Professor TitularSO
7DDP/PROGEP23853.001195/2024-55Desenvolvimento de Módulo para Progressão Funcional de Técnicos Administrativos em Educação (TAE)SO
8PROINFRA23853.006156/2024-44Implementação de adequações e ajustes no módulo de Frotas para gestão e controle de solicitação e utilização de veículos oficiais no âmbito da UFRSO
9PROINFRA23853.006157/2024-99Automatizar a abertura de chamados da Central de Serviços, para os Serviços de ManutençãoEA
10CPPD23853.006102/2024-89Desenvolvimento de módulo de gestão e controle de avaliação de Estágio Probatório DocenteSO
11GTT/SIE23853.001105/2024-26Implementação de um sistema simplificado para cálculo do ressarcimento institucional em projetos e serviçosSO

Relação de demandas de desenvolvimento identificadas pela DSI com impacto no fluxo de trabalho e gestão das Unidades Acadêmicas:

OrdemSistema /  ProcessoDescrição ResumidaStatus
1SGCAtualizar sistema SGC (sistema de gestão de editais de processos seletivos e matrículas) com GITLAB do IFRNSO
2SUAPAtualizar sistema SUAP com GITLAB do IFRNSO
3SUAP – Módulo de MatrículasAjustar processo e sistemas para matrículas de chamadas do SISU. Adequar a configuração de ordenação e seleção por cotas nos sistemas SGC e SUAP para novos processos, em atendimento às mudanças na legislação e processos internos.EA
4SUAP – Matriz CurricularAjustar (corrigir) o processo de definição do status no Histórico para disciplina cursada de aluno (“Aprovado” ou “Reprovado”). Atualmente o SUAP utiliza como parâmetro o valor de nota de corte (média) da matriz do curso em que o aluno está matriculado e vinculado, quando deve utilizar o valor de nota de corte (média) da matriz em que a disciplina cursada pelo aluno está vinculada.EA
5SUAP – Matriz CurricularImplementar ajuste no SUAP, nas abas “Criação” e “Carga Horária” da Matriz Curricular, pois não está considerando a carga horária dos componentes “Estágio Curricular” e “TCC” na carga horária total do curso (Para os cursos que atualizaram seus PPCs).EA
6SUAP – Modulo Atividades EstudantisCorrigir erro de salvamento de arquivo. Arquivos estão sendo salvos em um local, no entanto, na visualização está buscando em outra pasta.SO
7SUAP – MonitoriasRedesenhar o processo de gestão e controle de monitorias e implementar as adequações no sistema SUAP para atender.SO
8SGC/SUAP – E-mailsAjustar o processo de criação de e-mail institucional pelo aluno, de forma que o mesmo possa promover correção quando realizou cadastro com dados faltando ou errados e, também, quando realiza transferência de cursoAA
9SUAP – Ensino Migração PPCAutomatizar o processo de migração de grade dos alunos, quando ocorre mudança de PPC no curso. Atualmente, o processo é manual, se tornando lento e suscetível a erros operacionais.EA
10SUAP – Ensino Migração PPCDisciplinas importadas do SIGA com situação de “Aproveitamento” estão sendo ignoradas. Corrigir para que ao realizar a mudança de matriz seja feita o Aproveitamento ou Equivalência.EA
11SUAP – Gestão PessoasDesenvolvimento de solução no sistema SUAP para resolver a situação de servidores que têm, atualmente, mais de um número SIAPE, a fim de não perder o histórico de atividades vinculadas aos números inativados.EA
12SUAP – AVA MoodleAtualização e implementação de melhorias na integração do SUAP com o AVA Moodle, visando resolver os problemas de sincronização e acesso, tanto pelos professores quanto alunos.EA
13SUAP – Autoavaliação CursosCriar relatórios sumarizados resultantes do processo de autoavaliação dos cursos e institucionais.SO
14SUAP – Módulo PesquisaAplicar melhorias no gestão dos projetos de pesquisa, sendo: – melhorar o fluxo de cancelamento, possibilitando desfazer a solicitação  de cancelamento – adicionar filtros/colunas no relatorio gerado em excel                              SO
15SUAP – Restaurante UniversitárioConcluir ajustes, criar perfil de acesso. Ter acesso ao modulo “Integração” do Restaurante Universitário. Treinar e repassar a responsabilidade na atualização dos dados dos alunos para pré-cadastro RU para a PROEXA.SO
16SUAP – Gestão PessoasAnalisar o processo para Importar/Atualizar dados do servidor atraves de Webservice SIAPESO
17SUAP – Modulo EnsinoDurante o periodo de ajuste de matricula, possibilitar que o aluno pesquise qualquer diario em qualquer curso e em qualquer horario, sem restriçãoSO
18SUAP – Módulo EnsinoCriar novo recurso para que o aluno no momento que for fazer o requerimento de matricula, não seja enviado automaticamente para o coordenador de curso de destino, mas sim para o coordenador de curso de origem. Após a aprovação do coordenador de curso de origem, a requisição segue o fluxo normal para o coordenador de curso de destino.SO
19SUAP – Módulo EnsinoRegime domiciliar: O lançamento no diário do SUAP de que a carga horária não foi realizada pelo estudante, atualmente não é contabilizada pelo sistema.SO
20SUAP/ PROPLAD – Módulo GestãoDesenvolvimento de aplicação de integração e automatização de coleta de dados financeiros da UFR diretamente das bases do Tesouro Nacional e criação e publicização de relatórios gerenciais sumarizados (dashboards) de gestão financeira da UFR.EA
21SUAP/ PROPLAD – Módulo GestãoDesenvolvimento de relatórios gerenciais sumarizados e publicização (dashboards) de informações de gestão financeira de recursos disponibilizados e aplicados em ações e programas institucionais diretamente para discentes (ações afirmativas, bolsas, monitorias, etc).EA
22SEIVerificar atualizações do sistema SEISO
23SUAP – Módulo DemandasAnalisar as demandas no sistema SUAPSO

Legenda:

SO – Solicitada

EN – Em Negociação

EA – Em Análise

AP – Aprovada

ED – Em Desenvolvimento

EH – Em Homologação

HO – Homologada

EI – Em Implantação

CO – Concluída