Apresentação
A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui um componente fundamental para o desenvolvimento institucional devido a sua estrutura transversal que se conecta a todas as atividades acadêmicas e de gestão universitária. Atualmente, é impossível dissociar a criação, expansão e excelência de uma universidade sem a inovação tecnológica e a entrega de serviços informatizados para a comunidade.
A Pró-Reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (PROTIC) foi instituída para transcender os serviços de suporte técnico, apoiando e sustentando as práticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, bem como auxiliando a gestão da estrutura administrativa por meio das tecnologias. Desta forma, a Universidade Federal de Rondonópolis entende que os serviços de informação e comunicação não apenas suportam sua comunidade de forma passiva, mas integram parte fundamental das estratégias de consolidação da universidade, participando ativamente como agente crítico, produtor de conhecimento e de tecnologias, e apoiador das políticas acadêmicas da instituição.
Dentre os principais desafios da PROTIC estão o apoio e integração de novas tecnologias aos métodos de ensino, a promoção de maior eficiência e eficácia no trâmite de informações e processos administrativos, a ampliação e agilidade na interação professor/aluno, adequação e capacitação da comunidade nas tecnologias da informação e comunicação, e demais atividades necessárias para otimização e efetuação do Projeto Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional.
Objetivos a serem atingidos
- Atuar em ações e apoio no nível estratégico, tático e operacional da UFR;
- contribuir para o alinhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFR através do Plano Diretor de TIC, que preconiza a atuação da área;
- absorver e responder o atendimento às demandas tecnológicas da comunidade acadêmica;
- fortalecer a atuação estratégica da área de TIC em benefício da instituição;
- e guiar o uso intensivo de TIC em todos os órgãos da UFR.
Competências da PROTIC
- Detectar as áreas estratégicas da UFR que carecem de soluções de tecnologia da informação e comunicação;
- Apoiar o Comitê de Governança Digital (CGD), principalmente na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
- Planejar, coordenar, organizar, executar e avaliar as atividades de tecnologia da informação e comunicação, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no PDTIC;
- Planejar, contratar, manter e controlar os recursos que compõem a infraestrutura de TIC;
Apoiar o Comitê de Segurança da Informação (CSI) na elaboração, aplicação, monitorização e disseminação da política de segurança da informação; - Realizar atendimento técnico em toda infraestrutura de rede lógica e computacional, viabilizando e otimizando o uso dos recursos de TIC;
- Aperfeiçoar as atividades e serviços prestados aos usuários de TIC;
- Definir, aperfeiçoar, implementar e avaliar as diretrizes e metodologias de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação;
- Contribuir na realização de mapeamento e aperfeiçoamento de processos nos setores da UFR, bem como a melhoria e integração destes na estrutura da universidade;
- Promover a qualidade e garantir a disponibilidade dos sistemas de informação;
- Desenvolver e divulgar normas e padrões de uso de infraestrutura e serviços de TIC;
- Aderir e propor mecanismos de alinhamento às políticas de TIC sugeridas pelo Governo Federal e pela UFR;
- Planejar, formular, executar e avaliar atividades de capacitação para os usuários de TIC;
- Produzir relatórios, manuais, guias, projetos, entre outros.
Missão
- Construir, implementar e gerenciar as políticas de tecnologia da informação e comunicação no âmbito da Universidade Federal de Rondonópolis, de forma a contribuir para que a comunidade acadêmica, formada por docentes, discentes e técnicos administrativos, possa executar com eficiência as atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e rotinas administrativas da instituição.
Valores
- Foco no usuário, colaboração, inovação e transparência são os valores da PROTIC. Esses são os comportamentos e habilidades compartilhados pela equipe para atender a toda comunidade acadêmica da UFR.
FOCO NO USUÁRIO
Buscamos, ouvimos e respondemos às necessidades de nossos usuários Promovemos este valor por:
|
COLABORAÇÃO
Trabalhamos em conjunto de forma à valorizar os conhecimentos e ideias uns dos outros Promovemos este valor por:
|
INOVAÇÃO
Incentivamos e experimentamos novos conceitos e ideias, básicas e de ponta Promovemos este valor por:
|
TRANSPARÊNCIA
Agimos com integridade ética e praticamos comunicação honesta, respeitosa e bidirecional Promovemos este valor por:
|
Local e horário de funcionamento
A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação fica localizada no prédio entre o Restaurante Universitário e o Bloco Central (Bloco A). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h.