A matriz curricular do Curso de Mestrado em Educação do PPGEdu estrutura-se em três categorias, a saber:
1. Núcleo comum;
2.Núcleo específico das linhas;
3. Atividades complementares.
Além da integralização das disciplinas do Núcleo Comum e do Núcleo Específico e das Atividades Complementares, para a obtenção do título de mestre, o mestrando deverá ser aprovado no exame de qualificação e na defesa de dissertação, conforme determina o Regimento Interno do Programa.
1 NÚCLEO COMUM – Constituído somente de disciplinas obrigatórias a serem frequentadas por todos os alunos do curso. Cada disciplina tem 60 horas e 04 créditos, totalizando, o Núcleo Comum, 360 horas e 24 créditos, a saber:
- Teorias da Educação Moderna e Contemporânea;
- Metodologia da Pesquisa;
- Seminários de Pesquisa I;
- Seminários de Pesquisa II;
- Atividades programadas de pesquisa e orientação I;
- Atividades programadas de pesquisa e orientação II.
2 NÚCLEO ESPECÍFICO DAS LINHAS – O Núcleo Específico de cada linha de pesquisa é composto por uma disciplina obrigatória e específica da linha, de 60 horas e 04 créditos, escolhida pela linha a cada ano a partir do rol das disciplinas constantes no ementário do Programa.
2.1 LINHA DE PESQUISA I: Linguagem, Educação e Cultura
- Teorias e abordagens em linguagem e educação
- Linguagem, ensino e aprendizagem da língua materna
- Políticas públicas e práticas pedagógicas no ensino da língua
- Linguagem, cultura e educação
2.2 LINHA DE PESQUISA II: Política, Formação e Práticas Educativas
- Políticas educacionais
- Temas da formação de professores e da docência
- Educação, escola e formação
- Educação, cultura e alteridade
- O pensamento educativo crítico e a formação de educadores/as
- Teorias e políticas de currículo
2.3 LINHA DE PESQUISA III: Educação, Cultura e Diferenças
- Temas e abordagens em educação, culturas e diferenças
- Educação, cultura e poder
- Infâncias e juventudes na cultura contemporânea
3 ATIVIDADES COMPLEMENTARES
a) Vivências Acadêmicas;
b) Estágio Docência (obrigatório para aluno bolsista, conforme Resolução CONSEPE Nº 05, de 28 de janeiro de 2008).
Entende-se por Vivências Acadêmicas atividades de publicações e de participação em congressos e seminários, cujos temas relacionam-se diretamente à linha de pesquisa e ao projeto do discente. Inclui também a participação em grupos de pesquisa e sessões de defesa de dissertação de Mestrado em temas correlatos.
Estrutura Curricular – Distribuição por Semestre
Disciplinas do Programa – Ementário