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Turma 2023

O TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO PERMANENTE CENTRADA NA ESCOLA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO

Autora: ELISANGELA RICCI

Resumo: Esta pesquisa, intitulada: O trabalho da coordenação pedagógica na formação permanente centrada na escola no contexto da política de educação de Mato Grosso, versa sobre como vem atuando a coordenação pedagógica em relação ao processo de formação permanente, mediante a proposta efetivada pelo estado de MT ao longo dos últimos dez anos. Ainda, a relação do seu papel fundamental no aperfeiçoamento da práxis pedagógica, principalmente, na implementação de ações para uma prática reflexiva diante da “plataformização” cursos realizados em plataformas digitais, que distanciam o professorado do coletivo e da dialogicidade, que vem se incorporando ao processo de formação de professores. O objetivo geral consiste em, pesquisar como está a atuação da coordenação pedagógica em relação a formação continuada em uma escola pública estadual em Mato Grosso, se ocupando da reflexão crítica diante da mercantilização/privatização da formação continuada do/da docente. O método escolhido que subsidiará esta pesquisa é o dialético-dialógico por desvelar as contradições implícitas nesse espaço tão diversificado no qual se encontra a educação pública. Por meio de uma abordagem qualitativa, com enfoque metodológico de concepção sócio-crítica baseia-se na ação de inter-relação dialética entre o objeto de pesquisa, seus participantes e o contexto social, político e ideológico que os cerca. A inserção desse método, sob a influência do pensamento freiriano, revela-se uma escolha embasada na práxis, na dialogicidade, reflexão e contraposição de ideias. Somados aos pressupostos de Paulo Freire se incorporarão ao trabalho Imbernón, Franco, Selma G. Pimenta, Isaneide Domingues, Márcia Regina Canhoto de Lima, Ademar de Lima Carvalho, Libâneo, entre outros. Tem como lócus a Escola Estadual Prof. Alda Gawlinski Scopel, que a partir de 2023 se tornou de tempo integral, está situada na região central do município de Primavera do Leste – MT. Como instrumentos de coleta de dados foram selecionados entrevistas semiestruturadas, análise documental, observação dos momentos de estudos das/dos professoras/professores e para análise dos dados colhidos nas entrevistas, a produção de três cartas pedagógicas inspiradas nas obras de Freire, nas quais foram expressadas as vozes dos 5 (cinco) participantes. Observa-se, nos resultados, a desconfiguração das atribuições da coordenação pedagógica na retirada da formação com o coletivo na perspectiva do desenvolvimento humano, com a subtração dos momentos de diálogo por qualificação técnica em plataformas virtuais; a valorização da quantidade em detrimento da qualidade; falta de autonomia escolar; e considerando o cenário político e educacional de Mato Grosso, o projeto político-pedagógico como fundante para garantia e manutenção dos direitos previstos.

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