Universidade Federal de Rondonópolis

UFR – Matemática

Atividades de Extensão no Currículo

O curso de Matemática oferece 10% de sua carga horária total obrigatória como atividades extensionistas, perfazendo 320 horas de atividades, atendendo aos dispositivos da Lei nº 13005 de 25 de junho de 2014 (meta 12.7) e da Resolução CNE/CES nº 7 de 18 de dezembro de 2018. As atividades extensionistas obrigatórias inserem-se nas modalidades de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, prestação de serviços e são trabalhadas em 20 disciplinas da matriz curricular com 16 horas em cada. O desenvolvimento destas atividades extensionistas está estabelecido na página 51 e a partir da página 84 (ementário) do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

PERÍODO
DISCIPLINA
HORAS
FINALIDADE
1 Aritmética Básica 16 Alfabetização matemática para adultos e terceira idade na Universidade Federal de Rondonópolis.
1 Geometria Analítica I 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com aplicações em criptografia e problemas de transportes e semáforos.
1 Geometria Euclidiana I 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com materiais geométricos para trabalhar conteúdos da Saeb.
1 Matemática Elementar I 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com jogos na aprendizagem de funções.
2 Análise Combinatória 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico para introduzir o problema de coloração de mapas.
2 Geometria Analítica II 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com os instrumentos elipsógrafo, parabológrafo e hiperbológrafo.
2 Geometria Euclidiana II 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com materiais geométricos para trabalhar conteúdos da Saeb.
2 Matemática Elementar II 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com softwares na aprendizagem de funções.
3 Álgebra Linear I 16 Cursos à comunidade sobre aplicações no tratamento da informação e de códigos.
3 Desenho Geométrico e Geometria Descritiva 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico de softwares geométricos livres para trabalhar conteúdos da Saeb.
4 Álgebra Linear II 16 Cursos à comunidade sobre aplicações no tratamento da informação e de códigos.
4 Teoria dos Números 16 Oficinas abertas à comunidade no laboratório de matemática para aplicações cotidianas dos conjuntos numéricos.
5 Otimização Linear 16 Oficinas voltadas ao mercado financeiro sobre otimização de uma carteira de investimentos.
6 Cálculo Numérico 16 Oficinas à comunidade para modelagem de problemas meteorológicos e outras aplicações.
7 Equações Diferenciais Ordinárias 16 Oficinas à comunidade voltadas à perícia criminal e problemas epidemiológicos.
7 Física Experimental 16 Oficinas no laboratório de física para o ensino básico com projetos aplicados de conceitos físicos para auxílio no Saeb.
7 História da Matemática 16 Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com desenvolvimento de temas em uma perspectiva histórica.
7 Probabilidade e Estatística I 16 Realização de estudos de dados comerciais, empresariais e de políticas públicas do município.
8 Geometria Diferencial 16 Modelagem do problema de empacotamento automático com dados de indústrias do município.
8 Probabilidade e Estatística II 16 Realização de estudos de dados comerciais, empresariais e de políticas públicas do município.
  Total 320 10% da carga horária total do curso