O curso de Matemática oferece 10% de sua carga horária total obrigatória como atividades extensionistas, perfazendo 320 horas de atividades, atendendo aos dispositivos da Lei nº 13005 de 25 de junho de 2014 (meta 12.7) e da Resolução CNE/CES nº 7 de 18 de dezembro de 2018. As atividades extensionistas obrigatórias inserem-se nas modalidades de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, prestação de serviços e são trabalhadas em 20 disciplinas da matriz curricular com 16 horas em cada. O desenvolvimento destas atividades extensionistas está estabelecido na página 51 e a partir da página 84 (ementário) do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
Período |
Disciplina |
Horas |
Finalidade |
|||
1 | Aritmética Básica | 16 | Alfabetização matemática para adultos e terceira idade na Universidade Federal de Rondonópolis. | |||
1 | Geometria Analítica I | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com aplicações em criptografia e problemas de transportes e semáforos. | |||
1 | Geometria Euclidiana I | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com materiais geométricos para trabalhar conteúdos da Saeb. | |||
1 | Matemática Elementar I | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com jogos na aprendizagem de funções. | |||
2 | Análise Combinatória | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico para introduzir o problema de coloração de mapas. | |||
2 | Geometria Analítica II | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com os instrumentos elipsógrafo, parabológrafo e hiperbológrafo. | |||
2 | Geometria Euclidiana II | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com materiais geométricos para trabalhar conteúdos da Saeb. | |||
2 | Matemática Elementar II | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com softwares na aprendizagem de funções. | |||
3 | Álgebra Linear I | 16 | Cursos à comunidade sobre aplicações no tratamento da informação e de códigos. | |||
3 | Desenho Geométrico e Geometria Descritiva | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico de softwares geométricos livres para trabalhar conteúdos da Saeb. | |||
4 | Álgebra Linear II | 16 | Cursos à comunidade sobre aplicações no tratamento da informação e de códigos. | |||
4 | Teoria dos Números | 16 | Oficinas abertas à comunidade no laboratório de matemática para aplicações cotidianas dos conjuntos numéricos. | |||
5 | Otimização Linear | 16 | Oficinas voltadas ao mercado financeiro sobre otimização de uma carteira de investimentos. | |||
6 | Cálculo Numérico | 16 | Oficinas à comunidade para modelagem de problemas meteorológicos e outras aplicações. | |||
7 | Equações Diferenciais Ordinárias | 16 | Oficinas à comunidade voltadas à perícia criminal e problemas epidemiológicos. | |||
7 | Física Experimental | 16 | Oficinas no laboratório de física para o ensino básico com projetos aplicados de conceitos físicos para auxílio no Saeb. | |||
7 | História da Matemática | 16 | Oficinas no laboratório de matemática para o ensino básico com desenvolvimento de temas em uma perspectiva histórica. | |||
7 | Probabilidade e Estatística I | 16 | Realização de estudos de dados comerciais, empresariais e de políticas públicas do município. | |||
8 | Geometria Diferencial | 16 | Modelagem do problema de empacotamento automático com dados de indústrias do município. | |||
8 | Probabilidade e Estatística II | 16 | Realização de estudos de dados comerciais, empresariais e de políticas públicas do município. | |||
Total | 320 | 10% da carga horária total do curso |