Universidade Federal de Rondonópolis

Portal do Estudante

FAQ

Você pode entrar em contato com o Registro Escolar, via WhatsApp, pelo número (66) 3410-4066. Se preciso, é possível ir até à universidade no período da manhã, das 7h às 11h, ou no período da tarde, das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, caso não ocorra suspensão das atividades presenciais na UFR.

Não será possível a realização de transferência nem de mobilidade acadêmica no período de vigência do Calendário 2021/1 em virtude da variabilidade de realização de ofertas de disciplinas no cenário nacional decorrente da pandemia do novo coronavírus.

1-      Acesse o SEI e selecione o tipo de processo “Peticionamento”, opção RONDONÓPOLIS – SOLICITAÇÃO DE ATESTADOS. Seu processo será encaminhado diretamente ao Registro Escolar.

2-       Em documento principal, deverá abrir a opção “clique aqui para editar conteúdo”. Escreva em DETALHAMENTO DA SOLICITAÇÃO apenas os nomes das disciplinas que deseja excluir do AVA.

OU

1-      Crie um processo no SEI a ser encaminhado para a unidade CUR SRE – Supervisão de Registro Escolar. Esse processo será encaminhado ao Registro Escolar.

2-      Escolha o tipo do processo: Exclusão de Disciplina.

3-      Na solicitação de edição “clique aqui para editar conteúdo”, escreva em DETALHAMENTO DA SOLICITAÇÃO apenas os nomes das disciplinas que deseja excluir do AVA.

Se você é VETERANO, acesse o portal da UFR, clique em “Sistemas Integrados” e selecione a opção “Protocolo Virtual” para a solicitação de trancamento automático de matrícula. Na solicitação de trancamento, um documento deverá ser anexado. Esse documento pode ser o histórico escolar ou a própria declaração solicitando o trancamento.

O prazo final para o trancamento de matrícula é 06/10/2021. 

Em caso de dúvidas, confira o tutorial de trancamento de matrícula para veteranos.

Se você é CALOURO, ingressante da UFR 2021/1, envie um e-mail para registroescolar@ufr.edu.br. No campo “Assunto”, escreva “Trancamento de matrícula”. No texto do e-mail, informe: seu nome, RGA, CPF, nome do curso e o motivo da solicitação do trancamento. Sem essas informações, não será possível efetivar o trancamento.

Você, calouro(a) ou veterano(a), pode entrar em contato com a coordenação de seu curso no período de 01 a 13 e setembro de 2021 e fazer sua solicitação (de inclusão ou de acréscimo de disciplina).

O ajuste de matrícula é feito diretamente pelo(a) estudante, calouro ou veterano, clicando em “Sistemas Integrados” no menu horizontal, na parte superior do site https://ufr.edu.br/.

Os(as) estudantes, calouros(as) e veteranos(as), que queiram acrescentar ou retirar disciplinas para 2021/1. O período de ajuste de matrícula do(a) estudante será de 01 a 13 e setembro de 2021.

Se você entregou seus documentos no Registro Escolar, sua matrícula em 2021/1 é feita pelo setor, automaticamente. Você receberá e-mail informando acerca disso com o envio da senha de acesso aos sistemas da universidade.

Você permanecerá mais tempo na universidade para concluir o curso. Poderá ainda perder boas oportunidades de trabalho que exijam o diploma de conclusão de curso. Além disso, se você recebe qualquer tipo de auxílio da PROECE, ele será cancelado com o trancamento da matrícula.

O acesso à biblioteca virtual pode ser feito a qualquer momento, a partir do site ufr.edu.br, clicando no menu superior direito em “Serviços Digitais” e, na sequência, em “Minha Biblioteca” ou clicando no link https://sistema.ufr.edu.br/login-form. Será necessário fazer seu login com o e-mail institucional.

O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Atendimentos no período noturno podem ser agendados pelo WhatsApp (66) 3410-4032 ou pelo
e-mail biblioteca@ufr.edu.br.

O acervo físico da biblioteca é consultado neste endereço, quando se deverá anotar o número de classificação do livro, antes de se dirigir à biblioteca física, para facilitar a identificação da localização da obra na biblioteca.

Mais informações sobre o funcionamento da Biblioteca Universitária da UFR podem ser obtidas neste endereço eletrônico, pelo e-mail biblioteca@ufr.edu.br ou pelo WhatsApp (66) 3410-4032.

A UFR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis (PROECE), disponibiliza recurso ao(à) estudante para acesso à internet e/ou aquisição de notebooks ou computadores no Edital 14/2021.

Para saber se você atende aos pré-requisitos constantes no Edital 14/2021 acesse: https://ufr.edu.br/noticia/proece-divulga-edital-de-cadastramento-para-o-recebimento-do-auxilio-inclusao-digital/
Em caso de dúvidas, você poderá ligar para (66) 3410 4060 ou enviar e-mail: cae.proece@ufr.edu.br.

Sim. A solicitação de matrícula em disciplinas de outros cursos é feita pelo(a) estudante no Protocolo Virtual. A aprovação de matrícula em outros cursos é condicionada ao número de vagas disponível e ao deferimento pelas coordenações de curso do estudante e da disciplina.

Sim. Essa é uma decisão a ser avaliada pelo colegiado de cada curso, mesmo nos casos de Estágio. Atividades a serem feitas exclusivamente em laboratório ou que não possam ser realizadas de maneira remota devem observar os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias e dos protocolos do comitê da Covid-19 da Universidade Federal de Rondonópolis para a sua realização.

O número máximo de disciplinas e/ou créditos nos quais você pode se matricular será definido pelos cursos e seus respectivos colegiados. Consulte a coordenação do curso na hora de fazer o ajuste de matrícula para não ultrapassar o limite de disciplinas do período.

As aulas síncronas on-line devem ser realizadas nos mesmos dias e horários estabelecidos na planilha de matrícula. 

Se a oferta de disciplinas de seu curso for modular, é possível que docentes e discentes acordem outros horários, sempre respeitando-se o turno de matrícula.

Conforme edital do SISU 2021, se o(a) estudante calouro(a) não participar de nenhuma aula nos 10 primeiros dias letivos e não solicitar o trancamento especial de matrícula, terá a sua matrícula cancelada e perderá a sua vaga no curso.
Portanto, fique atento(a) ao início de suas aulas para que consiga participar nesse período inicial a fim de garantir sua vaga.
Caso participe de pelos menos uma aula nos 10 primeiros dias, você terá até 06/10/2021 para solicitar o seu trancamento especial, se precisar.
Lembre-se de manter seus dados atualizados (telefone e
e-mail) e de estar em contato com a coordenação de seu curso.

Não é obrigatória a matrícula nas disciplinas do Calendário 2021/1 para calouros e veteranos. É importante, contudo, avaliar o histórico escolar (se veterano) a fim de ponderar a nova previsão para a colação de grau. No caso de calouro(a), após atualizada a matrícula e verificada inviabilidade para estudo remoto, pode-se considerar a possibilidade de trancamento em condições especiais.

Não. Para o calendário de 2021/1, estão previstas três formas de oferta de ensino: presencial, híbrida e remota. Consulte a forma de oferta das disciplinas de seu curso neste link: https://ufr.edu.br/noticia/formas-de-oferta-das-disciplinas-do-calendario-letivo-2021-1/

As disciplinas com carga horária total ou parcial de forma presencial estarão condicionadas à observância dos protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias e dos protocolos do comitê da Covid-19 da Universidade Federal de Rondonópolis. Esse Comitê avaliará as condições sanitárias para a possibilidade de aulas presenciais de modo seguro a toda a comunidade acadêmica.

As disciplinas realizadas de forma remota ou híbrida farão uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e de outra(s) plataforma(s) digital(is) ou recurso(s) definido(s) pelo(a) professor(a). O AVA Moodle utilizado pela UFR pode ser acessado em: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.ava/ ou pelo aplicativo UFMT AVA Graduação.

Sim. Todos os cursos irão ofertar disciplinas no calendário 2021/1.