Portal do Estudante - Perguntas Frequentes
  • Página inicial
  • Perguntas Frequentes
O que devo fazer se eu apresentar sintomas da Covid após o retorno presencial às aulas?
Caso desconfie de algum sintoma, faça o teste. Se o resultado for negativo, retorne às atividades presenciais. Se o resultado do teste for positivo, retorne às atividades presenciais após 10 dias d...

04/03/2022

Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
O atendimento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.   O acervo físico da biblioteca pode ser consultado no catálogo on-line biblioteca.ufr.edu.br. O acervo digital da Minha...

04/03/2022

Como posso entrar em contato com a Diretoria de Registro e Acompanhamento Escolar?
Você pode entrar em contato com a Diretoria de Registro e Acompanhamento Escolar pelo telefone (66) 3410-4066. Presencialmente, o atendimento ocorre no período da manhã, das 7h às 11h, e no período...

23/08/2021

Será possível a realização de transferência e/ou de mobilidade acadêmica no período de vigência do Calendário 2021/2?
Não será possível a realização de transferência nem de mobilidade acadêmica no período de vigência do Calendário 2021/2 em virtude da variabilidade de realização de ofertas de disciplinas no cenári...

23/08/2021

Como faço o trancamento de matrícula?
Acesse o portal da UFR, clique em “Sistemas Integrados” e selecione a opção “Protocolo Virtual” para a solicitação de trancamento automático de matrícula. Na solicitação de trancamento, um document...

23/08/2021

Não consegui acessar o SIGA para fazer o meu ajuste de matrícula. O que eu faço?
Você pode entrar em contato com a coordenação de seu curso no período de 08 a 10 de março de 2022 e fazer sua solicitação (de inclusão ou de acréscimo de disciplina).

23/08/2021

Como faço o ajuste de matrícula?
O ajuste de matrícula é feito diretamente pelo(a) estudante veterano, clicando em “Sistemas Integrados” no menu horizontal, na parte superior do site https://ufr.edu.br/ ou aqui.

23/08/2021

Quem precisa fazer ajuste de matrícula em 2021/2?
Os(as) estudantes veteranos(as), que queiram acrescentar ou retirar disciplinas para 2021/2. O período de ajuste de matrícula do(a) estudante será de 02 a 03 de março de 2022.

23/08/2021

Sou calouro(a) e fiz a pré-matrícula. Preciso me matricular nas disciplinas de 2021/2?
Se você entregou seus documentos na Diretoria de Registro e Acompanhamento Escolar, sua matrícula em 2021/2 é feita automaticamente. Você receberá e-mail informando acerca disso com o envio da senh...

23/08/2021

O que acontece se eu realizar o trancamento total de matrícula neste semestre?
Você permanecerá mais tempo na universidade para concluir o curso. Poderá ainda perder boas oportunidades de trabalho que exijam o diploma de conclusão de curso. Além disso, se você recebe qualquer...

23/08/2021

Posso me matricular em disciplinas de outros cursos?
Sim. A solicitação de matrícula em disciplinas de outros cursos é feita pelo(a) estudante no Protocolo Virtual. A aprovação de matrícula em outros cursos é condicionada ao número de vagas disponíve...

23/08/2021

Em quantas disciplinas posso me matricular no semestre de 2021/2?
O número máximo de disciplinas e/ou créditos nos quais você pode se matricular será definido pelos cursos e seus respectivos colegiados. Consulte a coordenação do curso na hora de fazer o ajuste de...

23/08/2021

Os(as) estudantes poderão ter aulas remotas caso não sejam das disciplinas de oferta remota?
Sim, se se enquadrarem em uma das condições previstas na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021, a saber:   idade igual ou superior a 60 anos; tabagismo; ob...

23/08/2021

O que acontece ao(à) calouro(a) que não consiga participar nos 10 primeiros dias das aulas?
Conforme edital do SISU 2021, se o(a) estudante calouro(a) não participar de nenhuma aula nos 10 primeiros dias letivos e não solicitar o trancamento especial de matrícula, terá a sua matrícula can...

23/08/2021

Todos os cursos terão disciplinas ofertadas PRESENCIALMENTE no calendário 2021/2?
Não. Algumas disciplinas do calendário 2021/2 serão ofertadas remotamente em virtude da condição legal de alguns docentes. Confira aqui as disciplinas com oferta remota.

23/08/2021

O que devo fazer se eu apresentar sintomas da Covid após o retorno presencial às aulas?
Caso desconfie de algum sintoma, faça o teste. Se o resultado for negativo, retorne às atividades presenciais. Se o resultado do teste for positivo, retorne às atividades presenciais após 10 dias d...

04/03/2022

Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
O atendimento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.   O acervo físico da biblioteca pode ser consultado no catálogo on-line biblioteca.ufr.edu.br. O acervo digital da Minha...

04/03/2022

Como posso entrar em contato com a Diretoria de Registro e Acompanhamento Escolar?
Você pode entrar em contato com a Diretoria de Registro e Acompanhamento Escolar pelo telefone (66) 3410-4066. Presencialmente, o atendimento ocorre no período da manhã, das 7h às 11h, e no período...

23/08/2021

Será possível a realização de transferência e/ou de mobilidade acadêmica no período de vigência do Calendário 2021/2?
Não será possível a realização de transferência nem de mobilidade acadêmica no período de vigência do Calendário 2021/2 em virtude da variabilidade de realização de ofertas de disciplinas no cenári...

23/08/2021

Como faço o trancamento de matrícula?
Acesse o portal da UFR, clique em “Sistemas Integrados” e selecione a opção “Protocolo Virtual” para a solicitação de trancamento automático de matrícula. Na solicitação de trancamento, um document...

23/08/2021

Não consegui acessar o SIGA para fazer o meu ajuste de matrícula. O que eu faço?
Você pode entrar em contato com a coordenação de seu curso no período de 08 a 10 de março de 2022 e fazer sua solicitação (de inclusão ou de acréscimo de disciplina).

23/08/2021

Como faço o ajuste de matrícula?
O ajuste de matrícula é feito diretamente pelo(a) estudante veterano, clicando em “Sistemas Integrados” no menu horizontal, na parte superior do site https://ufr.edu.br/ ou aqui.

23/08/2021

Quem precisa fazer ajuste de matrícula em 2021/2?
Os(as) estudantes veteranos(as), que queiram acrescentar ou retirar disciplinas para 2021/2. O período de ajuste de matrícula do(a) estudante será de 02 a 03 de março de 2022.

23/08/2021

Sou calouro(a) e fiz a pré-matrícula. Preciso me matricular nas disciplinas de 2021/2?
Se você entregou seus documentos na Diretoria de Registro e Acompanhamento Escolar, sua matrícula em 2021/2 é feita automaticamente. Você receberá e-mail informando acerca disso com o envio da senh...

23/08/2021

O que acontece se eu realizar o trancamento total de matrícula neste semestre?
Você permanecerá mais tempo na universidade para concluir o curso. Poderá ainda perder boas oportunidades de trabalho que exijam o diploma de conclusão de curso. Além disso, se você recebe qualquer...

23/08/2021

Posso me matricular em disciplinas de outros cursos?
Sim. A solicitação de matrícula em disciplinas de outros cursos é feita pelo(a) estudante no Protocolo Virtual. A aprovação de matrícula em outros cursos é condicionada ao número de vagas disponíve...

23/08/2021

Em quantas disciplinas posso me matricular no semestre de 2021/2?
O número máximo de disciplinas e/ou créditos nos quais você pode se matricular será definido pelos cursos e seus respectivos colegiados. Consulte a coordenação do curso na hora de fazer o ajuste de...

23/08/2021

Os(as) estudantes poderão ter aulas remotas caso não sejam das disciplinas de oferta remota?
Sim, se se enquadrarem em uma das condições previstas na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021, a saber:   idade igual ou superior a 60 anos; tabagismo; ob...

23/08/2021

O que acontece ao(à) calouro(a) que não consiga participar nos 10 primeiros dias das aulas?
Conforme edital do SISU 2021, se o(a) estudante calouro(a) não participar de nenhuma aula nos 10 primeiros dias letivos e não solicitar o trancamento especial de matrícula, terá a sua matrícula can...

23/08/2021

Todos os cursos terão disciplinas ofertadas PRESENCIALMENTE no calendário 2021/2?
Não. Algumas disciplinas do calendário 2021/2 serão ofertadas remotamente em virtude da condição legal de alguns docentes. Confira aqui as disciplinas com oferta remota.

23/08/2021

Ou explore uma tag:
Biblioteca