Caso desconfie de algum sintoma, faça o teste. Se o resultado for negativo, retorne às atividades presenciais. Se o resultado do teste for positivo, retorne às atividades presenciais após 10 dias do início dos primeiros sintomas, se estiver sem sintomas clínicos da doença, e há pelo menos 24h sem febre.
Não deixe de se proteger adequadamente. Confira nosso infográfico com dicas.
O atendimento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
O acervo físico da biblioteca pode ser consultado no catálogo on-line biblioteca.ufr.edu.br.
O acervo digital da Minha Biblioteca pode ser consultado aqui.
Mais informações sobre o funcionamento da Biblioteca Universitária da UFR podem ser obtidas no site da biblioteca, pelo e-mail biblioteca@ufr.edu.br ou pelo WhatsApp (66) 3410-4032.
Você pode entrar em contato com a Diretoria de Registro e Acompanhamento Escolar pelo telefone (66) 3410-4066. Presencialmente, o atendimento ocorre no período da manhã, das 7h às 11h, e no período da tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Não será possível a realização de transferência nem de mobilidade acadêmica no período de vigência do Calendário 2021/2 em virtude da variabilidade de realização de ofertas de disciplinas no cenário nacional decorrente da pandemia do novo coronavírus.
Acesse o portal da UFR, clique em “Sistemas Integrados” e selecione a opção “Protocolo Virtual” para a solicitação de trancamento automático de matrícula. Na solicitação de trancamento, um documento deverá ser anexado. Esse documento pode ser o histórico escolar ou a própria declaração solicitando o trancamento.
O prazo final para o trancamento de matrícula é 05 de abril de 2022.
Em caso de dúvidas, confira o tutorial de trancamento de matrícula para veteranos.
Você pode entrar em contato com a coordenação de seu curso no período de 08 a 10 de março de 2022 e fazer sua solicitação (de inclusão ou de acréscimo de disciplina).
O ajuste de matrícula é feito diretamente pelo(a) estudante veterano, clicando em “Sistemas Integrados” no menu horizontal, na parte superior do site https://ufr.edu.br/ ou aqui.
Os(as) estudantes veteranos(as), que queiram acrescentar ou retirar disciplinas para 2021/2. O período de ajuste de matrícula do(a) estudante será de 02 a 03 de março de 2022.
Se você entregou seus documentos na Diretoria de Registro e Acompanhamento Escolar, sua matrícula em 2021/2 é feita automaticamente. Você receberá e-mail informando acerca disso com o envio da senha de acesso aos sistemas da universidade.
Você permanecerá mais tempo na universidade para concluir o curso. Poderá ainda perder boas oportunidades de trabalho que exijam o diploma de conclusão de curso. Além disso, se você recebe qualquer tipo de auxílio da PROECE, ele será cancelado com o trancamento da matrícula.
Sim. A solicitação de matrícula em disciplinas de outros cursos é feita pelo(a) estudante no Protocolo Virtual. A aprovação de matrícula em outros cursos é condicionada ao número de vagas disponível e ao deferimento pelas coordenações de curso do estudante e da disciplina.
O número máximo de disciplinas e/ou créditos nos quais você pode se matricular será definido pelos cursos e seus respectivos colegiados. Consulte a coordenação do curso na hora de fazer o ajuste de matrícula para não ultrapassar o limite de disciplinas do período.
Sim, se se enquadrarem em uma das condições previstas na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021, a saber:
- idade igual ou superior a 60 anos;
- tabagismo;
- obesidade;
- miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica etc.);
- hipertensão arterial;
- doença cerebrovascular;
- pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, DPOC);
- imunodepressão e imunossupressão;
- doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5);
- diabetes melito, conforme juízo clínico;
- doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica;
- neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele);
- cirrose hepática;
- doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); e
- gestação.
Os(as) estudantes que se enquadrarem nas condições acima, e quiserem o ensino remoto, precisam fazer essa solicitação após a efetivação de sua matrícula. Para isso, devem fazer o peticionamento de regime domiciliar por meio de processo gerado no Sistema Eletrônico de Informação – SEI . No pedido, o(a) estudante deve incluir o histórico escolar e o atestado médico.
Conforme edital do SISU 2021, se o(a) estudante calouro(a) não participar de nenhuma aula nos 10 primeiros dias letivos e não solicitar o trancamento especial de matrícula, terá a sua matrícula cancelada e perderá a sua vaga no curso.
Portanto, fique atento(a) ao início de suas aulas para que consiga participar nesse período inicial a fim de garantir sua vaga.
Lembre-se de manter seus dados atualizados (telefone e e-mail) e de estar em contato com a coordenação de seu curso.
Não. Algumas disciplinas do calendário 2021/2 serão ofertadas remotamente em virtude da condição legal de alguns docentes. Confira aqui as disciplinas com oferta remota.