QUAL A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA OS(AS) ESTUDANTES?

Se você acredita que a vida do(a) estudante universitário(a) resume-se na construção de conhecimento apenas no espaço da sala de aula, você está muito enganado(a). Um curso de graduação completo oferece aos(às) seus(suas) discentes grupos de estudo, pesquisas, projetos de iniciação científica e uma infinidade de minicursos e atividades extraclasse. Ainda, oferece a oportunidade para que estes(as) discentes também participem de atividades de Extensão Universitária.
Em conformidade com a Constituição Federal (BRASIL, 1988), a Extensão Universitária é uma das facetas do ensino, no conhecido tripé da educação, composto juntamente com o Ensino e a Pesquisa.
A Extensão Universitária é uma das atividades extraclasse mais importantes oferecidas pela universidade uma vez que ela tem o poder de articular outras universidades, instituições de ensino, associações e as comunidades ao redor, possibilitando o desenvolvimento de ações, projetos e programas fantásticos, pelos quais todos se beneficiam, tanto os(as) discentes e docentes, quanto a comunidade!

E o que é que os(as) estudantes ganham com isso?

É verdade que muitas vezes iremos colocar a teoria em prática no decorrer de nossas vidas, nos fazendo refletir acerca da importância do conhecimento construído nos anos universitários. Contudo, a prática assume um papel inverso por meio da Extensão Universitária, pois ações extensionistas propiciam aos(às) estudantes a atuação direta com comunidades fora dos muros da universidade, em níveis local, regional, nacional e até internacional: os(as) discentes relacionam a teoria aprendida na universidade com a prática situada e constroem um novo conhecimento a partir dos saberes aprendidos naquelas ações, aumentando o escopo teórico. É uma via de mão dupla: estudantes ensinam e aprendem nas localidades onde as ações extensionistas ocorrem, e trazem os saberes construídos com a comunidade para dentro da universidade!

Ainda, a extensão universitária consiste em uma experiência incrível na qual os(as) estudantes podem explorar os mais diversos conhecimentos, e acima de tudo, perceber se fez a escolha acertada com o curso pelo qual optou, desenvolver habilidades nunca antes imaginadas.

E aí? O que você achou da Extensão Universitária?
Tem mais alguma dúvida? Pergunte aos seus professores sobre as ações extensionistas que eles coordenam, ou nos procure na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Assuntos Estudantis, pelo e-mail proece@ufr.edu.br.