Universidade Federal de Rondonópolis

Ciências Econômicas | UFR

Apresentação

O Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP/UFR) busca responder às demandas regionais por um profissional economista apto a oferecer soluções técnicas voltadas, especialmente, a três linhas de atuação aplicadas:

1. agronegócio;
  2. desenvolvimento econômico;
  3. economia de empresas.

A missão do curso divide-se em três aspectos: a) formar cidadãos que tenham condições de compreender as questões econômicas do estado de Mato Grosso no seu contexto histórico-social; b) formar profissionais qualificados que sejam capazes de tomar decisões nos seus ambientes de trabalho, que superem seus desafios específicos e que, no agregado, contribuam para o desenvolvimento econômico regional; c) desenvolver intelectualmente cidadãos capazes de analisar, criticar, discutir e adquirir novos conhecimentos que contribuam positivamente para o desenvolvimento econômico em seu sentido mais amplo.

Regime Acadêmico

Regime de crédito semestral.

Número de Vagas e Entrada

86 (oitenta e seis) vagas, sendo uma entrada de 43 (quarenta e três) alunos no primeiro semestre letivo e, outra, também de 43 (quarenta e três) alunos, no segundo semestre letivo.

Turno de Funcionamento

Noturno.

Períodos de Integralização

O curso será integralizado no período mínimo de 08 semestres (04 anos) e, no máximo, 12 semestres (06 anos).

Dimensão das Turmas

Desde o ingresso até o término do Curso de Ciências Econômicas são formadas turmas de até 50 (cinquenta) alunos nas disciplinas teóricas, práticas e de trabalho de conclusão de curso.

Formas de Ingresso no Curso

A principal forma de ingresso no curso é através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das Universidades Públicas Federais. Existem, também, as demais formas de ingresso amparadas pela legislação e acolhidas pela Universidade Federal de Rondonópolis, dentre elas: Processo Seletivo Específico, Sobrevagas, Transferência Facultativa, Admissão de Graduado, Transferência Compulsória. Para mais informações sobre as formas de ingresso, clique aqui.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Como característica prioritária do perfil de profissional economista, entende-se que a capacidade de relacionar conteúdos teóricos com a resolução de problemas aplicados, evidencia-se como um atributo essencial. Nesse ponto, destacam-se as características comparativas do ensino em economia a partir de uma sólida formação em metodologias empíricas de avaliação científica dos fenômenos econômicos. Portanto, o vértice central do perfil pretendido pelo Curso de Ciências Econômicas da UFR visa desenvolver profissionais aptos a converterem o conhecimento teórico em capacidade de atuação aplicada.

O egresso do Curso de Ciências Econômicas será contemplado com o grau de bacharel em Ciências Econômicas. Utilizando as palavras do Art. 3º da Resolução n. 4 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 13 de julho de 2007, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas, o aluno egresso possuirá as seguintes habilidades e competências: “capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais”.

Seguindo ainda o artigo supracitado, aponta-se que o aluno egresso “deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, exigidos os seguintes pressupostos: I – uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social; II – capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; III – capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e IV – domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita”.

Para mais informações sobre o curso, acesse os seguintes documentos:

Resolução CONSUNI N. 15, de 12 de agosto de 2020

Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Ciências Econômicas FACAP/UFR