Universidade Federal de Rondonópolis

Ciências Econômicas | UFR

Docentes

Docentes Efetivos

O corpo docente do Curso de Ciências Econômicas FACAP/UFR é formado por doze professores efetivos:

Angel dos Santos Fachinelli Ferrarini

Doutora em Economia Aplicada na Escola Superior em Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo (USP). Possui, Mestrado em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)- Londrina-PR (2011). Pós-Graduada em Controladoria e Finanças na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) Londrina-PR (2010), com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2008). Atualmente é Professora na Universidade Federal do Mato Grosso campus Rondonópolis. Experiência na área: Economia, Economia Regional, Administração Financeira, Estatística, Métodos econométricos e modelos Computacionais de Equilíbrio Geral.

E-mail: angel.ferrarini@ufr.edu.br

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Microeconomia I
  • Microeconomia II
  • Microeconomia III

Link para o Lattes.

Antônio Carneiro de Almeida Júnior

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, PPGDE/UFPR, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, PPGDE/UFPR, e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba. Experiência nas áreas de ensino e pesquisa. Tem como linhas de pesquisa: Crises Cíclicas de Superprodução, Velocidade de Rotação do Capital, Economia Brasileira e Modo de Produção Socialista. 

E-mail: antonio.almeida@ufr.edu.br

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Economia Brasileira I
  • Economia Brasileira II
  • Ação de Extensão I

Link para o Lattes.

Carlos Eduardo de Freitas

Doutorado (2015) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/PIMES). Mestrado (2010) em Teoria Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PCE) e bacharel (2007) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/DCO). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Avaliação e Simulação de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desemprego e renda, modelos dinâmicos de equilíbrio geral, métodos quantitativos, econometria aplicada, modelos macroeconômicos e previdenciários. Tem conhecimento em modelos de equilíbrio geral dinâmicos e estocásticos -D(S)GE, modelos de gerações sobrepostas (OLG), modelos de avaliação de políticas públicas, linguagem de programação e uso de pacotes computacionais (Python e R).

E-mail: carlos.freitas@ufr.edu.br

Docente cedido ao Governo do Estado de Goiás. PORTARIA REITORIA UFR_nº38

Link para o Lattes.

Cássio Giovanni de Aguiar Costa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa/UFV (1999); especialização em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (2003); mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2007) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG (2016). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, Gestão e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia e Gestão Rural, Agronegócio, Economia Ambiental e dos Recursos Naturais, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Corporativa.

E-mail: cassio@ufr.edu.br

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Fundamentos de Economia (Curso de Sistemas de Informação)
  • Economia Ambiental
  • Economia de Empresas (Curso de Administração)

Link para o Lattes.

Cláudio Eurico Seibert Fernandes da Silva

Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento Regional da Faculdade de Economia na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Especialista em Gestão Financeira pela Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR; Economista pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professor Assistente I na Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas – FACAP – Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. Trabalha nas áreas de Economia Internacional; Desenvolvimento Regional e Microeconomia.

E-mail: claudio.seibert@ufr.edu.br

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Ação de Extensão II
  • Contabilidade Social
  • Economia Internacional

Link para o Lattes.

Djalma Adão Barbosa Júnior

Estudante de Doutorado pelo Programa de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Engenharia (UFV) e Mestre em Economia Aplicada (UFV). Professor Adjunto II, na área de Métodos Quantitativos, da Universidade Federal de Rondonópolis.

E-mail: djalma.barbosa@ufr.edu.br

  • Docente Coordenador de Estágio Supervisionado Não Obrigatório

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Econometria (Curso de Ciências Contábeis)
  • Métodos Quantitativos em Economia I
  • Métodos Quantitativos em Economia II
  • Extensão I

Link para o Lattes.

Fábio Nobuo Nishimura

Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor da Graduação da Universidade Federal de Rondonópolis – MT e da Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua nas áreas de Economia da Saúde, Economia dos Programas de Bem Estar Social, Avaliação de Políticas e Programas e Econometria.

E-mail: fabio@ufr.edu.br

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Econometria
  • Tópicos em Econometria
  • Economia Rural (Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental)

Link para o Lattes.

Juliano Morais Galle

Doutorando em Economia Aplicada pela FEA-RP/USP com mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor efetivo do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis (antigo campos da UFMT). Suas últimas pesquisas abordam a sustentabilidade da dívida pública brasileira, a relação entre a Selic e os juros do crédito e o canal de empréstimos bancários como mecanismo transmissão de Política Monetária. Na docência, ministra as disciplinas de Métodos Quantitativos, Estatística Econômica e Econometria de Séries Temporais, todas elas no curso de Ciências Econômicas.

E-mail: juliano.galle@ufr.edu.br

Professor afastado para pós-graduação stricto sensu, nível doutorado.

Link para o Lattes.

Kelly Cardoso Faro

Doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) na área de Teoria Econômica. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Tem experiência na área de Economia Monetária-Financeira e Fiscal, sub-área de sua pesquisa. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP) da Universidade Federal de Rondonópolis.

E-mail: kelly.faro@ufr.edu.br

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Macroeconomia III
  • Trabalho de Conclusão de Curso I
  • Aplicações de Políticas Macroeconômicas

Link para o Lattes.

Leandro Pessoa de Lucena – in memoriam (31/08/1982 – 14/05/2021)

Pós – Doutor em Geografia Econômica (UFF/2017-2018), Doutor em Agronegócios (UFRGS/2014), Mestre em Agronegócios pelo consórcio (UFMS/UnB/UFG – 2010), Bacharel em Ciências Econômicas pela (UFMS/2005). Professor Adjunto IV do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR vinculado a Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas – FACAP. Tinha experiência na área de economia, com ênfase em métodos quantitativos e análises multicriteriais de decisões, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Agricultura Urbana e Segurança Alimentar, Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos, Mensuração econômica dos Impactos Ambientais, Análise de Cadeias Produtivas e Economia dos Recursos Naturais. 

Nota de pesar publicada pelo Curso de Ciências Econômicas.

Tributo ao Prof. Dr. Leandro Pessoa de Lucena.

Link para o Lattes.

Luis Gustavo Baricelo

Graduado em Ciências Econômicas pela UNESP (2011). Mestre (2014) e Doutor (2019) em Economia Aplicada pela ESALQ / USP. Possui interesse em desenvolvimento econômico, crescimento econômico e cadeias agroindustriais.

E-mail: luis.baricelo@ufr.edu.br

Docente Coordenador da Empresa Júnior do Curso de Economia

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Macroeconomia I
  • Macroeconomia 2
  • Políticas Agrícolas

Link para o Lattes.

Luís Otávio Bau Macedo

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2009), Mestre em Business and Economic Forecasting pela Kingston University (1997), Kingston upon Thames, Reino Unido, revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), graduação em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino (1994), Presidente Prudente/SP. Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso (2010 a 2019), atualmente, Universidade Federal de Rondonópolis (2020), professor visitante no Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies, Erfurt Universität, Alemanha (2019). Possui linhas de pesquisa relacionadas à economia institucional, governança de sistemas agroindustriais e desenvolvimento sustentável, publicações em periódicos internacionais e nacionais, diversos livros e capítulos publicados e projetos financiados por agências de pesquisa (Fapemat e Capes). 

E-mail: luis.otavio@ufr.edu.br

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Evolução do Pensamento Econômico
  • Extensão II

Link para o Lattes.

Renato Nataniel Wasques

É Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Paraná (2009), Mestre em Economia, área de concentração: Teoria Econômica, pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e Doutor em Economia, área de concentração: Desenvolvimento Econômico, pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). É Professor Adjunto III do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis. Desde fevereiro de 2019, exerce o cargo de Coordenador de Ensino de Graduação no Curso de Ciências Econômicas. Suas pesquisas se concentram nas seguintes linhas: 1) economia brasileira contemporânea; 2) pensamento social brasileiro; 3) desenvolvimento econômico e regional; 4) Estado, planejamento e desenvolvimento; 5) desenvolvimento industrial, inovação tecnológica e produtividade; e 6) políticas públicas e desigualdades regionais. Atualmente, suas pesquisas abrangem dois eixos, a saber: 1) planejamento, desenvolvimento econômico e democracia nos escritos de juventude de Celso Furtado; e 2) desenvolvimento socioeconômico mato-grossense nas primeiras décadas do século XXI. 

E-mail: renato.wasques@ufr.edu.br

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Desenvolvimento Econômico
  • Fundamentos de Economia
  • Macroeconomia IV

Link para o Lattes.

Docentes Contratados/Temporários

Atualmente, o Curso de Ciências Econômicas conta com o apoio de 1 professor substituto:

Marcos Túlio Dourado Lima

Possui Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), tendo como linha de pesquisa a Gestão ambiental e de recursos naturais: Tem experiência em análise de Gestão Ambiental, com o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e análise multivariada de dados, atuando principalmente nos seguintes temas: valoração de recursos naturais, desmatamento, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

E-mail: marcostuliodl@gmail.com

Disciplinas que leciona na graduação:

  • Economia do Setor Público
  • Economia Regional
  • Economia do Mato Grosso

Link para o Lattes.