Universidade Federal de Rondonópolis

PPGBIOS | UFR

..

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PPGBioS) foi autorizado em 2020 (198ª Reunião Ordinária do Conselho Técnico Científico da Educação Superior) e homologado pelo Ministério da Educação, por intermédio da Portaria MEC/GM Nº 658, de 20 de agosto de 2021.

Com abertura de sua primeira turma em 2021, o PPGBioS tem como missão “formar mestres com competência para promover a saúde, desenvolver a ciência e a tecnologia em saúde, e fortalecer o sistema de cuidados à saúde, considerando características sociais epidemiológicas e desafios do setor saúde no estado e região.”

Seus objetivos são produzir, aplicar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e educacionais em uma perspectiva interdisciplinar, através da capacitação de docentes e pesquisadores com visão ampla, reflexiva e crítica sobre a temática central do curso, o processo saúde-doença.

Propomos a realização de estudos integrados nas áreas de pesquisa básica e aplicada em saúde, desenvolvimento e inovação tecnológica, atentos às demandas locorregionais. O profissional a ser formado terá subsídios para exercer atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e atuação profissional, estabelecendo convergência entre as áreas biológicas e da saúde. O egresso irá atuar como agente transformador de sua realidade, com conhecimento integrado sobre as necessidades em saúde de indivíduos e coletividades, embasado em aspectos científicos, socioeconômicos, políticos e culturais.