..

Projeto de Autoavaliação

A Autoavaliação é um processo essencial para o contínuo aprimoramento e desenvolvimento do programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola. Reconhecendo a importância desse procedimento, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEAgri) da Universidade Federal de Rondonópolis se empenha em realizar uma avaliação interna em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Com base nos resultados obtidos, são identificados pontos de excelência a serem mantidos e fortalecidos, bem como áreas que demandam atenção e aprimoramento. Essas informações são fundamentais para orientar o planejamento estratégico e as ações de desenvolvimento do PPGEAgri, visando a excelência acadêmica e a contribuição significativa para o avanço da Engenharia Agrícola.

 

DOS INSTRUMENTOS DA AUTOAVALIAÇÃO

Para conduzir a Autoavaliação, são disponibilizados questionários específicos adaptados às necessidades de cada segmento envolvido no programa. Técnicos administrativos, discentes, docentes e egressos são convidados a compartilhar suas percepções, experiências e sugestões, contribuindo assim para uma análise abrangente acerca do programa. Além dos questionários, a autoavaliação do PPGEAgri também se utiliza de dados quantitativos e qualitativos obtidos por meio da Plataforma Stela Experta PG, a fim de fornecer uma visão ampla e objetiva do desempenho do programa em  diferentes áreas, tais como produção científica, inserção social, infraestrutura e gestão acadêmica.

A proposta de coleta de dados como instrumento de Autoavaliação será realizado por meio das seguintes fichas de avaliação que serão disponibilizadas para todos os integrantes do programa por meio de ficha eletrônica (formulários google):

1) Ficha de avaliação das disciplinas

2) Ficha de avaliação de atividades complementares promovido pelo PPGEAgri

3) Ficha de desempenho da secretaria administrativa

4) Ficha de avaliação do desempenho discente

5) Ficha de avaliação do Seminário referente à apresentação dos Projetos de Dissertação

6) Ficha de Avaliação de Bancas de Dissertação

7) Ficha de avaliação pelos discentes para o desempenho docentes nas disciplinas ministradas.

 

DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO

Para aplicar a avaliação ainda no ano 2019 foi proposto um formulário eletrônico Google com objetivo de contemplar o maior número de itens proposto no projeto de política de autoavaliação do PPGEAgri. Os resultados das avaliações anuais são apresentados ao plenário composto por docentes, discentes, técnicos e representantes de egressos do PPGEAgri, no início de cada ano, para que o Programa realize tomada decisões referentes aos anos subsequentes. Todas as fichas anuais são avaliadas conjuntamente para inserção dos resultados compilados no relatório final do quadriênio da avaliação Sucupira/CAPES. No relatório final o PPGEAgri apresenta gráficos e tabelas, bem como, as respectivas discussões dos resultados e das ações efetivadas que influenciaram nos resultados obtido pelo programa, para com isso, elaborar o planejamento estratégico do próximo quadriênio.

 

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGEAgri

Atualmente, a Comissão de Autoavaliação é composta pelo coordenador (Prof. Dr. Thiago Franco Duarte) e vice-coordenador do PPG (Prof. Dr. Tonny José Araújo da Silva), um professor permanente (Prof. Dr. Leandro Pereira Pacheco), e um representante discente matriculado (Natalia do Val Tavares).

 

RESULTADOS

ANEXO I

2022

2023