..

Linhas de Pesquisas

O PPGEAgri irá colaborar com a formação de recursos humanos, a nível de mestrado Acadêmico, desenvolvendo pesquisas na área de Ciências Agrárias. O curso contempla uma área de concentração (Engenharia Agrícola) dividida em duas linhas de pesquisas:

1) Engenharia de Sistemas Agrícolas e
2) Agroecossistemas.

A área de concentração em Engenharia Agrícola permite a realização de estudos e pesquisas nos agroecossistemas, tecnologias de produção agrícola em pequena e grande escala, a manutenção sustentável dos ecossistemas alterados por intervenções e, investigações por alternativas para manejar de forma racional e potencial a paisagem agrícola do cerrado.

A sustentabilidade da aplicação de tecnologias agrícolas só será possível se for aliada à sua perspectiva conservacionista da atividade. O uso intensivo da mecanização agrícola sem o adequado manejo do solo favorece a degradação e intensificam os processos erosivos de áreas produtivas. Os agroquímicos e os fertilizantes quando não aplicados corretamente contaminam rios, solos e ameaçam a fauna e flora silvestre, bem como os processos ecológicos. A prática de irrigação é tão importante quanto à fertilização, o controle de pragas e doenças, e os tratos culturais, porém, sem utilizar um plano de manejo, o risco de degradação ambiental será potencializado. Torna-se necessário minimizar os efeitos adversos da exploração agrícola sobre os ecossistemas, por meio de geração de conhecimentos que permitam realizar um planejamento de uso da terra com base na tecnologia agrícola e ambiental.

A linha de pesquisa “Engenharia de Sistemas Agrícolas” está voltada para os sistemas de produção agrícola. É uma linha de pesquisa que visa atender temas relacionados às atividades de produção agrícola em pequena e grande escala, fundamentada na Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia. O princípio básico dessa linha contempla um perfil sólido voltado para utilização de tecnologias inovadoras e conhecimento dos sistemas produtivos sustentáveis, com diretrizes de pesquisas para o desenvolvimento de projetos relacionados aos sistemas agrícolas de produção, incluindo todos os processos produtivos de preparo do solo, plantio, manejo cultural, irrigação, colheita, beneficiamento, armazenamento, conservação e ambiência.

A linha de pesquisa “Agroecossistemas” está voltada para a sustentabilidade ambiental. Para possuir rentabilidade e competitividade, o sistema de produção deve incorporar princípios e tecnologias de gestão ambiental, visando proporcionar maior qualidade de vida à população rural e urbana, respeitando para isso, a capacidade de suporte dos ecossistemas. Sendo assim, essa linha de pesquisa terá como suporte o uso da geomática, e desenvolverá projetos direcionados à:

1) Realizar diagnósticos ambientais com vistas a fornecerem bases para o planejamento racional das atividades agrícolas;
2) Avaliar de maneira quantitativa e qualitativa o grau de contaminação ou poluição relacionados aos sistemas agrícolas e,
3) Propor estratégias de restauração ecológica nos agroecossistemas e corpos hídricos.

As linhas de pesquisa apresentadas são fundamentais para garantir a segurança alimentar da população, aumentar a produção de fibras, energia, e conservação dos ecossistemas de maneira integrada com as atividades agrícolas.