Universidade Federal de Rondonópolis

ICAT | UFR

Institucional

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS (ICAT)

O Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas é uma das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e tem como atribuições planejar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, dando ênfase ao campo das ciências básicas. Contribuindo significativamente para consecução dessa excelência, o Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas foi implantado em 12 de dezembro de 2008, através da Resolução CD nº 47 da Universidade Federal de Mato Grosso, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharia. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação dos cursos de Pós Graduação Stricto-Sensu e Lato Sensu ao longo destes anos.

Através de seus 3 cursos de graduação (Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica e Zootecnia), formam alunos altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica. Durante a Graduação, o aluno tem a possibilidade de se envolver com o mundo da pesquisa, através de projetos integrados, atividades extra curriculares ou no contato com 3 Programas de Pós-Graduação (Engenharia Agrícola, Gestão e Tecnologia Ambiental e Zootecnia). Esses programas, com níveis de mestrado, objetivam a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados e possibilitam uma valiosa interface com a graduação.

Sua infraestrutura é composta por laboratórios, salas de aula, centros de informática e centros de apoio que totalizam toda a assistência voltada para o aluno e sua formação.

Graduações

1. Engenharia Agrícola e Ambiental

2. Engenharia Mecânica

3. Zootecnia

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado em Engenharia Agrícola

2. Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental

3. Mestrado em Zootecnia

Estrutura

Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas Profª. Drª. Niédja Marizze Cezar Alves.

Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola também pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Foi Professora Substituta do Instituto Federal da Paraíba, Campus Picuí. Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Rondonópolis. Área de trabalho – Pós-colheita de produtos agrícolas.

link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/9661006374047977

 

Diretora-Adjunto do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas Profª. Drª. Marcia Moreira Medeiros.

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL/USP, antiga FAENQUIL, 2003), mestrado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL/USP, 2007) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2012), com período sanduíche no Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal) entre 11/2009 a 07/2010. Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal de Rondonópolis, atuando no curso de Engenharia Mecânica desde 09/2013. Linhas de pesquisa: Caracterização microestrutural e mecânica de ligas metálicas e metais amorfos, caracterização e aplicação de ligas com memória de forma como atuadores, influência de parâmetros de impressão e caracterização mecânica de peças poliméricas produzidas por manufatura aditiva FDM. Desde 12/2020 é Diretora Adjunta do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Universidade Federal de Rondonópolis.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8260391121543962