Universidade Federal de Rondonópolis

ICAT | UFR

Cursos Pós-Graduação

MESTRADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA

Este Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PGEAgri) é o único curso de mestrado em Engenharia Agrícola implantado no Estado de Mato Grosso e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem por objetivo principal formar recursos humanos na área das ciências agrarias, com qualificação acadêmica, senso crítico, formação humanística docente e científica, fundamental para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. A Pós-Graduação é um excelente ambiente para atualização, criação e motivação no sentido de superar desafios, visando a geração de alternativas técnicas para os sistemas produtivos e para o avanço do conhecimento acadêmico e científico.

Carga horária do curso: 390 horas/aulas e 26 Créditos e/ou até 420 horas/aulas e 28 Créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa)
Modelo de regime acadêmico: Estrutura curricular semestral
Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses
Turno de funcionamento: Matutino e vespertino de acordo com a oferta semestral de disciplinas.
Quantidade de vagas anuais: 12 vagas de Ampla Concorrência
Telefone: (66) 3410-4041 / 3410-4121 (Coordenação/Secretaria)
Horário da secretaria: 7h às 11h e das 13h às 17h
E-mail: pgeagri@ufr.edu.br (Secretaria)
Website: https://ufr.edu.br/pgeagri

MESTRADO EM GESTÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental possui caráter inovador na região Centro-Oeste, ao centrar os seus eixos de pesquisa em gestão de recursos naturais e de tecnologias em sistemas ambientais, sendo recomendado pela área de Ciências Ambientais da CAPES. A característica central do programa é o de congregar disciplinas voltadas ao estudo interdisciplinar de problemas relacionados à análise da gestão dos sistemas ambientais e dos processos orientadas ao desenvolvimento socioeconômico regional. O grupo de pesquisadores vinculados ao programa foi constituído com a preocupação de operacionalizar as linhas de pesquisa em (i) Gestão Ambiental e de Recursos Naturais e (ii) Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade, com formação caráter interdisciplinar em três eixos: cientistas sociais (Administração, Ciências Econômicas e Geografia), pesquisadores em produção agrícola (Agronomia, Engenharia Agrícola) e pesquisadores ambientais (Ecologia, Química e Engenharia Ambiental).

Carga horária do curso: 360 horas/aulas e 24 Créditos e 405 horas e 27 Créditos incluindo o Estágio de Docência (obrigatório para todos os mestrandos matriculados como aluno regular)
Modelo de regime acadêmico: Estrutura curricular semestral
Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses
Turno de funcionamento: Matutino e vespertino e noturno, em regime de módulos e sequencial, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.
Quantidade de vagas anuais: 12 vagas de Ampla Concorrência
E-mail: ppgta@ufr.edu.br
Website: https://ufr.edu.br/ppgta

MESTRADO EM ZOOTECNIA

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFMT/Rondonópolis (PPGZoo) – autorizado em 2018, com abertura de sua primeira turma em 2019 – mantém formação acadêmica stricto sensu, em nível de Mestrado. Objetiva propiciar aos profissionais relacionados à ciências agrárias da região sul de Mato Grosso a qualificação em nível de pós-graduação. Formar pesquisadores e docentes; estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento de uma visão holística sobre os sistemas de produção animal; formar profissionais capazes de identificar problemas e propor soluções; produzir conhecimentos, tecnologias e produtos inovadores associados à criação e exploração racional de animais de interesse zootécnico; contribuir para a fixação de mestres em Zootecnia na região Centro-Oeste; apoiar os programas de difusão tecnológica, voltados para a realidade regional, transferindo os conhecimentos aos produtores rurais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região; promover e consolidar a integração com outras instituições; capacitar os grupos de pesquisa na área de Zootecnia e afins da UFMT e de instituições parceiras; prestar assistência às entidades governamentais e não governamentais em programas de desenvolvimento da produção animal na região; reduzir o impacto ambiental decorrente da pressão dos sistemas de produção animal sobre os recursos naturais. Está organizado em torno de uma área de concentração: Produção Animal, abriga duas linhas de pesquisa: Nutrição e Produção Animal e Melhoramento Genético Animal.

Carga horária do curso: 370h e 18 créditos
Modelo de regime acadêmico: crédito semestral
Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses.
Turno de funcionamento: Oscila entre os turnos matutino e vespertino, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.
Quantidade de vagas anuais: 11 vagas
Telefone: (66) 3410-4078 (Secretaria)
Horário da secretaria: 7h às 11h e das 13h às 17h
E-mail: ppgzoo@ufr.edu.br (Coordenação)
Website: ufr.edu.br/zootecnia/mestrado