Universidade Federal de Rondonópolis

ICAT | UFR

Cursos Graduação

    • ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL

O Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental tem por finalidade primordial produzir e socializar conhecimentos, contribuindo com a formação de cidadãos e profissionais altamente qualificados, atuando como vetor para o desenvolvimento regional. Desse modo, o engenheiro agrícola e ambiental terá uma formação que permite: projetar, implantar e administrar técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola; planejar métodos de armazenagem e construir silos, armazéns e estufas; levar ao campo soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem descuidar do desenvolvimento sustentável da agricultura; propor a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais; construir açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem. trabalhar nos projetos de máquinas e equipamentos agrícolas e se ocupar da mecanização agrícola e da eletrificação rural; assumir posição uma atitude empreendedora, atuando em todas as etapas do agronegócio, do planejamento da produção à comercialização do produto, gerir e administrar a propriedade agrícola e o agronegócio não só para fins públicos como também para conquistar seu espaço de trabalho na iniciativa privada. Além disso, há boas oportunidades dos profissionais atuarem nos setores agropecuário e agroindustrial, para trabalharem em pesquisa, geração e desenvolvimento de sistemas de produção e seus componentes tecnológicos.

Informações Do Curso:

Carga horária: 4064 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 10 e 15 semestres

Turno: Integral (matutino e vespertino)

Vagas: 86 anuais (43 por semestre)

Projeto Pedagógico do Curso: PPC (.pdf)

Consulta Plano de Ensino: https://www.ufmt.br/consulta-plano-de-ensino/632

Telefone: (66) 3410-4063 / (66) 3410-4029

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h

Email: eaa@ufr.edu.br

Website: https://ufr.edu.br/cursos/eaa/

Coordenadora do curso:

Profa. Dra. Maria da Conceição Trindade Bezerra e Oliveira

  • ENGENHARIA MECÂNICA

O curso de Engenharia Mecânica propõe para a formação do perfil do egresso: conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia mecânica; avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental e avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia e suas áreas tecnológicas tecnológicas de conhecimento podem envolver:

Projeto de Máquinas e Equipamentos Agro-industriais: Sistemas, Métodos e Processos de Produção, Transmissão, Distribuição, Utilização e Conservação de Energia Mecânica, Mobilidade, Máquinas em Geral;

Tecnologia Mecânica: Materiais de Construção Mecânica, Metrologia, Métodos e Processos de Usinagem e Conformação;

Projetos de Sistemas Termofluidos: Bombeamento, Conversão de Energia, Refrigeração, Vapor, Conforto Térmico;

Instrumentação e Automação Industrial: Instalações, Pneumática, Componentes e Dispositivos Mecânicos, Eletromecânicos, Magnéticos e Ópticos.

Informações Do Curso:

Carga horária: 4020 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 10 e 15 semestres

Turno: Integral (matutino e vespertino)

Vagas: 86 anuais (43 por semestre)

Projeto Pedagógico do Curso: PPC (.pdf)

Consulta Plano de Ensino: https://www.ufmt.br/consulta-plano-de-ensino/631

Telefone: (66) 3410-4099

Horário da secretaria: 07h às 11h / 13h às 17h

Email: mecanica@ufr.edu.br

Website: https://www.ufr.edu.br/mecanica

Coordenador do curso:

Prof. Dr. Ricardo Eugenio Bazán

  • ZOOTECNIA

O Curso de Zootecnia tem por princípio o desenvolvimento sustentável da produção animal, compreendendo os fatores biológicos e os aspectos de ordem econômica, social e ambiental. O Curso abrange uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, compreendendo: a nutrição e a alimentação animal, a forragicultura e pastagens, o melhoramento genético, o comportamento e bem estar animal, a reprodução, o manejo dos animais inseridos nos sistemas produtivos, bem como o planejamento e gerenciamento do empreendimento rural. De forma mais específica, destaca-se no contexto da Zootecnia a bovinocultura leiteira e de corte, a bubalinocultura, a equideocultura, a avicultura de corte e postura, a piscicultura, a suinocultura, a caprinocultura, a ovinocultura, a apicultura e a criação de animais silvestres. Ressalta-se o fato de que estas culturas estão presentes em praticamente todos os municípios do Estado de Mato Grosso, apresentando forte impacto em sua economia tanto no Estado como no País. Esta condição insere o Curso de Zootecnia como um dos principais agentes capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico e social, principalmente do Estado de Mato Grosso.

Informações Do Curso:

Carga horária: 3856 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 10 e 15 semestres

Turno: Integral (matutino e vespertino).

Vagas: 66 anuais (33 por semestre)

Projeto Pedagógico do Curso: PPC (.pdf)

Consulta Plano de Ensino (PPC antigo): https://www.ufmt.br/consulta-plano-de-ensino/637

Consulta Plano de Ensino (PPC vigente): https://www.ufmt.br/consulta-plano-de-ensino/654

Telefones: (66) 3410-4078 / (66) 3410-4058

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h

E-mail: zootecnia@ufr.edu.br

Site: https://www.ufr.edu.br/zootecnia

Coordenadora do curso:

Profa. Dr. Carla Heloisa Avelino Cabral