Universidade Federal de Rondonópolis

ICAT | UFR

Institucional

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS (ICAT)

O Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas é uma das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e tem como atribuições planejar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, dando ênfase ao campo das ciências básicas. Contribuindo significativamente para consecução dessa excelência, o Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas foi implantado em 12 de dezembro de 2008, através da Resolução CD n.º 47 da Universidade Federal de Mato Grosso, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharia. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação dos cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu e Lato Sensu ao longo destes anos.

Através de seus 4 cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica e Zootecnia), formam alunos altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica. Durante a Graduação, o aluno tem a possibilidade de se envolver com o mundo da pesquisa, através de projetos integrados, atividades extracurriculares ou no contato com 3 Programas de Pós-Graduação (Engenharia Agrícola, Gestão e Tecnologia Ambiental e Zootecnia). Esses programas, com níveis de mestrado, objetivam a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados e possibilitam uma valiosa interface com a graduação.

Sua infraestrutura é composta por laboratórios, salas de aula, centros de informática e centros de apoio que totalizam toda a assistência voltada para o aluno e sua formação.

Graduações

1. Agronomia

2. Engenharia Agrícola e Ambiental

3. Engenharia Mecânica

4. Zootecnia

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado em Engenharia Agrícola

2. Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental

3. Mestrado em Zootecnia

Estrutura

Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas Profª. Drª. Carla Heloisa Avelino Cabral.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Consultora em controle de qualidade na indústria de alimentos para animais e registro de produtos e estabelecimentos (2006-2012). Desde 2013 é professora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Universidade Federal de Rondonópolis, responsável pelas disciplinas de Fisiologia Animal, Fisiologia da Digestão, Análise de Alimentos e Produção de Rações e Suplementos. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFR desenvolvendo trabalhos na área de produção de bovinos em pastejo

link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/0254810575145100

 

Diretora-Adjunto do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas Profª. Drª. Maria da Conceição Trindade Bezerra e Oliveira.

Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Doutora em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Iowa State University (2019). Auditora habilitada para o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. Atualmente é Professora Adjunta no Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve atividades nas áreas de Meio Ambiente com ênfase em energia de biomassa, resíduos sólidos e aproveitamento energético, como também atua na área de armazenamento e processamento de produtos agrícolas. Atua também como professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA)

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4028199517123822