Programas PIBID e PRP História (2022-2024)

Por Talitta Freitas Publicado em: 13/09/2022 14:09 | Última atualização: 16/09/2022 11:09

Suprojetos do Curso de História / PIBID e Residência Pedagógica (PRP)

No dia 06 de setembro de 2022, a CAPES divulgou os resultados dos Projetos encaminhados para participação nos programas nacionais PIBID e Residência Pedagógica. O curso de História encaminhou projetos a cada um dos programas e, após avaliação da CAPES, foi contemplado com núcleos de bolsistas. O PIBID possuirá um núcleo de 24 bolsistas e o PRP possuirá um núcleo de 15 bolsistas, além dos estudantes voluntários que poderão participar das atividades.

O PIBID é um programa de iniciação à docência destinado, preferencialmente, aos estudantes da primeira metade do curso de História, a saber Primeiro e Terceiro semestres, com duração de 18 meses. O projeto será coordenado pela professora doutora Talitta Tatiane Martins Freitas, podendo ser acessada a proposta através do seguinte link: Projeto PIBID História

O PRP, por sua vez, é destinado, preferencialmente, aos estudantes da segunda metade do curso de História, especificamente a partir do Quinto período, e também tem duração de 18 meses. O projeto será coordenado pelo professor doutor Flávio Vilas-Bôas Trovão, podendo ser acessada a sua proposta através do seguinte link: Projeto História PRP

Podem concorrer às vagas disponíveis estudantes regularmente matriculados no curso e que não recebam qualquer outro tipo de bolsa acadêmica (PIBIC, Extensão, Monitoria, etc.). Auxílios vivência não são considerados bolsas, logo, é possível receber auxílio e ser bolsista nos Programas. Não é possível se inscrever estudantes que anteriormente tenham participado do programa em edições anteriores (Ex: estudante que já foi do PIBID não pode se inscrever novamente no PIBID, mas poderá se inscrever no PRP, caso esteja na segunda metade do curso).

O edital com as datas de seleção será lançado pela UFR, podendo ocorrer nos próximos dias. Por isso, os interessados em se inscrever para o processo seletivo podem começar a providenciar a documentação necessária (lembrem-se que alguns documentos ou abertura de conta podem demorar alguns dias para ficarem disponíveis). Faremos ampla divulgação do mesmo assim que ele for lançado.

Documentos prévios: Histórico Escolar, Comprovante de conta corrente (no nome do discente), cadastro na Plataforma CAPES de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br).

A informação que temos até o momento é que uma das etapas de seleção consistirá em uma entrevista. Então, por favor façam a leitura dos Projetos PIBID e PRP do Curso de História.

Por favor, preencha a seguinte pesquisa para que possamos mapear as intencionalidades de inscrição dos estudantes do curso de História no PIBID ou PRP.

Formulário de Pesquisa de intencionalidades