ADRIANO BORO MAKUDA

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (2015). É especialista em Direito Ambiental e Urbanístico (2021) e mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFMT (2018). Egresso do Programa de Inclusão Indígenas – PROIND (Guerreiros de Caneta). Foi bolsista PIBIC AF, com o tema “Normas e Conduta Bororo e suas transformações e impactos de produção de Energia hidrelétrica em áreas protegidas: o caso da hidrelétrica do Rio Garças, de 2010 a 2014”. As principais áreas de atuação são: direito indígena, território, etnologia indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: direito ambiental, direito indígena, patrimônio cultural e políticas públicas, Mato Grosso, Jarudóri, direito, espaço e memória.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7652398716007717

 

ADILSON JOSE FRANCISCO

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Oeste I e II da Cnbb (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Defendeu tese de Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, obtendo titulo de Doutor em História em 2007. É professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, leciona nos cursos de História e Psicologia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea e atua principalmente nas temáticas: História e Cultura, Educação e História, Transito Religioso, História Oral e Filosofia. É autor das obras Educação e Modernidade- Os salesianos em Mato Grosso. Trânsitos Religiosos, Cultura e Mídia: a expansão neopentecostal publicado pela editora Paulus e de diversos artigos em periódicos científicos. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa HISOCULT/Cnpq.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5555621774306756

 

ALICE DE CARVALHO LINO LECCI

Atualmente, é Professora Adjunta no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis-MT; Doutora em Estética Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo, Mestre em Estética e Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, Bacharel e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto. É associada à International Association for Aesthetics e editora adjunta da Revista Artefilosofia (UFOP). Áreas de interesse: Estéticas afro-brasileiras e ameríndias; Feminismo negro; Estética Kantiana.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6166938001473226

 

BEATRIZ DOS SANTOS DE OLIVEIRA FEITOSA

Professora no Departamento de História da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e no Mestrado Profissional em História (ProfHistória/UFMT/Cuiabá). Chefe do Departamento de História (UFMT/Rondonópolis). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/História/Rondonópolis). Doutora em História pelo Programa de Pós Graduação em História, Territórios e Fronteiras da UFMT, (bolsista Capes 2012 – 2014). Mestre em História pelo mesmo Programa de Pós Graduação com bolsa financiada pelo CNPq. Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Universitário de Rondonópolis) e em Metodologia do Ensino de História, pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Possui experiência na área de História, com ênfase em ensino de história e no tocante as questões de modernização do campo, colonização e ocupação recente dos territórios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e relações de trabalho no mundo rural brasileiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4656920799712889

 

ELENITA MALTA PEREIRA

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Professora de História na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência em História do Brasil, História da América, História da África e Cultura Afro-Brasileira e Ensino de História, com pesquisas que enfocam práticas, discursos, ideias, questões de gênero e étnico-raciais, políticas públicas e construções de memórias sobre a questão ambiental no Brasil. Interessa-se pelo estudo das abordagens, métodos e teorizações sobre movimentos sociais e ensino de história. Pesquisa o ambientalismo brasileiro por meio do método biográfico e da perspectiva teórica da história ambiental, analisando a trajetória de sujeitos e coletivos ambientalistas e as influências de suas ideias e práticas na difusão da proteção ao patrimônio natural e da Agroecologia no Brasil. Colaborou no projeto Água, Saúde e Ambiente na História de Projetos de Desenvolvimento no Brasil do século XX, da Casa de Oswaldo Cruz (COC) – FIOCRUZ. Desenvolveu entre 2017-2020 projeto de pesquisa aprovado no Edital Universal CNPq 01/2016, com o título: José Lutzenberger: Um mediador entre o ambientalismo brasileiro e global (Déc. 1980-1990), com uma Bolsista de IC e um Bolsista Técnico.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3153957325053957

 

 

FLAVIO VILAS-BÔAS TROVÃO

Possui Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2018) em História Social pela Universidade de São Paulo, USP. A tese sobre Cinema e Política nos Estados Unidos nos anos 1980 foi publicada em 2012 pela Editora Anadarco e, atualmente, desenvolve pesquisas sobre juventude, educação e política no cinema holluwoodiano. Possui Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná (1996). Tem experiência nas áreas de História, Educação e Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Cinema, História dos Estados Unidos, História e Educação e Metodologia e Práticas de Ensino. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e autor de “O Exército Inútil de Robert Altman: cinema e política” pela Editora Anadarco (São Paulo: 2012); “História das Américas Através do Cinema”, pela Editora Prismas (2018); Co-autor de “Perspectivas do ensino de História: teorias, metodologias e desafios para o século XXI” pela Editora Intersaberes; Autor de Material Didático pela Editora Positivo (Curitiba: 2007), além de artigos científicos e participações em coletâneas. Atua, também, como Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFR, na linha de pesquisa “INFÂNCIA, JUVENTUDE E CULTURA CONTEMPORÂNEA: DIREITOS, POLÍTICAS E DIVERSIDADE” e no Mestrado Profissional de História – PROFHISTORIA na UFMT- Câmpus de Cuiabá.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2740243377988037

 

JOCENAIDE MARIA ROSSETTO SILVA

É doutora em História Social PUC/SP (2013). Mestre em Educação – IE/UFMT (2001). Especialista: Educação Ambiental –GEO/UFMT (2001) e Especialista em Museografia e Patrimônio Cultural – Claretiano (2018). Llicenciada em História UFMT/CUR (1998). Tem experiência na área de História, Turismo e Patrimônio Cultural em níveis de graduação e pós-graduação. É professora da Universidade Federal de Mato Grosso trabalhando no Curso de Licenciatura em História, cujos projetos enfatizam a pesquisa, o ensino e a extensão no campo da Educação Patrimonial e Museal, História Cultural, História de Mato Grosso, Museu Universitário, Memória, Cultura Bororo, Artes e Artesanato. É fundadora da Sala de Memória Rondon e Familiares (Mimoso, Santo Antônio do Leverger, MT); é coordenadora da Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso-REMP, desde 2011 e Líder do Grupo de Pesquisas: História, Museologia e Ciências Afins -HIS/UFMT-UFR.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4926529406665134

 

LUCIANO CARNEIRO ALVES

Graduado (1999) e Mestre (2002) em História pela Universidade Federal de Uberlândia, minha formação acadêmica é direcionada para a História Social da Cultura, mais precisamente a cultura jovem brasileira das década de 1980 e 1990. Neste recorte, meu objeto são as canções do rock brasileiro (com especial atenção à obra de Renato Russo), no intuito de compreender em que medida tais representações estéticas apreendem os impasses de grupos de jovens brasileiros urbanos do período. Por entender que o trato de um objeto de pesquisa não deve se dar dissociado da reflexão metodológica e de suas implicações na educação, também tem sido objeto de minhas preocupações discutir teórico-metodologicamente o uso de canções como documento pelo historiador e a maneira pela qual os autores de livros didáticos de história recorrem a canções enquanto documentos e recursos didáticos quando da abordagem dos conteúdos curriculares do ensino médio e fundamental. Me dedico a projetos de extensão de caráter artístico-cultural, tendo sido um dos coordenadores do Projeto CineCult do Campus de Rondonópolis (2010-2013), co-editor da revista “Coletâneas do Nosso Tempo” (2008-2012) e Coordenador do Programa de Ações Artístico-Culturais do Campus Rondonópolis (2012-2013). Dessa experiência extensionista, adveio a atuação na gestão cultural e o desenvolvimento dos seguintes trabalhos: Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Rondonópolis-MT (desde 2012); Membro do Grupo de Trabalho para Elaboração do Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso (2012); Membro do Grupo de Trabalho de Elaboração do Plano Municipal de Cultura de Rondonópolis – MT (2012-2013); Chefe da Seção de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso ? Campus Rondonópolis (2012-2013), Secretário Municipal de Cultura de Rondonópolis-MT (a partir de setembro de 2013); Delegado pelo Poder Público representando Mato Grosso para a III Conferência Nacional de Cultura (2013-2017) e Conselheiro Estadual de Cultura de mato Grosso (desde 2017).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6057678200716450

 

NEY IARED REYNALDO

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), Especialização em Metodologia da Pesquisa Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente, é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, História Econômica e História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino / pesquisa/ história, Mato Grosso, pesquisa e aspectos socioambientais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9590435389778300

 

ODEMAR LEOTTI

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Assis (2013). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Mato Grosso, soberania, ser-poder, ser-saber e indigenismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1555694997220705

 

 

PAULA FAUSTINO SAMPAIO

Possui Licenciatura em Historia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2021). Atualmente é Professora de História na Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Indígenas Mulheres; Colonialismos; Lutas de resistências; História das mulheres e relações de gêneros; Ensino de história.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7401453952029812

 

PEDRO ALEXANDER CUBAS HERNANDEZ

Historiador, professor de história e ensaísta. Graduação em Licenciatura em História – Universidad de la Habana (UH, 1996), Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre América Latina, o Caribe e Cuba – Universidad de la Habana (UH, 2002), Especialização em Cultura Cubana – Centro Nacional de Superación para la Cultura (CNSC, 2005) e Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos – Centro de Estudos Afro-Orientais/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal da Bahia (CEAO/FFCH/UFBA, 2011). Pesquisador Agregado do Instituto Cubano de Investigación Cultural Juan Marinello (ICICJM, 2002-2012). Professor Adjunto da Universidad de la Habana (UH, 2003-2007). Professor Titular I na Faculdade Ateneu, Fortaleza-Ceará (FATE, 2012-2016). Atualmente sou Professor Adjunto Classe II lotado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal de Rondonópolis (ICHS/UFR). Tenho experiência na área de História, com ênfase em Historia de Cuba, cultura cubana e latino-americana, pensamento afro-americano. Os temas que vinculam a cultura com a identidade, a questão racial, o papel da intelectualidade e a produção de conhecimentos são chaves na minha produção científica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7477432647396616

 

PRISCILA DE OLIVEIRA XAVIER SCUDDER

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de História da Universidade Federal de Mato grosso – UFMT/ICHS/CUR Doutora em Educação – UFMT. Tema da Tese: “A Arte de Viver em Cubículos: Um ensaio Auto/Otobiográfico com Nietzsche e Prisioneiros Sobre a Prisão.” Mestre em História – UFMT. Tema da Dissertação: “Pomeri – Espaço de Reclusão – Máquina de Guerra: O Cotidiano de uma Instituição de Fechamento para Adolescentes em Conflito com a Lei” . Graduada em História – Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tema de Monografia: “O Papel do Mito no MST”. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadoras (e) Negras (os). Membro do Movimento Negro de Rondonópolis. Autora do Livro: “Pomeri: Espaço de Reclusão Máquina de Guerra”, de diversos capítulos de livros e artigos. Experiência na área de História, Educação, Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Poder, Prisões, Adolescentes em Conflito com a Lei, Juventude Negra, Racismo, Genocídio, Saberes Ancestrais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398916634930816

 

TALITTA TATIANE MARTINS FREITAS

Professora Adjunta lotada no curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR, no qual atualmente é Coordenadora de Ensino. Doutora em História pelo PPGHIS da Universidade Federal de Uberlândia, linha de pesquisa Linguagem, Estética e Hermenêutica. Licenciada e bacharel em História pela UFU, onde também concluiu o seu mestrado. Pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq: NEHAC – Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura; História Cultural; História e Estudos de Gênero; e Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo. Desenvolve trabalhos com ênfase nos assuntos Gênero, sexualidade, Arte/Sociedade, História / Linguagens Artísticas, especialmente nos campos do Teatro, Cinema e Dança. Coordena o Projeto de Pesquisa IDENTIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADES PELAS LENTES DO CINEMA: ANÁLISES INTERDISCIPLINARES ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E GÊNERO; Foi coordenadora dos Projetos de Extensão: Podcast CoNexos www.podcastconexos.com; Mapas da Vida: monitoramento de controle e combate ao COVID-19 www.mapasdavida.org

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3364257708781878

 

VALERIA FILGUEIRAS DAPPER

Professora Adjunta Nível III da Universidade Federal de Rondonópolis. Graduada e mestre em História pela UFMT e Doutora em Educação pela UNICAMP. Atua no ensino nas Disciplinas de Estágio Supervisionado e Metodologia e Didática do Ensino de História no curso de Licenciatura em História. Professora do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal de Mato Grosso, ministrando a disciplina de História do Ensino de História. Coordenadora do Projeto História do Programa de Residência Pedagógica e do Laboratório de Pesquisas e Ensino de História. Desenvolve pesquisa sobre ensino de História, formação docente e o uso de jogos na escola.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4539970132183849