Projetos

Por Tiago Goto Publicado em: 02/02/2021 14:02 | Última atualização: 29/11/2021 17:11

Nome do Docente: ADILSON JOSE FRANCISCO

Projeto de pesquisa atual:

2020 – Atual

Eleições e ativismo político de grupos religiosos no Brasil: os usos não religiosos da religião.

Descrição: Em período recente, grupos religiosos, especialmente católicos e evangélicos têm protagonizado cada vez mais, na cena pública, um forte ativismo político no Brasil. As últimas eleições presidenciais atestam este ativismo. Pesquisas recentes atestam que este fenômeno tem ocorrido também em outros países latino-americanos (Mariano, 2019; Smilde 2012; Guadalupe, 2017). As transformações socio-religiosas ocorridas no país, revelam a expressiva expansão dos grupos evangélicos pentecostais, como constatei em pesquisas anteriores (Francisco 2007; 2014), mas também uma emergência de grupos católicos conservadores. Contrariando as teorias da secularização, estamos vivendo no país uma frenética disputa cultural que, na esfera pública e nos espaços institucionais do Estado, questiona princípios basilares da modernidade, como a laicidade, os direitos fundamentais, a liberdade de ensinar dentre outros. Esta proposta de pesquisa tem por objetivo identificar como este fenômeno se apresenta, quais são seus agentes protagonistas, quais estratégias são utilizadas. Parte da literatura tem considerado esta temática referida a atuação dos grupos evangélicos, mas também grupos católicos, numa direção diversa dos grupos de base da década de 1970 e 1980, tem apresentado este ativismo de linha mais conservadora e por vezes, com aproximações com os pentecostais ou mesmo outros agentes não religiosos. Importa identificar esta modalidade de atuação e as eventuais diferenças em relação a outros grupos religiosos. A ebulição destes processos ainda inconclusos e a complexidade de sua dinâmica histórica, requerem uma perspectiva teórico metodológica transdisciplinar afeta as ciências sociais, a ciência politica e a história contemporânea. Estudos como o de Prandi (1998), Pierucci (1998, 2006) e Berger (2002) tem reelaborado as noções de secularização e de atuação política dos evangélicos, enquanto mediação histórica para compreender ou mesmo rever o conceito weberiano, no caso de P. Berger, quando aplicado a realidade brasileira. Servindo-se do material de imprensa, dos pronunciamentos e atuações de grupos, líderes e de sujeitos religiosos públicos, pretende-se nesta pesquisa, analisar estas afinidades entre as religiões e o ativismo politico no processo eleitoral recente, testando a validade dos conceitos de secularização/dessecularização, quando aplicados a realidade brasileira..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Adilson José Francisco – Coordenador.

 

Nome do Docente: Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa

Projeto de pesquisa atual:

2020 – Atual

Uso de mão de obra indígena em territórios de atuação do Serviço de Proteção ao Índio (1910-1967) a partir da análise documental do Relatório Figueiredo

Descrição: Este projeto de pesquisa pretende problematizar a utilização da mão de obra indígenas nas propriedades rurais durante o período em que o Serviço de Proteção ao Índio-SPI atuou junto aos povos originários do território brasileiro. Criado em 1910 o SPI foi uma agente estatal importante na reconfiguração do território indígena, atuando na violação do patrimônio e dos direitos de uma diversidade de povos, por ação deste órgão governamental foram realizadas retiradas de várias etnias de seu território tradicionalmente ocupado, que foi disponibilizado para o avanço do capital. Será dado continuidade ao trabalho de pesquisa iniciado em projeto anterior intitulado ?O Estado Brasileiro e os mecanismos históricos de desterritorialização humana: estudo do Relatório Figueiredo?, no qual trabalhamos com o corpus documental contendo 30 volumes e mais de 7 mil páginas de documentos produzido pela SPI. Diante da impossibilidade de concluir a análise dos dados no projeto inicial, daremos continuidade às atividades de pesquisa. Os arquivos desse relatório foram produzidos por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Depois de mais de cinquenta anos de funcionamento e de práticas de ações irregulares pelo órgão e após inúmeras denúncias de irregularidades, foi formada em 1963 uma Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI) para investigar as ações do referido órgão. O procurador Jáder de Figueiredo Correia foi o responsável por chefiar a Comissão de Inquérito (CI) instaurada em 1967, que deu origem ao Relatório Figueiredo, nos quais podem ser encontradas desde denúncias de irregularidades até violação dos direitos humanos praticadas contra os povos originários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa – Coordenador.

 

Nome do Docente: Flavio Vilas Boas Trovão

Projeto de pesquisa atual:

2019 – Atual

História, Cultura e Educação: sujeitos e mídias na sociedade contemporânea

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo discutir e produzir textos críticos sobre questões envolvendo as relações no campo da História, seu ensino e do campo da Educação, tomando as mídias contemporâneas (em suas diversas plataformas e linguagens, tanto como suporte quanto como objeto) e seus variados sujeitos, como temas de investigação, agregando pesquisadores dos cursos de graduação, pós-graduação stricto senso e outros membros para além da comunidade acadêmica da UFMT/UFR..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Flavio Vilas Boas Trovao – Coordenador.

Nome do Docente: Alice de Carvalho Lino Lecci

ID: 6166938001473226

Projeto de pesquisa atual:

2020 – Atual

Estéticas do Brasil: Identidade e resistência entre as artes e os ritos

Descrição: Por meio de uma interação entre as áreas de conhecimento da História, da Antropologia e da Filosofia, a presente pesquisa pretende realizar uma análise acerca do gênero musical do samba, dos ritos do candomblé, da capoeira e outras artes com o propósito de discutir determinados aspectos da cultura ancestral negra e indígena legada ao povo brasileiro. Assim, dirigimo-nos, em um primeiro momento, às práticas artísticas inerentes à religião do Candomblé, como os cantos, as danças coreografadas, o requinte das indumentárias e os ìtàn, ou seja, as histórias que narram os feitos heroicos dos òrìsà, as divindades africanas. Vale notar, desde já, que as práticas e saberes sagrados cultuados no Candomblé compreendem também os Caboclos, entidades tidas como os “donos da terra”, ou em outros termos, os habitantes originários da floresta, o que determinaria a representação da ancestralidade indígena nessa religião. Em seguida, propõe-se estruturar uma crítica ao samba e à capoeira de modo a considerar seus elementos constituintes, como a poética, o ritmo, as coreografias e celebrações, que além de afirmar positivamente a participação dos afrodescendentes em meio à cultura brasileira, por justamente preservar elementos da nossa ancestralidade africana, também demarcam formas de resistência à opressão durante a escravidão e pós abolição da escravatura. Nessa direção, destaca-se, desde já, o aspecto político dessas práticas: artística e religiosa, a saber, mediante a sensibilidade crítica de seus participantes, da disciplina na aquisição dos conhecimentos requeridos para tal, o que, por sua vez, compõe a dinâmica dos mesmos, essas práticas artísticas e rituais acabam por firmar combate à dominação eurocêntrica e seu intento ininterrupto de subjugar os/as afrodescendentes juntamente com os povos autóctones e suas respectivas manifestações culturais. Vale notar que o samba, a capoeira e o candomblé desde o nascedouro em terras brasileiras enfrentam incessantes repressões pelo Estado, durante a escravatura e posteriormente na República..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Alice de Carvalho Lino Lecci – Coordenador / Natasha da Silva Fernandes – Integrante / Kairo Oliveira Fialho – Integrante.

Nome do Docente: Jocenaide Maria Rossetto Silva

2014 – Atual

CIRCUNSCREVENDO O MARECHAL CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON PARA UMA EXPOSIÇÃO MUSEOLÓGICA EM SUA TERRA NATAL, O ESTADO DE MATO GROSSO (GRUPO DE PESQUISAS INTERFACES: HISTÓRIA, MUSEOLOGIA E CIÊNCIAS AFINS)

Descrição: A pesquisa será desenvolvida no período de 01/09/2014 a 01/09/2016, no distrito de Mimoso (Santo Antônio do Leverger), em Rondonópolis e Cuiabá, Mato Grosso, visando responder a seguinte problemática: Quais temáticas seriam atrativas e dotadas de sentidos para serem expostas no Estado de Mato Grosso, considerando-se que foi neste estado onde nasceu Cândido Mariano da Silva Rondon? Para tanto defininiu-se como objetivo geral: Investigar os sujeitos, os bens culturais tombados, a memória dos residentes em Mimoso e parentes de Rondon desta e de outras localidades do Brasil, visando a elaboração de uma proposta de expografia para um Memorial ou Sala de Memória localizada no estado de Mato Grosso. A metodologia de pesquisa abordará os discursos no campo da História da Cultura, imaginário, representações e identidade, considerando-se que tais discursos são polifônicos, em especial quando se situa entorno e sobre um brasileiro, particular e único, mas inteirado pelas circunstâncias, em processos históricos coletivos que o remete a imaginários, práticas e representações e, o desloca para outros espaços geográficos, em vida, e, depois dessa. Tal constatação é uma oportunidade a historiadora para adotar como abordagem de pesquisa a micro-história, investigando o que circunscreve um herói nacional, Cândido Mariano da Silva Rondon. Então se estabelece os pontos de partida, mas não de chegada já que estamos cientes que se trata de um indivíduo imaginário, logo, construído coletivamente e que nos cabe encontrar elementos que revelem, como recomenda Barros (2004, p.201), ?… o indivíduo por trás da pele imaginária […] para apropriar-se dele como fragmento privilegiado para a percepção do coletivo?.Dentre tantas temáticas nos campos da Geografia, da História, da Cultura, da Política, da Economia, do Turismo, das Ciências Sociais e outras, quantas possam ser atrativas e dotadas de sentido em um museu, optamos pela conduta de Rondon quando inaugurou a Escola Santa Claudina (1948), destacando os mimoseanos e o povo Bororo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Jocenaide Maria Rossetto Silva – Coordenador / Ivanildo José Ferreira – Integrante / Natália Rossetto da Silva – Integrante / Antonio Luís Lucas de Amorim – Integrante / Ana Paula M. Ramos Sérgio – Integrante.

Nome do Docente: ODEMAR LEOTTI

Projeto de pesquisa 2018 – Atual

Práticas discursivas e relações de poder – análise de enunciados no interior do discurso das raças e a instituição do racismo Brasil – 1870 e 1930″

Descrição: O final do século XIX e início do século XX fez uso da psicologia que por sua vez herdou da ilustração a preocupação em alinhar-se com as ciências como forma de construir a noção de homem que servisse como modelo da nacionalidade. Desde a crise imperial e início dos discursos republicanos a elite letrada faz uso das ciências sociais. É a partir de uma psicologia ligada ao físico-químico, a biologia organicista e evolutiva que se dará alguns dos lugares de leituras dos costumes culturais dos integrantes das camadas sociais. Centrado no discurso das raças surge um conhecimento positivo apoiado em postulados filosóficos como lugar das leituras preocupados a uma fidelidade com a precisão objetiva que fizesse desvelar um novo projeto de nação. Foi nesse âmbito do saber que a psicologia instaurou novas relações com a prática educativa, a medicina mental e daí a organização de grupos sociais. Fundada como unidade racional e científica deu lugar à psicologia genética e a psicopatologia como prática psiquiátrica. Ligada ao discurso do tempo como lugar do refinamento humano, a psicologia serviu como classificadora das diferenças como resultado de interrupções no desenvolvimento. Constituída na Europa como psicologia do normal apto à adaptação ou inadaptação tem no ultramar americano as diferenças culturais como alvo do discurso do normal e do patológico constituindo-se unidade do saber via a psicogenética. A proposta da pesquisa ora apresentada é a de tentar detectar enunciados em autores do final do oitocentos e início do novecentos que contenha o discursos das raças e das classes que possibilite descobrir uma forma discursiva de cunho racista. Como documento a ser analisado estudaremos a presença ou não desses enunciados nas obras de Tobias Barreto, Sílvio Romero, Euclides da Cunha, Capistrano de Abreu, Oliveira Vianna, Paulo Prado, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Odemar Leotti – Coordenador.

Nome do Docente: Paula Faustino Sampaio

Projeto de pesquisa: 2021 – Atual

Povos Indígenas, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Violências: análise histórica das práticas de poder ? séculos XX e XXI

Descrição: Este projeto de pesquisa pretende desvelar as práticas de poder que continuam violando a sexualidade e a saúde reprodutiva dos povos indígenas, de igual forma, mostrar algumas ações que resguarda(ra)m os direitos indígenas, ao longo dos séculos XX e XXI, considerando direitos sexuais e reprodutivos como constituintes da cidadania, portanto, da democracia e dos direitos humanos, no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Paula Faustino Sampaio – Coordenador

Projeto de extensão:

2021 – Atual

Oficinas de Interculturalidade Crítica: a produção de materiais didáticos para o ensino da história indígena em interfaces interativas

Descrição: Oficinas de Interculturalidade Crítica objetiva produzir materiais didáticos para o ensino da história indígena em interfaces interativas. Esta atividade visa a colaborar no atendimento das demandas do processo de ensino e aprendizagem em plataformas interativas para o ensino de história indígena, e favorecer o atravessamento o contexto da pandemia por meio de conhecimentos mitigadores, de alguma forma, dos danos causados à nossa existência humana pela pandemia. Trata-se de uma prática pedagógica baseada em em histórias de lutas das pessoas pessoas etnicamente diferenciadas e consideradas pouco importantes no contexto das práticas curriculares eurocentradas e em pesquisas sobre história indígena e do indigenismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Paula Faustino Sampaio – Coordenador / Isadelly do Nascimento Santos – Integrante                            

Nome do Docente: PEDRO ALEXANDER CUBAS HERNANDEZ

Projeto de pesquisa:

2018 – Atual

O debate intelectual sobre as relações raciais no Brasil durante a década de 1930

Descrição: A ação dos intelectuais na produção e difusão de conhecimentos sobre as relações raciais no Brasil, desde fins do século XIX, fez-se visível nos vínculos deles com as instituições acadêmicas, científicas, culturais e até políticas. As Faculdades de Medicina e Direito; as Academias da Medicina e das Letras; os museus etnográficos; eventos científicos nacionais e internacionais; a imprensa e os Institutos dedicados à pesquisa e divulgação da história, da geografia e da arqueologia têm sido os principais palcos do debate sobre as interfaces raça-ciência-modernidade; inclusão-exclusão. Mas, na década de 1930 foi inaugurado outro espaço de discussão pública sobre a contribuição africana à formação da nação brasileira promovido por intelectuais brasileiros tanto brancos como negros. Gilberto Freyre em 1934 e Edison Carneiro em 1937 lideraram os dois primeiros Congressos Afro-Brasileiros celebrados em Recife e Salvador respectivamente. Nesse período da história do Brasil republicano, observa-se uma mudança no olhar relativo à questão da mestiçagem, ou seja, transitou-se de uma visão pejorativa a uma perspectiva de tolerância como um valor da identidade e da nacionalidade brasileira. Levando em conta a complexidade dos anos 1930, o problema a ser indagado será: quais os aspectos de continuidade, descontinuidade, novidade e ruptura no debate intelectual sobre as relações raciais no Brasil na década de 1930 a partir da análise de três campos do saber das ciências sociais e humanas? Na presente proposta de pesquisa, os objetivos gerais são: analisar o debate intelectual sobre as relações raciais desde as perspectivas fornecidas pela produção de conhecimentos de história, antropologia e sociologia na década de 1930 e explicar as conexões dialógicas das abordagens inter e multidisciplinares sobre a questão racial no Brasil desenvolvidos pelos autores nas suas produções escritas nos anos 1930. O referencial teórico da época baseia-se fundamentalmente nas contribuições de Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Francisco José de Oliveira Viana, Arthur Ramos, Mário de Andrade e outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Pedro Alexander Cubas Hernández – Coordenador.

Nome do Docente: PRISCILA DE OLIVEIRA XAVIER SCUDDER

Projeto de pesquisa atual:

 2019 – Atual

Coletivo Negro: grupo de estudos sobre racismo, segregação, encarceramento e genocídio no Brasil

Descrição: O grupo tem o objetivo de promover, na região Centro-Oeste, no território nacional, no continente e fora dos limites deste, o debate sobre o genocídio do negro brasileiro, empreendido através do racismo, da exclusão social, da força violenta das polícias e do encarceramento em massa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Priscila de Oliveira Xavier Scudder – Coordenador / Antutérpio Dias Pereira – Integrante / Ari Madeira Costa – Integrante / Felipe Barbosa Teixeira – Integrante / Uendel Rodrigo Figueiredo da Silva – Integrante / Ana Carolina Silva Borges – Integrante / Aguinaldo Rodrigues Gomes – Integrante / Francisco Otávio Araújo dos Santos – Integrante / Gabriela Santos da Silva – Integrante / Lucas Xavier Rodrigues – Integrante / Edineusa Cristina Silva – Integrante.

Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4

Projeto de extensão:

2019 – Atual

UBUNTU: Fórum Permanente de Formação sobre África e Diversidades

Descrição: Considerando o racismo que permeia a sociedade e o universo escolar brasileiro, o genocídio praticado contra a população jovem negra e de periferia, o alto índice de feminicídio sofrido pelas mulheres negras, a presente proposta busca desenvolver uma extensão de cunho interdisciplinar (Historia,Geografia, Economia, Literatura e Educação Africana e Afro-Brasileira) interinstitucional e intercultural com objetivo de combater a desigualidade social, o racismo e evasão escolar, promovendo a valorização da cultura africana por meio de um processo em que se prime por outras formas de produção do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Priscila de Oliveira Xavier Scudder – Coordenador / Ana Carolina Silva Borges – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso – Bolsa.

Nome do docente: Talitta Tatiane Martins Freitas

Projeto de pesquisa atual:

2018 – Atual

IDENTIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADES PELAS LENTES DO CINEMA: ANÁLISES INTERDISCIPLINARES ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E GÊNERO

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Talitta Tatiane Martins Freitas – Coordenador.

Projeto de extensão:

2021 – Atual

Mapas da vida: monitoramento de controle e combate ao COVID- 19 frente às novas ondas pandêmicas

Descrição: No contexto pandêmico é permitido afirmar ?[…] que o Brasil concentra um terço das mortes diárias por Covid no mundo, mesmo com 3% da população mundial?. Os dadosainda apontam que ?morreu mais gente em março no Brasil do que na pandemia inteira em 109 países, que soma 1,6 bilhão de habitantes? (MAGENTA, BBC News Brasil, 2 de Abrilde 2020). Acerca disso, em nosso país, segundo os dados os mais recentes registros, até a data de 31 de Março de 2021, pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde/CONASS,foram notificados 12.748.747 casos de COVID-19, dos quais dentre estes 321. 515 foram levados a óbito. Em termos gerais, Mato Grosso apresenta um quadro alarmante. Para se teruma ideia, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que até a data de 6 de Abril houveram 319.978 casos confirmados da COVID-19, sendo registrados 8.234 óbitos emvirtude do Coronavírus no Estado. Observa-se ainda que 98,12% das UTIs adulto estão ocupadas e 56% das enfermarias adultos estão sendo utilizadas (VELASCO, Notícias/Governodo Estado de Mato Grosso, 6 de Abril de 2021). Sendo assim, mediante uma perspectiva nada otimista de crescimento da curva dos afetados pela doença (conforme a lentidão davacinação necessária para diminuir o risco de contaminação do vírus no país e as poucas medidas de isolamento social e investimentos na saúde), a presente extensão buscadesenvolver um conjunto de ações de cunho interdisciplinar, intersetorial (história, educação, direito, biologia e áreas da saúde) e interinstitucional (UFR, UFMT, UNEMAT e UNIC),com o objetivo de fornecer subsídios e dados, preventivos e preditivos, para tentar contribuir no combate e controle do quadro pandêmico. Assim, buscaremos colaborar em ações demapeamento, monitoramento e diagnóstico do COVID-19 da população , especialmente, as de pescadores e pescadoras que habitam o bioma Pantanal, recortando aquelas regiõesalagáveis listada no Estado de Mato Grosso. Agregado a isso, seria interessante destacar que na atual circunstância a proposta de extensão tem como público alvo a sociedade civilcomo um todo, acadêmica e não acadêmica, que acessará através do site www.mapasdavida.org o material gerado pela extensão. Esse sitio eletrônico servirá de canal decomunicação envolvendo tecnologia social de maneira inclusiva e democrática, visando, sobretudo, atender as demandas informativas das comunidades locais estudadas, Instituiçõese Centros de Pesquisa, bibliotecas públicas e Organizações da sociedade Civil, bem como colônias e federação de pescadores. Acreditamos que a maior colaboração que estaextensão dará refere-se ao entrecruzamento do contexto pandêmico do vírus com as questões ambientais relacionada às queimadas. Em outras palavras a propagação da doençaserá tratada a partir de uma análise mais ampla, haja vista que fatores internos serão considerados, incluídos e devidamente tratados pela extensão. É valido ainda destacar que setrata da continuidade de um trabalho iniciado em 2020, quando o projeto de extensão “Mapas da Vida: monitoramento de controle e combate ao COVID- 19” foi aprovado por doisEditais de Extensão da UFR (EDITAL ESPECIAL Nº 02/PROECE/PBEXT AÇÕES/2020 e EDITAL ESPECIAL Nº 03/PROECE/PBExt AF/2020), contou com o financiamento de seis (6) bolsistas e a colaboração de sete (7) membros externos (estudantes voluntários, profissionais de saúde, pesquisadores de outras universidades, fotógrafos, etc.). Sendo assim, diantede um cenário pandêmico que ainda encontra-se longe de ser findado, a continuidade deste projeto de extensão se faz necessária. www.mapasdavida.org.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Talitta Tatiane Martins Freitas – Coordenador / Ana Carolina da Silva Borges – Integrante.

Nome do docente: Valéria Filgueiras Dapper

Projeto de pesquisa atual:

2021 – Atual

OS GAMES E OS JOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS, USOS E CONCEPÇÕES EM DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA (2016-2020).

Descrição: O objetivo da pesquisa é construir um panorama sobre as dissertações do mestrado profissional em História (2016-2020) integrado por professores da educação básica do Brasil que discutem e problematizam os jogos e games no Ensino de História. As pesquisas desta natureza nos trazem elementos importantes para pensar na recorrência e nas rupturas que a temática apresenta, no intuito de responder a seguinte problemática. É importante mapear o que se tem produzido sobre games e jogos no ensino de História? O que podemos aprender com um panorama destas investigações? Num primeiro momento pode parecer desperdício de tempo e esforço reescrever o que já foi dito. Porém, para se perceber precisamente quais são as demandas para a formação de professores e para as mudanças metodológicas que tanto se almeja no ensino da História, é preciso saber o que os pares têm produzido a respeito. Para não incorrermos no erro de continuar a falar mais do mesmo. Quais são as apropriações e usos que professores-pesquisadores têm feito de jogos e games? Quais as concepções dos jogos e games nas dissertações? No conjunto das pesquisas os games e jogos são tratados como material didático e/ou metodologias de ensino? Para responder as questões acima expostas é necessário construir um percurso metodológico que possibilite identificar e analisar o maior número de pesquisas possível. A opção inicial é utilizar o banco das dissertações da página nacional do Programa de Mestrado Profissional em História. A seleção das dissertações será feita manualmente, a partir das palavras chaves ?jogos? e ?games? ?metodologia de ensino? ?material didático?. Todas as dissertações que aparecerem nestes resultados serão lidas na íntegra e analisadas por categorias que se apresentam importantes para a construção propositivas para as futuras pesquisas sobre o tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Valéria Filgueiras Dapper – Coordenador.

Nome do docente: Elenita Malta Pereira

Projeto de pesquisa atual:

2020 – Atual

Meio ambiente, gênero e biografia: a trajetória de mulheres ambientalistas no Rio Grande do Sul (1970-80)

Descrição: Este projeto, vinculado ao Laboratório de História Ambiental e Gênero (LHAG) -UNICENTRO, visa a construir, a partir de documentação a ser coletada e bibliografia pertinente, um estudo sobre a atuação de mulheres em entidades ambientalistas no Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1970-80. Muito do que já foi escrito sobre o ambientalismo gaúcho enfatiza a militância masculina e esquece que as mulheres também fazem parte dessa história. Entretanto, o presente projeto pretende não só evidenciar a agência feminina na defesa ambiental, utilizando os referenciais da história ambiental e da biografia para isso, mas também problematizar os papéis ocupados pelas mulheres nesse movimento. Nesse sentido, o projeto se insere no campo dos estudos de gênero, tentando compreender quais as especificidades da atuação feminina, a distribuição de papeis, se há constrangimentos envolvidos e o empoderamento resultante dessa atuação. Em suma, o objetivo geral é evidenciar a atuação feminina nas entidades ambientalistas gaúchas e aprofundar as questões de gênero envolvidas, levando, assim, tanto à visibilização dessas mulheres como a uma compreensão maior sobre sua militância ambientalista no Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elenita Malta Pereira – Coordenador.

Nome do docente: Sérgio Procópio Carmona Mendes

Projeto de pesquisa atual:

 2021 – Atual

Antropologia dos fenômenos sociotécnicos

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sérgio Procópio Carmona Mendes – Coordenador.

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