ADILSON JOSE FRANCISCO

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Oeste I e II da Cnbb (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Defendeu tese de Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, obtendo titulo de Doutor em História em 2007. É professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, leciona nos cursos de História e Psicologia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea e atua principalmente nas temáticas: História e Cultura, Educação e História, Transito Religioso, História Oral e Filosofia. É autor das obras Educação e Modernidade- Os salesianos em Mato Grosso. Trânsitos Religiosos, Cultura e Mídia: a expansão neopentecostal publicado pela editora Paulus e de diversos artigos em periódicos científicos. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa HISOCULT/Cnpq.

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ALICE DE CARVALHO LINO LECCI

Atualmente, é Professora Adjunta no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis-MT; Doutora em Estética Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo, Mestre em Estética e Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, Bacharel e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto. É associada à International Association for Aesthetics e editora adjunta da Revista Artefilosofia (UFOP). Áreas de interesse: Estéticas afro-brasileiras e ameríndias; Feminismo negro; Estética Kantiana.

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ANA RUBIA

Professora no Curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Possui graduação em História, especialização em Gênero e Diversidade na Escola (2015) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Tem se dedicado aos estudos de gênero e sexualidade em interface com a educação e a escola, em especial à dimensão das experiências das travestilidades em seus múltiplos aspectos. É doutor em História pela UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados cuja pesquisa versou sobre travestilidades e ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). Licenciado em Pedagogia (FAVENI/ 2024). Atuou como docente convidado no curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Sociedade, Política e Cidadania na Contemporaneidade” da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR (2020-2021).

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BEATRIZ DOS SANTOS DE OLIVEIRA FEITOSA

Professora no Curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e no Mestrado Profissional em História (ProfHistória/UFMT/Cuiabá). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011) e doutorado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atualmente é Diretora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondonópolis, pesquisadora – INTERFACES: História, Museologia e Ciências Afins, pesquisadora – Núcleo de Pesquisa em História e pesquisadora – Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos, pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Ensino de História-LEPHIS. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidades e violências, discutindo temas como modernização do campo, precarização do mundo do trabalho, violência contra os povos indígenas ocupação/exclusão recentes no território de Mato Grosso.

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CLEBER SOUZA MENESES

Professor da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR (atual), foi professor da Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT (2021-2023) nas áreas de Sociologia, Sociologia da Educação, Didática, Educação e Relações Étnico-raciais, Fundamentos da Educação, Projeto de Vida, Metodologia Científica e TCC e atuou como professor no Instituto Federal de Goiás – IFG (2021) ministrando Sociologia para turam do 3 ano do ensino médio. Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2020); Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Estado da Bahia – UFBA (2013); e possui Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia FACCEBA (2008); Graduação em Sociologia pela Uniasselvi (2020); Graduação em Pedagogia pela faculdade educamais (2022); é membro do Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” – GEPPIP. Atuou como Representante Territorial de Cultura, no Território do Sisal e Região Metropolitana de Salvador através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult (2008/2011); Foi Produtor Executivo da empresa Expo Eventos (2011/2013); Foi Coordenador da Diretoria de Territorialização da Cultura na Secult/BA, responsável pelos Sistemas de Cultura e Produção dos Eventos de Formação voltados à gestão pública (2013/2015); atuou como Consultor na construção e execução das política participativa para implementação dos Planos Municipais de Saneamento Básico em quatro municípios do sertão da Bahia (2018/2020). Atuou como professor horista no curso de Mestrado em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais do Instituto de Educação Superior Kire’y Sãso IESKS. Tem experiência com os seguintes temas: Cultura; Didática; Metodologia Científica; Sociologia; Processos Migratórios; Identidades de Gênero; Sexualidades.

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ELENITA MALTA PEREIRA

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Professora e Coordenadora do Curso de História na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência em História do Brasil, História da América, História da África e Cultura Afro-Brasileira e Ensino de História, com pesquisas que enfocam práticas, discursos, ideias, questões de gênero e étnico-raciais, políticas públicas e construções de memórias sobre a questão ambiental no Brasil. Interessa-se pelo estudo das abordagens, métodos e teorizações sobre movimentos sociais e ensino de história. Pesquisa o ambientalismo brasileiro por meio do método biográfico e da perspectiva teórica da história ambiental, analisando a trajetória de sujeitos e coletivos ambientalistas e as influências de suas ideias e práticas na difusão da proteção ao patrimônio natural, aos animais, e da Agroecologia no Brasil. Colaborou no projeto Água, Saúde e Ambiente na História de Projetos de Desenvolvimento no Brasil do século XX, da Casa de Oswaldo Cruz (COC) – FIOCRUZ. Coordenadora do canal Lutz Global no YouTube, projeto de história pública e divulgação científica em história ambiental, que recebeu o Selo do Fórum Saberes Históricos da Associação Nacional de História (ANPUH): https://www.youtube.com/@LutzGlobal

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FLAVIO VILAS-BÔAS TROVÃO

Possui Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2018) em História Social pela Universidade de São Paulo, USP. A tese sobre Cinema e Política nos Estados Unidos nos anos 1980 foi publicada em 2012 pela Editora Anadarco e, atualmente, desenvolve pesquisas sobre juventude, educação e política no cinema holluwoodiano. Possui Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná (1996). Tem experiência nas áreas de História, Educação e Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Cinema, História dos Estados Unidos, História e Educação e Metodologia e Práticas de Ensino. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e autor de “O Exército Inútil de Robert Altman: cinema e política” pela Editora Anadarco (São Paulo: 2012); “História das Américas Através do Cinema”, pela Editora Prismas (2018); Co-autor de “Perspectivas do ensino de História: teorias, metodologias e desafios para o século XXI” pela Editora Intersaberes; Autor de Material Didático pela Editora Positivo (Curitiba: 2007), além de artigos científicos e participações em coletâneas. Atua, também, como Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFR, na linha de pesquisa “INFÂNCIA, JUVENTUDE E CULTURA CONTEMPORÂNEA: DIREITOS, POLÍTICAS E DIVERSIDADE” e no Mestrado Profissional de História – PROFHISTORIA na UFMT- Câmpus de Cuiabá.

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JOCENAIDE MARIA ROSSETTO SILVA

É doutora em História Social PUC/SP (2013). Mestre em Educação – IE/UFMT (2001). Especialista: Educação Ambiental –GEO/UFMT (2001) e Especialista em Museografia e Patrimônio Cultural – Claretiano (2018). Llicenciada em História UFMT/CUR (1998). Tem experiência na área de História, Turismo e Patrimônio Cultural em níveis de graduação e pós-graduação. É professora da Universidade Federal de Mato Grosso trabalhando no Curso de Licenciatura em História, cujos projetos enfatizam a pesquisa, o ensino e a extensão no campo da Educação Patrimonial e Museal, História Cultural, História de Mato Grosso, Museu Universitário, Memória, Cultura Bororo, Artes e Artesanato. É fundadora da Sala de Memória Rondon e Familiares (Mimoso, Santo Antônio do Leverger, MT); é coordenadora da Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso-REMP, desde 2011 e Líder do Grupo de Pesquisas: História, Museologia e Ciências Afins -HIS/UFMT-UFR.

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LUCIANO CARNEIRO ALVES

Graduado (1999) e Mestre (2002) em História pela Universidade Federal de Uberlândia, minha formação acadêmica é direcionada para a História Social da Cultura, mais precisamente a cultura jovem brasileira das década de 1980 e 1990. Neste recorte, meu objeto são as canções do rock brasileiro (com especial atenção à obra de Renato Russo), no intuito de compreender em que medida tais representações estéticas apreendem os impasses de grupos de jovens brasileiros urbanos do período. Por entender que o trato de um objeto de pesquisa não deve se dar dissociado da reflexão metodológica e de suas implicações na educação, também tem sido objeto de minhas preocupações discutir teórico-metodologicamente o uso de canções como documento pelo historiador e a maneira pela qual os autores de livros didáticos de história recorrem a canções enquanto documentos e recursos didáticos quando da abordagem dos conteúdos curriculares do ensino médio e fundamental. Me dedico a projetos de extensão de caráter artístico-cultural, tendo sido um dos coordenadores do Projeto CineCult do Campus de Rondonópolis (2010-2013), co-editor da revista “Coletâneas do Nosso Tempo” (2008-2012) e Coordenador do Programa de Ações Artístico-Culturais do Campus Rondonópolis (2012-2013). Dessa experiência extensionista, adveio a atuação na gestão cultural e o desenvolvimento dos seguintes trabalhos: Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Rondonópolis-MT (desde 2012); Membro do Grupo de Trabalho para Elaboração do Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso (2012); Membro do Grupo de Trabalho de Elaboração do Plano Municipal de Cultura de Rondonópolis – MT (2012-2013); Chefe da Seção de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso ? Campus Rondonópolis (2012-2013), Secretário Municipal de Cultura de Rondonópolis-MT (a partir de setembro de 2013); Delegado pelo Poder Público representando Mato Grosso para a III Conferência Nacional de Cultura (2013-2017) e Conselheiro Estadual de Cultura de mato Grosso (desde 2017).

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LUÍS CESAR CASTRILLON MENDES

Luís César Castrillon Mendes possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006), mestrado em História (2011) e doutorado em História (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-doutorado em Estudos de Linguagem pela mesma instituição (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil Império, IHGB, Periódicos, Manuais escolares, Livros didáticos, Ensino de História e Estágio Supervisionado. Atualmente, é professor adjunto do curso de graduação da Universidade Federal de Rondonópolis e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados – PPGH/UFGD e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Mato Grosso – ProfHistória/UFMT. Entre 2016 e 2020, foi professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso – PPGEL/UFMT. Editor adjunto do periódico Fronteiras: Revista de História (UFGD); membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Gênero, História e Interculturalidade e do Grupo de Pesquisa Etrúria – Laboratório de Estudos da Memória, Historiografia e Ensino de História; coordenador do Projeto de Pesquisa Atores invisíveis da História nos livros didáticos para o ensino médio (PNLD 2015 e PNLD 2018); coordenador do PIBID História UFGD nas edições 2018-2020 e 2020-2022, coordenador do Laboratório de Ensino de História gestão 2019-2021 e 2021-2023 e colaborador do Projeto de Extensão Aproximando Universidade e Escola, Teoria e Prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio, entre 2018 e 2022.

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PEDRO ALEXANDER CUBAS HERNANDEZ

Historiador, professor de história e ensaísta. Graduação em Licenciatura em História – Universidad de la Habana (UH, 1996), Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre América Latina, o Caribe e Cuba – Universidad de la Habana (UH, 2002), Especialização em Cultura Cubana – Centro Nacional de Superación para la Cultura (CNSC, 2005) e Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos – Centro de Estudos Afro-Orientais/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal da Bahia (CEAO/FFCH/UFBA, 2011). Pesquisador Agregado do Instituto Cubano de Investigación Cultural Juan Marinello (ICICJM, 2002-2012). Professor Adjunto da Universidad de la Habana (UH, 2003-2007). Professor Titular I na Faculdade Ateneu, Fortaleza-Ceará (FATE, 2012-2016). Atualmente sou Professor Adjunto Classe II lotado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal de Rondonópolis (ICHS/UFR). Tenho experiência na área de História, com ênfase em Historia de Cuba, cultura cubana e latino-americana, pensamento afro-americano. Os temas que vinculam a cultura com a identidade, a questão racial, o papel da intelectualidade e a produção de conhecimentos são chaves na minha produção científica.

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PRISCILA DE OLIVEIRA XAVIER SCUDDER

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de História da Universidade Federal de Mato grosso – UFMT/ICHS/CUR Doutora em Educação – UFMT. Tema da Tese: “A Arte de Viver em Cubículos: Um ensaio Auto/Otobiográfico com Nietzsche e Prisioneiros Sobre a Prisão.” Mestre em História – UFMT. Tema da Dissertação: “Pomeri – Espaço de Reclusão – Máquina de Guerra: O Cotidiano de uma Instituição de Fechamento para Adolescentes em Conflito com a Lei” . Graduada em História – Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tema de Monografia: “O Papel do Mito no MST”. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadoras (e) Negras (os). Membro do Movimento Negro de Rondonópolis. Autora do Livro: “Pomeri: Espaço de Reclusão Máquina de Guerra”, de diversos capítulos de livros e artigos. Experiência na área de História, Educação, Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Poder, Prisões, Adolescentes em Conflito com a Lei, Juventude Negra, Racismo, Genocídio, Saberes Ancestrais.

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TALITTA TATIANE MARTINS FREITAS

Professora Adjunta lotada no curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR, no qual atualmente é Coordenadora de Ensino. Doutora em História pelo PPGHIS da Universidade Federal de Uberlândia, linha de pesquisa Linguagem, Estética e Hermenêutica. Licenciada e bacharel em História pela UFU, onde também concluiu o seu mestrado. Pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq: NEHAC – Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura; História Cultural; História e Estudos de Gênero; e Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo. Desenvolve trabalhos com ênfase nos assuntos Gênero, sexualidade, Arte/Sociedade, História / Linguagens Artísticas, especialmente nos campos do Teatro, Cinema e Dança. Coordena o Projeto de Pesquisa IDENTIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADES PELAS LENTES DO CINEMA: ANÁLISES INTERDISCIPLINARES ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E GÊNERO; Foi coordenadora dos Projetos de Extensão: Podcast CoNexos www.podcastconexos.com; Mapas da Vida: monitoramento de controle e combate ao COVID-19 www.mapasdavida.org

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VALERIA FILGUEIRAS DAPPER

Professora Adjunta Nível III da Universidade Federal de Rondonópolis. Graduada e mestre em História pela UFMT e Doutora em Educação pela UNICAMP. Atua no ensino nas Disciplinas de Estágio Supervisionado e Metodologia e Didática do Ensino de História no curso de Licenciatura em História. Professora do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal de Mato Grosso, ministrando a disciplina de História do Ensino de História. Coordenadora do Projeto História do Programa de Residência Pedagógica e do Laboratório de Pesquisas e Ensino de História. Desenvolve pesquisa sobre ensino de História, formação docente e o uso de jogos na escola.

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