Universidade Federal de Rondonópolis

Nota de Falecimento

publicado: 14/05/2021 17h47,
última modificação: 25/10/2021 13h20

É com imensa tristeza e pesar que o Curso de Ciências Econômicas da UFR comunica o falecimento do nosso colega docente e amigo Prof. Dr. Leandro Pessoa de Lucena, em decorrência de complicações após testar positivo para a Covid-19.

O Professor Leandro era Pós-Doutor em Geografia Econômica (UFF/NUS-Singapore 2017-2018), Doutor em Agronegócios (UFRGS/2014), Mestre em Agronegócios (UFMS/UnB/UFG – 2010) e Bacharel em Ciências Econômicas (UFMS/2005), tendo ingressado como Docente da Universidade Federal do Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, em 2011. Desde então, produziu e compartilhou seus conhecimentos com estudantes, docentes, técnicos administrativos em educação e sociedade em geral.

Nesses dez anos de atuação junto ao Curso de Ciências Econômicas, o Professor Leandro lecionou várias disciplinas nos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Econômicas, Engenharia Agrícola e Ambiental e Zootecnia. Além do ensino, ele também coordenou projetos de pesquisa e projetos de extensão. Entre 2015 e 2017, foi Coordenador de Ensino de Graduação em Ciências Econômicas. Mais recentemente, vinha atuando em diversas comissões na transição para a atual Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Como pesquisador, produziu conhecimento nas áreas de economia urbana e peri-urbana, economia agrária e dos recursos naturais, segurança alimentar, crescimento e desenvolvimento econômico, tendo publicado vários artigos científicos, além de livros e trabalhos em anais de congressos.

Para além de seu brilhantismo acadêmico-profissional, o Professor Leandro era cristão e um pai e esposo amoroso, defensor e difusor da ciência, além de um ser humano ímpar, singular, de gargalhada contagiante, e que sempre compartilhava no ambiente de trabalho seu carinho e devoção linda e admirável à Deus e à família.

Como cidadão, nesses últimos tempos, lutou contra o negacionismo, o obscurantismo, e se apresentava como um fervoroso defensor da vacinação em massa, acreditando, sempre, na capacidade da ciência no combate à pandemia.

Aos alunos do querido Professor Leandro, desejamos forças e pedimos que sempre se recordem do seu legado, e que seus ensinamentos continuem inspirando e transformando vidas. Jamais esqueceremos o seu amor pelo ensino e o seu compromisso para com a Universidade Pública. Sempre que ele ensinava, seja em aulas ou cursos, ele o fazia com muito orgulho e maestria.

Nesse momento, o Curso de Ciências Econômicas vive um luto profundo e se compromete, publicamente, honrar a memória do Prof. Dr. Leandro Pessoa de Lucena em seus atos comemorativos e históricos.

Nós, colegas professores, sempre o teremos, orgulhosamente, como um colega e amigo de trabalho.

O Prof. Leandro, em mensagens e reuniões, sempre se despedia de nós, colegas de trabalho, com a frase: “Um forte abraço meu (minha) amigo(a)”, e, hoje, encerramos este triste comunicado com  as mais sinceras condolências à sua família, aos seus alunos, aos seus colegas de trabalho e a quem ele tanto queria bem, e com o coração apertado desejamos…

um forte abraço, amigo Leandro!

Curso de Ciências Econômicas