Universidade Federal de Rondonópolis

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Autoavaliação Institucional

A autoavaliação institucional é organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que possui atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A CPA possui atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados .

O processo de autoavaliação institucional é contínuo e vem sendo realizado desde o ano de 2004, quando o campus ainda era parte da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para a produção de cada um dos relatórios, foram organizadas pesquisas por meio de questionários disponibilizados periodicamente aos estudantes, aos técnicos-administrativos, aos docentes e à comunidade externa. Para além da análise desses questionários, também foram utilizados diversos indicadores de avanço institucional, tendo por base o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI). Os relatórios são produzidos anualmente, com exceção do primeiro, que englobou em um único relatório os dados referentes aos anos de 2006 a 2008. Para acessar os relatórios clique aqui.

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A autoavaliação institucional é um processo contínuo conduzido pela CPA e tem como objetivo central auxiliar no processo de transformação da universidade e da sociedade.

Qual a base legal?

A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e deu outras providências.

Quem participa?

Servidores (docentes e TAEs) e estudantes participam pelo SUAP. Você pode acessar o tutorial Como realizar a avaliação institucional pelo SUAP. 

Comunidade externa participa acessando a Avaliação Institucional – Comunidade Externa.

 

O que é avaliado?

A autoavaliação considera dez dimensões elencadas na Lei do SINAES (Lei nº 10.861/2004), agrupadas em cinco eixos:

Eixos e dimensões da Lei do SINAES (Lei nº 10.861/2004)
EIXOS DIMENSÕES
I. Planejamento e Avaliação Institucional.  8. Planejamento e Avaliação
II. Desenvolvimento Institucional. 1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; 

3. Responsabilidade Social da Instituição. 

III. Políticas Acadêmicas.  2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; 

4. Comunicação com a Sociedade; 

9. Política de Atendimento aos Discentes. 

IV. Políticas de Gestão. 5. Políticas de Pessoal;

6. Organização e Gestão da Instituição;

10. Sustentabilidade Financeira.

V. Infraestrutura.  7. Infraestrutura Física.

 

Como é avaliado?

A CPA adota a autoavaliação como processo que efetivamente vincula a dimensão formativa a um projeto de sociedade comprometida com a igualdade e justiça social. A integração, participação, colaboração e articulação constituem-se em conceitos fundamentais da construção deste sistema de avaliação. A metodologia do processo de autoavaliação institucional constitui-se da elaboração de instrumentos de coleta de dados que contemplem a realidade da Universidade, considerando o desenvolvimento institucional e a efetivação dos resultados das suas ações, programas, projetos e práticas administrativas e acadêmicas, vinculadas ao PDI.

O instrumento de avaliação do triênio está sendo elaborado com questões objetivas, sendo possíveis as respostas: Ótimo, Bom, Fraco, Péssimo e Não Conheço.

A partir disto, serão critérios de análise para identificar potencialidades e fragilidades (Quadro 2), sendo “fragilidade” oportunidades  de melhoria. 

Critérios de análise das respostas.
Índice de porcentagem Respostas Critério de análise
“Ótimo/bom” maior ou igual a 70%  Potencialidade
“Ótimo/bom” de 50 a 69%  Precisa ser melhorado para se tornar potencialidade
“Ótimo/bom” abaixo de 50% e “Fraco/péssimo” abaixo de 30% Precisa ser melhorado 
“Ótimo/bom” abaixo de 50% e “Fraco/péssimo”acima de 30%  Fragilidade
“Não conheço” maior ou igual a 50% Fragilidade
TRIÊNIO 2024-2026

 

TRIÊNIO 2021-2023