Empréstimo de obras

Por Tiago Goto Publicado em: 27/01/2021 08:01 | Última atualização: 27/03/2023 17:03

O empréstimo de obras é exclusivo aos usuários que possuem vínculo institucional e tenham um cadastro ativo na Biblioteca.

Para efetuar o cadastro é necessário a apresentação de documentação específica para cada categoria de usuário. Veja aqui: https://ufr.edu.br/biblioteca/servicos/cadastro-de-usuario/.

 

Quantidade de material bibliográfico e prazo de empréstimo

 

A quantidade de material bibliográfico e o prazo de empréstimo são estabelecidos conforme a categoria do usuário:

 

  • Discentes de graduação: 03 exemplares  – 15 dias úteis

 

  • Técnicos-administrativos: 03 exemplares – 15 dias úteis

 

  • Discentes de pós-graduação: 05 exemplares  – 20 dias úteis

 

  • Docentes: 05 exemplares – 20 dias úteis

 

Os usuários podem emprestar a mesma quantidade de livros e trabalhos acadêmicos impressos.

 

Devoluções, cobranças e suspensões

 

O usuário que não devolver o material no prazo estipulado será suspenso do serviço de empréstimo de material bibliográfico.

A devolução dentro do prazo é obrigatória. O não recebimento de mensagens automáticas do sistema alertando sobre o vencimento do prazo, cobranças por parte da Biblioteca ou avisos sobre mudanças de horário não isentam o usuário do compromisso da devolução na data estipulada e não constitui motivo para que a suspensão não seja aplicada.

Aplica-se 2 dias de suspensão ao serviço de empréstimo para cada dia de atraso na devolução do material, por item atrasado.

A suspensão para atraso de empréstimo especial é de 7 dias para cada dia de atraso.

 

Renovação de material bibliográfico

 

A renovação de exemplares emprestados poderá ser realizada se a data de devolução não estiver vencida, se não houver pendência na Biblioteca e desde que não haja reserva para outro usuário.

O prazo da renovação é pelo mesmo período de empréstimo permitido na categoria do usuário.

A renovação é permitida por até 2 (duas) vezes. Após esse limite o usuário deverá devolver o exemplar e realizar novo empréstimo na Biblioteca.

A renovação do empréstimo pode ser feita presencialmente no Setor de Empréstimo (com o material em mãos) e online através do Meu Pergamum ou Pergamum Mobile no Pergamum.

 

Reserva de material bibliográfico

 

A reserva é a encomenda de um material que está emprestado, ou seja, se todos os exemplares de um acervo (título e edição) estiverem emprestados.

A reserva pode ser realizada pelo próprio usuário no catálogo online https://biblioteca.ufr.edu.br/ ou pessoalmente no Setor de Atendimento ao Usuário.

Só é possível reservar obras que estejam emprestadas por outros usuários ou em situação de desaparecido.

O usuário poderá solicitar a reserva de até 3 materiais bibliográficos.

A liberação da reserva obedece rigorosamente à ordem cronológica das solicitações.

O acompanhamento da situação do material bibliográfico reservado é de responsabilidade do usuário. A biblioteca informará o usuário por e-mail da liberação da reserva.

Após a liberação da reserva, o material bibliográfico fica disponível para o usuário realizar o empréstimo pelo prazo de 24 horas, a partir da data e hora da liberação, observando o horário de atendimento da biblioteca. Após este período, caso o usuário não realize o empréstimo, o exemplar será liberado automaticamente para o usuário seguinte da fila de reserva ou retornará para o acervo.

Os exemplares que já se encontrarem em poder do usuário não podem ser reservados por ele.

 

Perdas e danos de material bibliográfico

 

Em caso de perda, extravio ou qualquer dano físico constatado no material bibliográfico emprestado, o(a) usuário(a) deverá fazer a sua reposição, substituindo por outro exemplar do mesmo título, autor e edição igual ou superior.
Nos casos de obras esgotadas ou exemplar único de monografias, teses e dissertações, a Biblioteca indicará outro material para substituir o que foi perdido ou danificado.