Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Estágio Não-Obrigatório

 

Nesta página você encontrará as informações relacionadas com o Estágio Não-Obrigatório do Curso de Zootecnia. Entendendo que  essa atividade possui particularidades e que a tramitação documental nem sempre estarão sincronizados com o interesse do aluno(a), faremos uma descrição do passo a passo em como proceder, comentando detalhes que poderão fazer diferença na realização do estágio.

Primeiramente, é importante se ater ao nome da atividade, ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO, ou seja, trata-se de uma atividade facultativa ao aluno e, portanto, não obrigatória. No entanto, vale ressaltar que recomendamos e encorajamos nossos alunos realizarem o maior número de estágios possíveis, já que irá gerar melhor conhecimento e preparação profissional.

 

PASSO A PASSO

1º Passo: Conseguindo um estágio…

Inicialmente, o aluno(a) deve procurar uma empresa ou local de estágio que seja de seu interesse profissional que seja conveniada com a UFR (não serão aceitos firmamentos de estágios em locais não conveniados com a UFR). Ao entrar em contato com a empresa, procure obter informações das condições de estágio (documentos necessários, seguros, período do estágio, carga horária diária, nome da pessoa com quem irá estagiar, condições de deslocamento até o estágio, alimentação, estadia, ajudas de custo e quaisquer outras  informações pertinentes a sua execução)

 

Nota/Comentário: É comum que cada local de estágio possua um próprio entendimento de como deve ser conduzida a formalização do estágio. Neste sentido, sugerimos seguir o que a Empresa/Local de Estágio está orientando, incluindo a parte documental. Apesar de haver uma legislação que ampara as condições de estágio, também é comum que as empresas não sigam a risca, portanto, vale ressaltar que cabe à Empresa todo o ônus jurídico referente ao Estágio.
Para facilitar e buscar padronizar, deixamos disponível nos links abaixo dos modelos de documentos.

 

2º Passo: Elaborando o termo de compromisso…

O Termo de Compromisso é o documento que garante o seu estágio, portanto, ele é indispensável. O aluno deve realizar o download do modelo abaixo e editar suas informações. Trata-se de um documento do Word protegido que só é possível editar os campos em cinza. O documento só será assinado digitalmente pela Coordenação de Estágios se a empresa estiver conveniada e todos os campos informados completamente.

Acesse aqui

Nota/Comentário: O termo de compromisso deve ser assinado pelas parte envolvidas (primeiro pela Coordenação de Estágios, e só após a empresa e aluno). No âmbito do Curso de Zootecnia, o responsável pela assinatura é o Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber, portanto, não é necessária a assinatura da Coordenação de Curso ou outra instância para validação do documento.

No momento do preenchimento do Termo de Compromisso, o aluno já deve ter em mãos o número da apólice de seguros contratada de forma particular ou ofertada pela Empresa. Ressaltamos que o seguro de vida contratado pela Universidade não gera cobertura para estágios não-obrigatórios.

Após o Termo de Compromisso estar assinado por todos, o aluno deve mandar cópia do documento para rodolfo.berber@ufr.edu.br para registro junto ao SUAP.

 

3º Passo: Firmando o convênio…

Como dito anteriormente, os discentes da UFR só poderão realizar estágio em empresas conveniadas. Neste sentido,  a PROPLAD-UFR é a unidade acadêmica responsável por isso. Alertamos que a celebração de convênios pode ser demorada e dependente da empresa ter toda a documentação correta, conforme é estabelecido pela lei. Portanto, recomendamos que aos discentes interessados nesta ativdade providenciar as condições de convênio com antecedência de pelo menos um semestre.

Informações sobre as empresas já conveniadas e sobre a celebração do Convênio Acesse aqui

 

4º Passo: Aproveitando o estágio como atividade complementar no Curso de Zootecnia…

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é possível o aproveitamento de estágios não-obrigatórios como atividade complementar, mediante análise do Colegiado de Curso. Abaixo segue um fluxograma em como proceder se houver interesse em incluir o seu estágio como atividade complementar.

Fluxograma em como aproveitar o Estágio Não-Obrigatório como Atividade Complementar do Curso de Zootecnia

 

 

Fim do conteúdo da página