Empresas juniores (EJ) são organizações constituídas exclusivamente por alunos de graduação, sem fins lucrativos, destinadas a serem espaços com fins educacionais para o empreendedorismo e profissionalização em vinculação com sociedade. Elas oferecem serviços relacionados à grade curricular do aluno, a um baixo custo e suas atividades são orientadas por professores da Universidade. Regulamentada no Brasil através da Lei 13.267/2016.

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  • Seguem abaixo os fluxos de funcionamento e documentos necessários para abertura e manutenção das Empresas Juniores aqui na UFR:

⇒ Fluxo para criação da Empresa Júnior

Figura 1 – Fluxograma Processual

Clique aqui para ampliar Figura 1

*Os modelos dos documentos necessários para criação da Empresa Júnior seguem abaixo:

Modelo 1 – Regimento Interno

Modelo 2 – Estatuto Social

Modelo 3 – Plano de Negócio EJ

Modelo 4 – Plano Academico

Modelo 5 – Termo de Cooperação Técnica

-Ferramenta digital para criação do Plano de negócios – SEBRAE: Clique aqui

-Ferramenta digital para criação de Modelo de Negócios (Business Model Canvas – SEBRAE): Clique aqui

⇒ Acompanhamento semestral das Empresas Juniores:

A SIE realiza o acompanhamento semestral das atividades e do funcionamento das Empresas Juniores (EJs) vinculadas à instituição. Esse processo garante transparência, regularidade e alinhamento das EJs com as diretrizes acadêmicas e administrativas. Esse acompanhamento acontece por meio do Relatório Empresa Júnior semestral. Esse processo é realizado por meio do Relatório Empresa Júnior semestral.

O Relatório Empresa Júnior trata-se do processo de registrar, organizar e apresentar todas as ações, atividades, receitas, despesas e investimentos realizados pela EJ em um determinado período, conforme é apresentado na Figura 2. Abaixo segue o modelo disponível para Prestação de Contas. Não se esqueça de baixá-lo antes de começar a editá-lo.

Modelo 6 – Modelo de Relatório Empresa Júnior

Figura 2 – Documentos para acompanhamento semestral

Clique aqui para ampliar a Figura 2 

As EJ devem protocolar, até a primeira semana dos meses de junho e dezembro, a documentação exigida junto à SIE, contendo informações sobre a empresa, metas estratégicas, indicadores de desempenho, relatórios de resultados, balanço financeiro e comprovantes fiscais. Após a entrega, a documentação é analisada pela SIE. Caso esteja correta e completa, um parecer favorável é emitido, validando a regularidade da EJ. Se houver inconsistências, a empresa será notificada para ajustes e esclarecimentos (conforme figura 3).

Figura 3 – Fluxo do acompanhamento semestral das EJ pela SIE

Clique aqui para ampliar a Figura 3

Agora que já sabe como funciona, monte sua equipe e crie uma Empresa Junior! Transforme sua carreira com essa experiência empreendedora.

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