PRAE: Presença da UFR no I Seminário Nacional sobre Práticas Exitosas das Comissões de Heteroidentificação nas Universidades e Institutos Federais

Por matheusgonzales@ufr.edu.br Publicado em: 11/11/2024 17:11 | Última atualização: 11/11/2024 17:11

A Universidade Federal de Rondonópolis, por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis, participou do I Seminário Nacional sobre Práticas Exitosas das Comissões de Heteroidentificação nas Universidades e Institutos Federais, organizado pelo Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Igualdade Racial.

O evento fez parte da agenda do Governo Federal visando o aprimoramento das políticas de cotas através de mecanismos de efetivação da Lei 12.711/2002, atualizada pela Lei 14.723/2023. Além disso, um dos objetivos, compreendendo a própria história do Brasil e a formação do seu povo, foi construir padrões comuns para as bancas de avaliação.

Na ocasião, a UFR compartilhou entre as práticas exitosas das comissões, o ato de explicar para os candidatos, antes da avaliação, o que são as ações afirmativas e qual a importância enquanto política de reparação para que grupos que foram historicamente subalternizados, possam acessar o ensino superior.